Equipe de beach soccer de São Pedro vai representar o Brasil em El Salvador
Evento acontece entre os dias 6 e 12 de fevereiro, na praia Costa del Sol
Escute essa reportagem
Berço de craques do futebol de areia, o Brasil está sendo representado por uma equipe capixaba na primeira Copa dos Campeões da América de Beach Soccer (ou Americas Winners Cup), que acontece entre os dias 6 e 12 de fevereiro, na praia Costa del Sol, em El Salvador.
Após o título do Brasileirão feminino em 2021 e o vice-campeonato no ano seguinte, o São Pedro foi indicado para representar o Brasil no torneio por meio da Confederação Brasileira de Beach Soccer (CBSB). Para a treinadora da equipe, Rose de Andrade, a expectativa para a competição é a melhor possível.
“Estamos indo representar o Estado e o Brasil. Somos a única equipe feminina da América do Sul na competição. É uma responsabilidade muito grande, uma competição difícil, mas vamos dar o nosso melhor para trazer o título para o Espírito Santo”.
Ela ressaltou também o fato de ser a primeira vez que a equipe participa de uma competição internacional. “Está sendo a realização de um sonho. Iniciamos nossas atividades em 2003, somos campeãs brasileiras de 2021 e ficamos com o vice em 2022. O convite para participar veio diretamente da Beach Soccer Worldwide (responsável pela realização do torneio). Acredito que a indicação tenha sido pelos bons resultados”.
LEIA MAIS
Homem ganha indenização no ES após beber refrigerante com um sapo na garrafa
Flamengo busca evitar erros de times brasileiros para passar da semifinal
Cidade do ES bate recorde com sensação térmica de 59 graus
A equipe capixaba divulgou a lista das atletas relacionadas para a competição e que embarcaram no sábado para El Salvador, são elas: Lelê Lopes, Laine, Flavinha, Mayara, Cecília, Jasna, Cacau, Deia, Tai e Silvana. Destas, seis já vestiram a camisa da Seleção Brasileira em competições oficiais.
No total, cinco times estão participando do torneio na categoria feminina: o São Pedro, o Cali BSC, dos Estados Unidos, além do Corral de Mulas, o BS-UES e o Barra de Santiago, todos de El Salvador - país sede da competição. As quatro melhores equipes se classificam para as semifinais, que acontecem no dia 11 de fevereiro. Já a grande final será realizada no dia seguinte e todas as partidas serão transmitidas pelo site: beachsoccer.com/watch.
O São Pedro estreia na competição na noite de hoje, às 21h15 (Horário de Brasília), contra o Cali BSC. De acordo com a treinadora Rose, a equipe vai entrar em quadra para vencer.
“Nós estamos assistindo alguns jogos das adversárias, mas a estratégia vai ser colocar nosso ritmo de jogo e, independente do outro time, entrar em quadra para vencer”.
TABELA DE JOGOS
São Pedro x Cali BSC - Segunda-feira (06), a partir das 21h15 (Horário de Brasília)
São Pedro x Corral de Mulas - Quarta-feira (08), a partir das 17h30 (Horário de Brasília)
São Pedro x BS-UES - Quinta-feira (09), a partir das 20 horas (Horário de Brasília)
São Pedro x Barra de Santiago (10), a partir das 21h15 (Horário de Brasília)
Americas Winners Cup
A Americas Winners Cup é organizada pela Beach Soccer Worldwide (que foi reconhecida pela FIFA como maior entidade internacional do futebol de areia) e conta com a participação de equipes da América do Norte, Central e Sul, para definir a grande campeã de Beach Soccer das Américas.
Para Joan Cuscó, Presidente da Beach Soccer Worldwide, a competição está sendo realizada como uma resposta ao crescimento do futebol de areia no mundo. “O esporte vem crescendo significativamente no continente americano, com mais jogadores e mais times se juntando a modalidade. A Americas Winners Cup vai reforçar o desenvolvimento do futebol de areia lá (no continente americano)”, afirmou Cuscó, que completou:
“El Salvador é um país que vem apresentando uma evolução notável no futebol de praia nos últimos anos e, por isso, é o palco perfeito para esta emocionante competição”.
Compete Esportivo
Para viajar para a competição, as atletas do São pedro contaram com o auxílio do Compete Esportivo, que é um programa do Governo do Estado, desenvolvido por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), que custeia passagens de avião para atletas e paratletas capixabas de alto rendimento que disputam competições nacionais e internacionais.
Ao todo, 14 passagens aéreas foram adquiridas por meio do programa.
Comentários