Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Tribuna Livre

Tribuna Livre

Colunista

Leitores do Jornal A Tribuna

Importância dos contadores para a saúde das empresas

| 25/01/2021, 10:36 10:36 h | Atualizado em 25/01/2021, 10:38

Assim como profissionais da saúde, motoristas e entregadores, uma categoria que não pôde parar durante a pandemia foi a dos contadores. Janeiro é o mês do empresário contábil. Vale aproveitar a oportunidade para destacar a importância desse profissional para a sociedade, principalmente no contexto em que estamos vivendo.

Os contadores são os médicos das empresas. Esse é um velho jargão da categoria, mas se mostra mais atual do que nunca. Esses profissionais trabalharam dobrado para manter a saúde financeira das empresas e evitar demissões e falências durante a crise mundial, que ainda não acabou.

Muitos empresários ficaram perdidos diante do programa de redução de jornada e salário do governo federal, pois não sabiam as regras e nem como aplicá-las.

Foi preciso que os contadores se mantivessem atentos e atualizados para trabalhar de forma que a aplicação do programa não fosse prejudicial tanto para empreendedores quanto para trabalhadores.

Esse socorro salvou muitas empresas da falência, especialmente as pequenas e médias.

Agora, com o fim do benefício, o contador continua atuando junto aos empregadores, para encontrar saídas que contemplem a manutenção dos empregos e da saúde financeira das organizações.

Outro assessoramento importante prestado pelos escritórios de contabilidade durante a crise foi na adoção de linhas de créditos. Os contadores tiveram a responsabilidade de encontrar as opções mais viáveis para cada empresa. Assumindo esse papel de assessoramento, os contadores estudaram as diversas medidas provisórias do governo para aplicar as melhores soluções para cada uma delas.

Esse foi e está sendo um trabalho de extrema importância para a economia brasileira. Conforme exposto, os escritórios de contabilidade tiveram uma grande demanda em 2020 e seguem trabalhando duro em 2021.

Diante disso, é importante ressaltar o papel do contador na sociedade, pois esse trabalho muitas vezes passa como invisível.

Neste início de ano, o contador tem outra missão importante: a declaração do Imposto de Renda.
As empresas têm de estar atentas à entrega da Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (Dirf), que tem prazo até 26 de fevereiro.

Qualquer erro na Dirf pode causar sérios problemas às empresas, como multas e, no caso dos funcionários, pode até inviabilizar a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF).

Eis a importância do trabalho do contador. Posso afirmar com tranquilidade que esse tem sido o profissional mais importante na vida do empreendedor, seja em momentos de crise como esse, seja em momentos de equilíbrio econômico.

Por fim, minha orientação aos empreendedores brasileiros é ter cautela e manter o pé no chão este ano. Mesmo com sinais de melhora, não se pode ignorar a gravidade da crise gerada pela pandemia.

Todos estamos torcendo pela vacina e, se tudo der certo, logo estaremos comemorando resultados positivos. Mas não podemos deixa de acompanhar o cenário econômico e mundial para nortear as decisões das empresas.

Élido Emmerich Firme é presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: