X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Vini Jr diz que temeu pela vida após ver boneco enforcado: 'dia muito triste'

Atacante afirmou que o episódio foi motivado pela cor da sua pele


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Vini Jr diz que temeu pela vida após ver boneco enforcado: 'dia muito triste'
Vinicius Jr participou de uma audiência que integra o julgamento de quatro suspeitos de envolvimento no caso |  Foto: Reprodução/Instagram e Reprodução

Vinicius Jr declarou nesta segunda-feira (19) que temeu pela própria vida após ver um boneco com a sua camisa ser "enforcado" antes do clássico contra o Atlético de Madri, em 2023.

"Foi um dia muito triste para mim. Eu não sabia o que ele (o boneco pendurado) queria dizer, se eu e minha família estávamos em perigo", disse Vinicius Jr, segundo a agência de notícias EFE.

O atacante afirmou que o episódio foi motivado pela cor da sua pele. Vini participou, por videoconferência, de uma audiência que integra o julgamento de quatro suspeitos de envolvimento no caso.

O depoimento de Vini aconteceu quase um mês antes da data do julgamento. Isso porque na data — 16 de junho — o brasileiro estará disputando o Super Mundial com o Real Madrid.

O Ministério Público espanhol pede quatro anos de prisão para os envolvidos. A instituição também defende o pagamento de uma indenização solidária de 6 mil euros (R$ 38.400) por danos morais.

Os suspeitos foram detidos em maio de 2023 por "crime de ódio", mas acabaram soltos sob liberdade condicional. Eles foram proibidos de se aproximar a menos de mil metros de um estádio durante jogos de futebol, assim como do centro de treinamento do Real Madrid, perto de onde foi pendurado o boneco.

Um grupo de ultras do Atlético de Madri simulou o enforcamento de um boneco com a camisa de Vinicius Junior. O boneco foi pendurado em uma ponte próxima ao centro de treinamento do Real Madrid com uma faixa com a frase: "Madrid odeia o Real".

O Atlético de Madri repudiou o episódio: "São fatos repugnantes e inadmissíveis que envergonham a sociedade. A rivalidade entre os dois clubes é máxima, mas também respeito. Nenhum indivíduo, quaisquer que sejam suas intenções ou cores, pode manchar a convivência entre diferentes hobbies. É responsabilidade de todos evitá-lo".

A La Liga, responsável pelo Campeonato Espanhol, também se posicionou: "Condenamos veementemente os atos de ódio contra Vini Jr. Intolerância e violência não cabem no futebol. Como em ocasiões anteriores, La Liga instará a apuração dos fatos em busca da condenação dos responsáveis, requerendo as mais severas sanções penais".

Já o Real Madrid cobrou a responsabilização dos envolvidos:

"O Real Madrid agradece o apoio e as manifestações de carinho recebidas após o lamentável e repugnante ato de racismo, xenofobia e ódio contra o nosso jogador Vinicius. Manifestamos a nossa mais firme condenação a acontecimentos que atentam contra os direitos fundamentais e a dignidade das pessoas, e que nada têm a ver com os valores que o futebol e o desporto representam. Estas agressões como as que sofre agora o nosso jogador, ou as que qualquer atleta pode sofrer, não podem ter lugar numa sociedade como a nossa. O Real Madrid está confiante de que todas as responsabilidades daqueles que participaram de um ato tão desprezível serão expurgadas".

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: