X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Flamengo e Prefeitura do Rio assinam acordo que vai gerar recursos para construção do estádio


Ouvir

Escute essa reportagem

O Flamengo deu grande passo nesta segunda-feira para a realização do sonho de ter seu estádio próprio. Pela manhã, no salão nobre da sede social da Gávea, dirigentes e autoridades se reuniram para a assinatura do compromisso para viabilizar a construção da nova casa, na área do Porto Maravilha. O acordo de intenções prevê a elaboração de um Projeto de Lei que estabeleça uma operação em consórcio utilizando transferência do direito de construir, a fim de que o clube obtenha recursos para as obras.

O evento contou com a presença do presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, o vice geral Rodrigo Dunshee, o vice de Patrimônio, Marcos Bodin, e o CEO Reinaldo Belotti, além do prefeito Eduardo Paes, do Secretário de Coordenação Governamental do Rio, Jorge Arraes, do Secretário Municipal de Esportes, Guilherme Schleder, e do Deputado Federal Pedro Paulo.

"É um dinheiro carimbado que o prefeito vai nos dar para ajudar a construir nosso estádio. A prefeitura não só ajudou ao desapropriar o terreno, renegociar o potencial construtivo daquele terreno para outras áreas, como ainda está nos ajudando para direcionar o potencial construtivo da Gávea. Fazendo contas rápidas, essa ajuda de retirada do potencial construtivo de lá e nos dar o daqui é um impacto de cerca de R$ 1 bilhão para nós". agradeceu o presidente Landim, que agradeceu aos envolvidos nas tratativas.

"Todos estão plenamente comprometidos e todos nós rubro-negros devemos ficar muito gratos por todo o gesto da prefeitura conosco. Óbvio que isso é muito bom para o Flamengo, muito bom para o Rio de Janeiro, mas nem sempre as pessoas públicas têm esse nível de comprometimento, foco e determinação", afirmou.

O dirigente revelou, ainda, que já negocia os naming righs da arena, prevista para ser inaugurada em 2029. "O que estamos negociando é muito mais que naming rights, é a participação na realização de um sonho de um quarto da população brasileira, a Nação Rubro-Negra", disse. Dunshee também expressou sua gratidão.

Pouco depois, Bodin apresentou o projeto do novo estádio aos presentes. "Mostramos aqui o compromisso do Flamengo em estar integrado na região, ter uma arquitetura contemporânea no local. Estamos preocupados em fazer o certo, avaliando o entorno, pensando já nas nossas licenças, nos meios que a torcida vai usar para chegar lá, preocupação com tecnologia e sustentabilidade...", disse o dirigente. Os sócios já haviam conhecido o projeto na sexta-feira.

Eduardo Paes também celebrou a parceria com o Flamengo e o compromisso firmado. "A gente precisa contextualizar esse momento e essa importante conquista para a cidade. Óbvio que o Flamengo tem uma identidade enorme com o Maracanã, mas o Maracanã tem uma dimensão pública que impede que ele seja de apenas um clube", iniciou.

"Independentemente dos ganhos econômicos, de toda a estruturação, tem um valor simbólico muito grande para um ativo imaterial da cidade. Esse é o clube que conquista e mobiliza a absoluta maioria dos cariocas, por mais que me doa, como vascaíno, dizer. Hoje, com este ato, nos comprometemos a dar plena capacidade ao Flamengo para exercer um direito que o Flamengo já possui. A Gávea tem um potencial construtivo, mas o poder público não permite que o Flamengo construa na área que lhe pertence. Então esse direito de construir é levado para outro local", salientou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: