X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

Amazon construirá serviço em nuvem ultrassecreto para governo da Austrália, por US$ 1,3 bi


Ouvir

Escute essa reportagem

A divisão de computação em nuvem da Amazon construirá um serviço ultrassecreto para o governo da Austrália, a fim de melhorar a capacidade desse importante aliado de compartilhar e analisar informações e impulsionar a resiliência de suas comunicações no setor de defesa.

A Austrália informou que investirá ao menos 2 bilhões de dólares australianos, ou US$ 1,3 bilhão, ao longo da próxima década para estabelecer e operar o serviço. O acordo envolve uma parceria estratégica entre o Australian Signals Directorate (ASD), o serviço de inteligência encarregado da cibersegurança, e a Amazon Web Services.

O serviço em nuvem secreto "proverá um espaço colaborativo de último tipo para nossa comunidade de inteligência e defesa para armazenar e acessar dados ultrassecretos", afirmou Rachel Noble, diretora-geral do serviço de inteligência do país. O modelo apoiará uma maior colaboração com os Estados Unidos e auxiliará operações militares australianas, enquanto incorpora novas tecnologias, como inteligência artificial e aprendizado de máquina, disse o governo.

Órgãos do país têm sido alvos de vários ataques cibernéticos importantes nos últimos anos, entre eles um em 2019 contra o Parlamento. Os EUA já apontaram a China como maior ameaça nessa frente, mas Pequim tem negado envolvimento em episódios do tipo.

Em outubro, a Microsoft informou que investiria 5 bilhões de dólares australianos nos próximos dois anos na Austrália, para expandir seus serviços de computação em nuvem e a infraestrutura de IA, enquanto também manteria uma parceria com o serviço de inteligência do país.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: