Login

Atualize seus dados

Corrida

Corrida para combater mau humor e estresse

Com mais disposição e melhora da autoestima após aderir o esporte, mulheres se preparam para a 8ª Corrida Tribuna Ruas da Cidade

18/10/2021 17:39:15 min. de leitura

Na tentativa de conseguir um estilo de vida saudável, sem indisposição, estresse e mau humor, as mulheres têm se aventurado cada vez mais em um esporte que, até então, era dominado pelos homens: a corrida.

Entre os principais benefícios que elas relatam, estão a melhora da autoestima, da qualidade do sono e da forma como encaram os problemas do cotidiano. 

Além disso, as corredoras ainda afirmam que se sentem estimuladas a encarar novos desafios, para testar os limites do próprio corpo. 

Imagem ilustrativa da imagem Corrida para combater mau humor e estresse
Lindalva, Wandsela e Madalena treinam 3 vezes por semana para a corrida Foto: Antonio Moreira/ AT
 

É o caso do trio de colegas e corredoras amadoras Maria Madalena Correia, de 51 anos, Wandsela Cristina Gomes, 40, e Maria Lindalva Pereira, 44, que se uniu para participar da 8ª Corrida Tribuna Ruas da Cidade, marcada para acontecer em 21 de novembro.

Antes de conhecer a corrida, a empresária Wandsela conta que sofria com vários problemas de saúde, que só foram amenizados com o surgimento do esporte na sua vida, em 2018.

“Percebi muitas mudanças em mim assim que comecei a correr, inclusive a ausência de alguns problemas de saúde que eu tinha, como dor de cabeça. Tanto a minha saúde mental quanto física ganharam qualidade de vida”, lembra.

Seu envolvimento com o esporte é tão grande que até inspirou o filho Arthur Gomes Cardoso, de 16 anos, a também querer entrar nesse universo. “Por ver todo mundo em casa se movimentando, ele acabou entendendo a importância de praticar exercícios físicos. Até resolveu participar da Corrida Tribuna com a gente”. 

Já a professora aposentada Maria Madalena acredita que a corrida vem lhe ajudando, desde 2019, a acreditar mais em si mesma e a ser mais feliz. 

“Sempre imaginei que não seria boa o suficiente na corrida, por causa da minha idade. Mas encontrei o meu lugar no mundo através desse esporte. Hoje, virei outra pessoa. Sou muito mais feliz”, diz.

Agora, até o dia da competição, elas estão treinando ao menos três vezes por semana, para ter um desempenho satisfatório.

Professor de Educação Física e treinador, Christian Rosa afirma que, mesmo quem ficou parado durante a pandemia, ainda pode se preparar para a prova.

“O ideal é que o competidor faça pequenas caminhadas, intercaladas com trotes e caminhadas, no local de sua preferência, até conseguir pegar o ritmo ideal para cumprir o trajeto”, indica.

Vida transformada

Imagem ilustrativa da imagem Corrida para combater mau humor e estresse
A professora Andrea Lamego, de 56 anos, e a fisioterapeuta Karla Quintas, 46, acreditam que tiveram a vida transformada pelo esporte após começarem a correr Foto: Douglas Schneider/AT
 

Amigas há quatro anos, a professora Andrea Lamego, de 56 anos, e a fisioterapeuta Karla Quintas, 46, acreditam que tiveram a vida transformada pelo esporte após começarem a correr.

“Sinto que, atualmente, sou mais centrada nas atividades do dia a dia, menos ansiosa e muito feliz. Virei uma pessoa  diferente do que eu era”, frisa Karla.

Para Andrea, correr nas ruas ainda foi uma chance de mostrar para si mesma do que era capaz. 

“Antes, eu achava que a idade seria um impedimento, mas descobri como sou forte através da corrida”, disse a professora.

SAIBA MAIS

Detalhes

Quando: marcada para acontecer no dia 21 de novembro  deste ano, em um domingo.

Trajetos: 5 km e 10 km.

Concentração: Praça Pio XII, no centro de Vitória.

Horários: a largada será às 7 horas, para a prova de 10 km; e às 8h30, para a de 5 km.

Inscrição

As inscrições podem ser realizadas pelo site ticketagora.com.br ou tribunaonline.com.br, até o dia 13 de novembro ou até o total preenchimento das vagas disponíveis para a disputa da prova.

O valor da inscrição é R$ 125. 

Cancelada em 2020 por causa pandemia, a 8ª edição da Corrida Tribuna Ruas da Cidade será realizada este ano com adaptações para atender aos protocolos sanitários e de isolamento social.

Premiação

Os cinco primeiros colocados  nas categorias Geral Masculino e Feminino, nas provas de 5 km e de 10 km, receberão troféus do evento. 

Além disso, os primeiros colocados por faixa etária vão receber uma medalha personalizada.

Não há premiação em dinheiro.

Fonte: Rede Tribuna.