Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Fonte Grande

Fonte Grande

Colunista

Luiz Trevisan

Hotelaria sem reservas e protocolo

| 26/04/2020, 09:02 09:02 h | Atualizado em 26/04/2020, 09:10

Segmento altamente impactado pela pandemia, a hotelaria da Região Serrana capixaba vive a apreensão do cancelamento de reservas, a fuga dos hóspedes, falta de crédito facilitado e ausência de protocolo para atuar, quando isso for possível. “Ninguém fala como deve ser a nossa conduta durante a pandemia. Então, é preferível fechar as portas e aguardar. O risco de abrir agora é muito grande”, avalia Roberto Galvêas, empresário no circuito da Pedra Azul.

Ele cita que o setor também vive da “imagem”, e que qualquer contaminação, de hóspede ou funcionário, é prejuízo incalculável. Considera que a temporada outono-inverno nas montanhas está comprometida. “Remarcamos os eventos e sem data futura”, frisa.

Demissões aumentam

Proprietários de hotéis e pousadas da região de Pedra Azul estão recorrendo à demissão de funcionários. Nos últimos dias, dois estabelecimentos demitiram 30 e 21 funcionários. Alguns, que têm outros negócios, seguram enquanto podem. Um deles admite: vendeu vinte bois para pagar pessoal. Porém, nem todos têm ativos para queimar.

Cachoeiro sem turistas 

Imagem ilustrativa da imagem Hotelaria sem reservas e protocolo
|  Foto: Alessandro de Paula/AT

Mesmo com o dólar nas alturas, Cachoeiro continua sem receber os turistas que já não podem ir à Disney fazer “aquela farra danada”, conforme sugeriu o ministro Paulo Guedes. “Alguma coisa está fora da ordem”, comenta-se no Café Mourad’s, a boca nervosa da cidade.

Livros na crise

Livrarias também padecem da falta de crédito para enfrentar esses tempos bicudos. Na avaliação do editor Gustavo Binda, o caminho é se reinventar e investir no digital. “O dono da Amazon ficou ainda mais rico, por causa do aumento das vendas online”, aponta. Diz que ainda há mercado para o livro físico. “Esgotamos 600 exemplares do Expedição Capixaba, em um mês. É um livro com textos e fotos que não é barato, custa R$ 160”, ilustra.

Política atípica

Com ou sem adiamento, maioria dos candidatos só pensa naquilo: eleições. Há duas curiosidades que valem registro. Uma em Jerônimo Monteiro, terra de Hélio Gualberto e Carlos Fernando Lima: nunca nenhum prefeito conseguiu se reeleger por lá. O peso dessa tradição é tamanho que alguns nem tentam a reeleição. Outra é de São Mateus: nunca uma mulher disputou a prefeitura. PSB quer quebrar isso lançando “Preta”, liderança comunitária.

Paixão por aviões

De olho na evolução do trabalho remoto, o desembargador e escritor Pedro Valls Feu Rosa constata: “Sempre houve em nossa sociedade uma grande paixão por aviões, diárias, eventos”. Ou seja, viagens e despesas que a tecnologia torna desnecessárias.

Dificuldades do ensino a distância...

Começa com a falta de tecnologia adequada, do como suprir a relação afetiva de aluno com o professor – especialmente no ensino infantil –, currículos não adaptados ao ensino remoto, falta de treinamento, e alcança aspectos como reserva de mercado e perda de status dos docentes. A avaliação é do professor Roberto Beling, secretário de Educação de Vila Velha, que ainda cita “o medo que alguns professores e servidores têm da tecnologia”.

...Desafios a vencer

“Cursos a distância já eram vistos com ressalvas, os formandos discriminados. Temos que repensar isso, criar nova plataforma e atender alunos digitalmente excluídos”, opina Beling.

Situações a superar

Preocupado com aumento de contágios do Covid-19, Luiz Carlos Reblin, da Vigilância Sanitária, é incisivo: “Precisamos estancar a fuga das pessoas do isolamento. E que aprendam a usar direito a máscara sabendo que ela não resolve tudo, é só mais um cuidado”.

CURTA

Consultoria grátis
O Sebrae-ES disponibilizou a pequenas empresas 30 títulos de consultoria grátis, para vendas online, atualização de logomarcas, entre outras.

Embarque cancelado
O ex-reitor da Ufes Reinaldo Centoducatte havia programado para este mês viagem de férias a Portugal, Espanha e Itália.

Erosão
Enquanto não sai o engordamento das praias, moradores de Manguinhos recorrem a tábuas e sacos de areia contra a erosão, que já derrubou postes, árvores e ameaça muros.

Filosofia da Crise
“Moro apequenou-se ao virar ministro, agigantou-se ao se demitir”. Entreouvido no burburinho da última – e tensa – sexta-feira.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: