X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Copa 2022

Livakovic brilha nos pênaltis, Croácia vence o Japão e avança às quartas

O Japão perdeu a chance de superar sua melhor participação em Copas, que foi justamente a fase de oitavas de final em 2002, 2010, 2018 e nesta edição


Com uma vitória sobre o Japão por 3 a 1 nos pênaltis, depois de 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação, a Croácia e avançou para as quartas de final da Copa do Catar.

Os croatas, atuais vice-campeões do mundo, duelarão na sexta-feira (9) contra o vencedor de Brasil x Coreia do Sul para tentar ir às semifinais.

O triunfo no mata-mata de oitavas manteve a série de resultados positivos da Croácia em jogos decididos depois dos 90 minutos (mais acréscimos) do tempo normal de jogo.

No Mundial russo, eliminou Dinamarca (oitavas de final) e Rússia (quartas de final) nos pênaltis e a Inglaterra (semifinal) na prorrogação.

A Croácia interrompeu uma campanha japonesa surpreendente, com vitórias na fase de grupos sobre os campeões mundiais Alemanha e Espanha, as duas vezes de virada, por 2 a 1.

A eliminação mantém a escrita japonesa de jamais passar do primeiro mata-mata. Foi a quarta queda nas oitavas de final, como ocorrera em 2002, 2010 e 2018.

Na partida no estádio Al Janoub, em Al Wakrah, os japoneses acharam um gol em um primeiro tempo de futebol ruim, com pouca criatividade. Doan cruzou na área, o capitão Yoshida ajeitou e o atacante Maeda concluiu, aos 43min.

O empate da Croácia veio em um segundo tempo bem mais movimentado, e foi pelo alto -historicamente a seleção japonesa tem fama de não ser boa no jogo aéreo. Aos 10min, o zagueiro Lovren cruzou de longe e Perisic subiu com estilo para testar firme no canto do goleiro Gonda.

Foi o sexto gol do atacante, que usa a camisa 4, usualmente vestida por zagueiro, em Copas do Mundo, o primeiro neste Mundial. Perisic marcara dois em 2014, no Brasil, e três em 2018, na Rússia, incluindo um na final contra a França.

A prorrogação, equilibrada, mostrou uma Croácia cansada e trocando jogadores -saiu inclusive o capitão, Modric- e o Japão com fôlego e acreditando na correria. A melhor chance foi de Mitoma, que arrancou desde a defesa e finalizou da entrada da área para boa defesa de Livakovic.

O goleiro croata fez a diferença na disputa das penalidades, defendendo as cobranças de Mizamino, Mitoma e Yoshida.

Veja como foi a dispiuta nas PENALIDADES

Japão 

Minamino: perdeu 

Mitoma: perdeu 

Asano: marcou   

Yoshida: perdeu

Croácia

Vlasic: marcou

Brozovic: marcou

Livaja: perdeu

Pasalic: marcou

JAPÃO

Gonda; Tomiyasu, Yoshida e Taniguchi; Ito, Endo, Morita (Ao Tanaka) e Nagatomo (Kaoru Mitoma); Doan (Takumi Minamino), Kamada (Hiroki Sakai) e Maeda (Takuma Asano). T.: Hajime Moriyasu.

CROÁCIA

Livakovic; Juranovic, Lovren, Gvardiol e Barisic; Brozovic, Modric (Lovro Majer) e Kovacic (Nikola Vlasic); Kramaric (Mario Pasalic), Perisic (Mislav Orsic) e Petkovic (Ante Budimir) (Marko Livaja). T.: Zlatko Dalić.

Estádio: Al Janoub, em Al-Wakrah (Catar)

Horário: 12h (de Brasília) desta segunda-feira (5)

Árbitro: Ismail Elfath (EUA)

Assistentes: Corey Parker e Kyle Atkins (ambos dos EUA)

VAR: Nicolas Gallo (COL)

Cartões amarelos: Mateo Kovacic (CRO)

Gols: Daizen Maeda (JAP), aos 43'/1°T. Ivan Perisic (CRO), aos 10'/2ºT

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: