X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Estado vai notificar cidades com estoque alto de vacinas e doses próximas do vencimento


A Secretaria de Estado da Saúde vai notificar cinco cidades do Espírito Santo que estão com "estoque alto" de vacinas contra a covid-19. Outras duas cidades também serão notificadas mas por outro motivo: estão com vacinas próximas do vencimento. Caso não sejam aplicadas na população, estas doses podem ser descartadas.

 A informação foi divulgada nesta quarta-feira (14), durante uma coletiva de imprensa concedida pela Sesa e pela Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont), para tratar de denúncias e reclamações da vacinação contra a covid em todo o Estado.

De acordo com o secretário de Controle e Transparência, Edmar Camatta, as cinco cidades com o chamado "estoque alto" são Guarapari, Vila Velha, Fundão, Aracruz e Mimoso do Sul. Estas cidades passarão por auditoria para apurar se há problemas no processo de vacinação ou dificuldades na alimentação dos dados nos sistemas específicos. A orientação é que as doses não sejam "guardadas" para a segunda dose.

"Precisamos saber quais áreas ou quais municípios estão com dificuldades neste momento, em que a vacinação corre de forma mais lenta, para tentar entender aqueles que precisam se dedicar para melhorar suas logísticas e condições para quando a vacinação ocorrer em uma velocidade maior. O controle interno entra para entender estas dificuldades e apontar as melhorias", afirmou.

As auditorias irão analisar as cidades que contém redes de frios para armazenamento das vacinas, como Vitória, Colatina, São Mateus e Cachoeiro de Itapemirim. Também serão auditados (levando em consideração o número de atendimentos, postos de vacinação, dentre outros fatores) os municípios de Vila Velha, João Neiva, Ecoporanga e Guaçuí.

"(Estas análises) vão nos dar a tônica de como está a vacinação qualitativamente. Quantitativamente, nós sabemos que alguns municípios estão aplicando muito bem com pouquíssimo estoque de vacinas, como Divino São Lourenço, Muniz Freire, Domingos Martins, Irupi e Afonso Cláudio. Outras cidades estão com o estoque alto, o que pode revelar tanto dificuldade em imunizar a população quanto uma dificuldade em alimentar o sistema", explicou Camatta.

"No momento da segunda dose, nós poderemos não saber quem foi imunizado com a primeira dose. É um problema sério. E quando precisarmos vacinar com maior velocidade, como que estes municípios, que tiveram dificuldades com quantidades pequenas, vão imunizar quando tivermos um milhão de vacinas?" completou o secretário.

As duas cidades que estão com doses de vacina a vencer nos próximos dias também foram notificadas, mas não tiveram seus nomes divulgados.

A previsão é que os primeiros relatórios destas auditorias sejam divulgadas no início de maio.

Segundo o secretário de Saúde, Nésio Fernandes, o ritmo de vacinação é positivo e satisfatório (o Espírito Santo é o quinto do país que mais vacinou a população, proporcionalmente). No entanto, 53 municípios com menos de 20% de doses disponíveis, considerando a D1 e D2. A meta do Governo do Estado é chegar a 80% da população até agosto deste ano.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: