Final da Copa Espírito Santo: xarás e artilheiros na decisão
Curiosamente, os jogadores com mais gols por Porto e Vitória na competição são atacantes e possuem o mesmo nome: Patrick
Escute essa reportagem
A grande final da Copa Espírito Santo acontecerá neste sábado (24), no Kleber Andrade, às 17h, e reunirá os dois melhores times da competição: Porto Vitória e Vitória. E o duelo possui uma curiosidade: os atacantes e artilheiros de cada equipe, que se chamam Patrick.
Pelo lado Alvianil, o centroavante Patrick Carvalho possui 27 anos, é natural do Rio de Janeiro, e marcou cinco gols no campeonato, contra Vilavelhense (duas vezes), Sport, Real Noroeste e Capixaba.
“A expectativa é grande. Uma final é decidida no detalhe, o Porto é uma grande equipe, que a gente ainda não conseguiu vencer, mas é um jogo diferente. Já montamos a nossa estratégia e esperamos poder triunfar contra eles”, disse o artilheiro.
Nas quatro vezes que se enfrentaram no ano, foram dois empates e duas vitórias do Verdão da capital.
“A final é diferente, é um jogo à parte do que já passou. A gente enfrentou eles valendo três pontos. Agora, na hora da verdade, vamos ver quem sai melhor para levantar o título”, completou.
Patrick Leonardo, do Porto, tem 34 anos de idade e oito gols no torneio. Ele falou sobre a expectativa para o confronto. “A gente sabe que vai ser bem difícil. A equipe deles é bastante qualificada, mas estamos preparados”.
“Desde o início da competição, já tínhamos em mente chegar na final e a gente conseguiu esse objetivo. Agora é continuar trabalhando forte para fazer os últimos ajustes e um grande jogo para buscar o título”, concluiu.
Jejum
Sem marcar há 47 dias, Patrick Carvalho deseja voltar a balançar as redes. “A gente sempre quer fazer gol. Já estou há alguns jogos sem marcar, mas quem sabe, se Deus quiser, eu marque nessa final para poder coroar o título”.
O atleta vem alternando a posição com o experiente Tony. “Temos um ataque muito qualificado, então quem o professor escolher vai estar representando bem o Vitória na final”, afirmou.
Alvianil precisa quebrar jejum contra o rival direto
Este será o quinto encontro entre Vitória e Porto Vitória neste ano. No Capixabão, houve um empate sem gols na quinta rodada. Já na Copa ES, os times se enfrentaram três vezes, com o Porto vencendo duas partidas (3 a 2 e 2 a 0) e o outro confronto terminando em um empate de 2 a 2.
Assim, o time de Bento Ferreira ainda não conseguiu vencer o rival durante a temporada.
Campanhas
O Porto, treinado por Fábio Brostel, de 45 anos, chega à final com uma campanha impressionante: 16 jogos, 13 vitórias, um empate (contra o Vitória) e duas derrotas, com 38 gols marcados e apenas 10 sofridos, o que representa um aproveitamento de 84,5% dos pontos disputados.
Por outro lado, o Vitória, do técnico gaúcho Rafael Jaques, 48, acumulou nove vitórias em 16 partidas, empatou cinco vezes e perdeu em duas oportunidades (ambas para o Porto). Foram 27 gols marcados e 16 sofridos, com um aproveitamento de 66% no campeonato.
Partidas que os artilheiros marcaram
Patrick Carvalho x Patrick Leonardo
- Artilheiro de 27 anos está sem marcar desde 06 de julho, há 47 dias
04/05/24 (1ª fase): Vitória 2 x 1 Capixaba
18/05/24 (1ª fase): Vitória 3 x 1 Vilavelhense
25/05/24 (1ª fase): Real Noroeste 4 x 4 Vitória
15/06/24 (1ª fase): Vitória 3 x 0 Capixaba
06/07/24 (2ª fase - Grupo B): Vitória 3 x 0 Vilavelhense
- Líder de artilharia no campeonato, jogador do Porto marcou há duas rodadas
25/05/24 (1ª fase): Porto Vitória 4 x 2 Sport (3 gols)
01/06/24 (1ª fase): Porto Vitória 3 x 1 Vitória
13/07/24 (2ª FASE - Grupo A): Desportiva 0 x 2 Porto
20/07/24 (2ª fase - Grupo A): Porto Vitória 2 x 0 Vitória
10/08/24 (2ª fase - Grupo A): Capixaba 0 x 3 Porto Vitória (dois gols)
Comentários