Inglaterra e Espanha decidem a Copa do Mundo feminina: saiba os detalhes
Confronto consagrará um campeão inédito para a competição
Escute essa reportagem
Inglaterra e Espanha se enfrentam no domingo (20), pela final da Copa do Mundo de futebol feminino, às 7h (horário de brasília). A decisão, que será disputada no estádio Olímpico de Sydney, na Austrália, terá transmissão ao vivo do SporTV, CazéTV, TV Globo e Globoplay.
O time que levantar a taça ao fim do torneio irá se sagrar campeão inédito da competição. Além de nunca terem vencido, Inglaterra e Espanha também não haviam chegado à final do torneio em edições anteriores. Na história das copas femininas, apenas quatro seleções diferentes levantaram o troféu (Estados unidos: 1991, 1999, 2015 e 2019; Alemanha: 2003 e 2007; Noruega: 1995 e Japão: 2011).
A seleção espanhola foi a primeira a garantir sua vaga na decisão, com uma vitória eletrizante contra a Suécia, por 2 a 1, na última terça-feira (15). Após 75 minutos de um jogo truncado e sem muitas chances claras para nenhum dos lados, foi aos 80 minutos, com gol da espanhola Paralluelo, que a partida começou a pegar fogo. Aos 87, após o empate da Suécia com gol de Blomqvist, a expectativa era de prorrogação. Um minuto depois, no entanto, Carmona marcou e decretou a classificação da seleção espanhola para a primeira final de sua história.
A Inglaterra, por sua vez, conquistou sua vaga inédita para a final ao derrotar a seleção da casa, Austrália, na manhã desta quarta-feira (16). Mesmo com a confiança alta após eliminar uma das favoritas ao título, França, o time australiano não foi páreo para as inglesas, que haviam parado nas semifinais das últimas duas edições de Copa do Mundo.
As Leoas abriram o placar com Ella Toone, aos 35 minutos de jogo. Já na etapa final, Sam Kerr empatou o jogo e incendiou a torcida local. As australianas, no entanto, não conseguiram segurar o empate por muito tempo. Aos 71 minutos, Lauren Hemp colocou as inglesas à frente novamente e, aos 86, Alessia Russo marcou o terceiro gol inglês e sacramentou a classificação.
A expectativa é de uma grande final, com grandes estrelas dos dois lados. A Espanha conta, por exemplo, com a vencedora das últimas duas Bolas de Ouro, Alexia Putellas, considerada a melhor jogadora do mundo na atualidade. A Inglaterra, por sua vez, aposta na volta da atacante Lauren James, um dos grandes destaques do futebol europeu nos últimos tempos.
Prováveis escalações
Inglaterra: Earps; Carter, Bright e Greenwood; Lucy Bronze, Stanway, Walsh, e Daly; James, Hemp e Russo.
Técnico: Sarina Wiegman
Espanha: Coll; Batlle, Hernandez, Codina e Olga; Bonmati, Abelleira e Putellas; Redondo, Hermoso e Mariona.
Técnico: Jorge Vilda
A arbitragem da partida ainda não foi divulgada pela FIFA.
*Estagiário, com a supervisão de Weslei Radavelli
Comentários