X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Ex-padre italiano morre de Covid em Vila Velha


Imagem ilustrativa da imagem Ex-padre italiano morre de Covid em Vila Velha
O ex-padre e militante do PT, o italiano Orlando Milan morreu aos 77 anos em decorrência de uma infecção por Covid-19 nesta terça-feira (27) |  Foto: Acervo Pessoal

O ex-padre e militante do PT, o italiano Orlando Milan morreu aos 77 anos em decorrência de uma infecção por Covid na tarde desta terça-feira (27) em Vila Velha.

Milan começou a sentir sintomas do vírus no final de março e, após piora quadro de saúde, foi levado no último dia 2 de abril ao Hospital Antônio Bezerra de Faria, em Vila Velha, e precisou ficar internado.

No último dia 4 de abril, já foi levado para um leito de UTI no hospital e precisou ser intubado. Na última semana, Orlando foi transferido para o Hospital Evangélico, no mesmo município, onde chegou a passar por uma traqueostomia.

Após piora no estado de saúde, o ex-padre faleceu no começo da tarde desta terça.

Orlando chegou ao Brasil em 1973, após ser dignado como padre da Paroquia Nossa Senhora do Pilar, em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. Desde o começo, participou de movimentos sociais, mesmo durante a ditadura militar.

Após largar a batina, Milan se casou com Célia Câmara Milan em 1983 e veio para o Espírito Santo três anos depois, onde presidiu o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Vila Velha, entre 2002 a 2007, e foi Secretário Executivo do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente em Vitória, de 2009 a 2012.

Milan era filiado convidado do Partido dos Trabalhadores de Vila Velha desde 1999, contribuindo em projetos ligadas aos direitos humanos.

Jorge Milan, filho do ex-padre, ressalta que o pai nunca deixou de professar sua fé e sempre trabalhou para ajudar os que mais precisam.

"Meu pai largou a batina, mas nunca deixou de ser padre. Ele sempre pregou o amor, carinho e igualdade. Os ensinamentos dele vão permanecer conosco como um legado a ser seguido", comentou Jorge.

A deputada estadual Iriny Lopes (PT) homenageou Orlando em uma publicação em uma rede social.

"Tudo que dissermos sobre Orlando Milan será pouco para descrever a sua humanidade e espírito coletivo, de proteção aos que sempre precisavam. Nosso abraço fraterno à família neste momento tão difícil e aos companheiros e às companheiras de luta", lamentou a deputada.

Orlando foi sepultado na tarde desta quarta-feira (28) em um cemitério na Ponta da Fruta, em Vila Velha, e deixa esposa, seis filhos e 12 netos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: