X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Com sete equipes paulistas, Série B do Brasileiro começa nesta sexta com três jogos


Com a participação de sete clubes paulistas, inclusive com a presença do Santos, começa nesta sexta-feira o Campeonato Brasileiro da Série B. São 20 participantes que iniciam a caminhada para no próximo ano entrar na elite nacional.

Pela primeira vez na história o Santos foi rebaixado à Série B, mas, desde já, o atual vice-campeão paulista entra na disputa como um dos maiores favoritos ao acesso. Para tanto terá que terminar a competição, em turno e returno, com 38 rodadas, entre os quatro primeiros colocados. Os últimos quatro serão rebaixados à Série C.

Completam a 'esquadra paulista', outros seis clubes que disputam a elite estadual, como os campineiros Guarani, campeão brasileiro em 1978, e a Ponte Preta, o Ituano, o Novorizontino, o Mirassol e o Botafogo, de Ribeirão Preto. Somente em 2008 é que São Paulo teve um número maior de participantes. Na época, foram oito clubes: Ponte Preta, Portuguesa, Marília, São Caetano, Barueri, Santo André, Paulista e Ituano.

Outros três clubes tradicionais também caíram da Série B e prometem brigar pelo retorno imediato: o América-MG, o Goiás e o Coritiba, que já foi campeão nacional em 1985 na histórica decisão contra o Bangu, no Maracanã.

De outro lado, subiram da Série C, o campeão Amazonas, pela primeira vez na Série B, O Paysandu, 50 vezes campeão paraense, o Brusque-SC e o Operário-PR. Eles ocuparão as vagas dos rebaixados: Sampaio Corrêa-MA, Tombense-MG, Londrina-PR e ABC-RN.

A primeira rodada começa nesta sexta-feira com três jogos e só vai terminar na próxima terça-feira. Às 19 horas, depois de bater na trave na temporada passada, ficando na quinta colocação, e ter ido até as semifinais do Paulistão, o Novorizontino recebe em Novo Horizonte (SP) o CRB, bicampeão alagoano, que ano passado terminou no meio da tabela.

No mesmo horário, também em casa, o Botafogo-SP recebe o América-MG. O time paulista não foi bem no Paulistão, caindo ainda na primeira fase. Já o adversário foi eliminado nas semifinais do Campeonato Mineiro. Às 21 horas, Operário-PR e Avaí jogam no Estádio Germano Kruger, em Ponta Grossa (PR). O time catarinense lutou contra o rebaixamento em 2023 e caiu nas semifinais do Catarinense deste ano.

A rodada vai ter quatro jogos sábado, inclusive a estreia do Santos diante do Paysandu, na Vila Belmiro, um no domingo, outro na segunda e mais um na terça-feira.

Confira todos os jogos da 1ª rodada da Série B:

Sexta-feira

19h

Botafogo-SP x América-MG

Novorizontino x CRB

21h

Operário-PR x Avaí

Sábado

15h30

Chapecoense x Ituano

16h30

Santos x Paysandu

17h

Amazonas x Sport

18h

Ceará x Goiás

Domingo

18h

Ponte Preta x Coritiba

Segunda-feira

21h

Vila Nova x Guarani

Terça-feira

21h

Brusque x Mirassol

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: