X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Ex-presidente do Vitória, Salvador Costa, morre aos 88 anos


Morreu na noite de ontem, aos 88 anos, o ex-presidente do Vitória, Salvador Venâncio da Costa, que dá nome ao estádio do clube de Bento Ferreira. Ele sofria de Mal de Alzheimer e a doença já estava em estágio avançado.

Imagem ilustrativa da imagem Ex-presidente do Vitória, Salvador Costa, morre aos 88 anos
Salvador Costa em seu aniversário de 88 anos. |  Foto: Acervo da família

Salvador Costa estava internado em uma clínica particular de Vitória. A morte foi confirmada às 20h20. O enterro será às 17h desta sexta-feira (21), no Cemitério Jardim da Paz, na Serra.

Salvador Costa era viúvo e pai de cinco filhos, sendo quatro vivos. Ele também deixa oito netos e seis bisnetos.

"Ele já estava bem fraquinho e o coração parou. Ele vinha dependendo de sonda para se alimentar. Ele foi descansar", lamenta o filho Salvador Costa Júnior, que completa 63 anos hoje.

Salvador Costa comandou o Vitória por cerca de dez anos e foi um dos presidentes mais importantes da história do time alvianil por ter tido papel fundamental na construção do estádio do clube de Bento Ferreira. Foi ele quem arcou com grande parte dos gastos da obra na década de 60.

O Salvador Venâncio da Costa foi inaugurado no dia 02 de abril de 1967 mas o ex-presidente só conseguiu ver o Vitória ser campeão capixaba no estádio em 2006, realizando um sonho dele. O título anterior, em 1976, foi conquistado no estádio Engenheiro Araripe. Faltava, então um título no estádio que leva o nome dele.

Em 2006, ele já tinha sido diagnosticado com Mal de Alzheimer, mas estava no início da doença.

"Ele não queria se entregar. Uma namorada que ele arrumou e o título do Vitória de 2006 ajudaram a colocá-lo para frente. Ele não tinha visto ainda o Vitória ser campeão no estádio dele e esse era o sonho dele. Ele ficou doido de alegria no dia do título!”, lembra o filho, que também conta que até oito anos atrás o pai se lembrava de tudo quando assunto era o Vitória.

“Até os 80 anos, quando falavam de Vitória ele colocava tudo para fora! Tudo o que vivenciou, as pessoas que participaram da construção do estádio. Lembrava de tudo e de todos”.

Além de atuar no futebol, Salvador Costa era empresário do ramo de exportação de café e foi presidente do Sindicato do Comércio de Café em Geral do Estado do Espírito Santo (Sindicafé).

LUTO NO VITÓRIA

Em homenagem ao ex-presidente alvianil, o Vitória jogará de luto contra o Real Noroeste, na quarta-feira (26), em partida adiada da quinta rodada do Capixabão, que acontece justamente no estádio Salvador Costa. O clube também se prepara para prestar outras homenagens antes da bola rolar e vai pedir para que seja realizado um minuto de silêncio.

A diretoria alvianil também estará presente no enterro que acontece na tarde desta sexta-feira (21).

"É um dia muito triste para o Vitória Futebol Clube. Se hoje o Vitória tem onde jogar, deve isso ao Salvador Costa. Uma área de 24 mil m², um estádio próprio que ele construiu com recursos próprios", lamenta o atual presidente alvianil, Ademar Rocha.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: