X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Governo inclui veterinários na prioridade da vacinação


Imagem ilustrativa da imagem Governo inclui veterinários na prioridade da vacinação
O veterinário Laurício Monteiro Cruz, diretor do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde |  Foto: Divulgação

Apesar da escassez de vacinas contra o novo coronavírus no Brasil, o veterinário Laurício Monteiro Cruz, diretor do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, assinou um ofício colocando a categoria no acesso prioritário de imunização.

Assinado na última segunda-feira, o documento inclui veterinários “e seus respectivos técnicos e auxiliares” no grupo de profissionais de saúde com prioridade.

A decisão foi comunicada ao Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) no dia seguinte à autorização de uso emergencial da Coronavac e da vacina de Oxford.

Cruz, além de trabalhar no ministério, preside o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal (CRMV-DF), responsável por fiscalizar o setor e expedir carteiras profissionais.

No documento, Cruz afirma que “os médicos-veterinários atuam em diversas frentes e estão inseridos nas clínicas, hospitais, defesa sanitária, desempenhando atividades que vão desde a gestão até a vigilância de zoonoses, vigilância ambiental em saúde, epidemiológica e sanitária, o que os torna mais suscetíveis à doença”.

Ele solicita que “todos os postos dos municípios, estados e do Distrito Federal disponibilizem a vacina” para veterinários. Para ter acesso às doses, basta que eles apresentem sua carteira de identidade profissional.

O ofício foi uma resposta ao CFMV, que no dia 11 deste mês pediu ao Ministério da Saúde que informasse se veterinários faziam parte do grupo prioritário. Ao incluir os veterinários no começo da fila da vacinação, Cruz citou um informe do Ministério da Saúde, que detalha os grupos prioritários.

O documento é baseado na Resolução 287, de 1998, do Conselho Nacional de Saúde, que considera a categoria de veterinários como profissionais de saúde. Assim, eles teriam a mesma prioridade que os médicos na vacinação contra a Covid-19.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: