Botafogo, Fla, Flu e Vasco prontos para batalha
Times do Rio apostam em contratações pontuais e manutenção de elenco para fazerem boas campanhas nas competições de 2023
Escute essa reportagem
Vasco, Fluminense, Botafogo e Flamengo vivem fases diferentes, mas com o início da nova temporada, as equipes já começaram a colocar em prática os planos para apresentarem boas campanhas nos torneios a serem disputados em 2023.
O cruz-maltino, por exemplo, anunciou até o momento seis reforços, além da chegada do treinador Maurício Barbieri e do diretor-técnico Abel Braga. Entre as novidades estão o atacante Pedro Raul e o zagueiro Léo Pelé — ambos com contrato até 2025.
Vice-artilheiro do Brasileirão 2022, quando atuou pelo Goiás, Pedro Raul é a esperança de gols do Vasco para a temporada. Em sua chegada, ele afirmou que uma das motivações de sua ida ao clube é chegar à Seleção brasileira.
“Tenho o objetivo claro de chegar à Seleção e vou trabalhar muito para isso. Vou ajudar o Vasco a se restabelecer. É uma oportunidade de fazer história”, disse o atacante na coletiva de apresentação.
Já o zagueiro Léo Pelé, que estava no São Paulo, ressaltou que é capaz de jogar em mais de uma posição. “Posso jogar como o professor achar melhor, mas vim contratado como zagueiro. Na posição de lateral e de volante temos bons jogadores e respeito todos eles. Atuar de zagueiro pela esquerda foi a posição que me trouxe até aqui”.
Os outros reforços até o momento foram: o lateral-esquerdo Lucas Piton, o volante Patrick de Lucca, o zagueiro Robson Bambu e o lateral-direito Pumita Rodriguez.
Já pelo lado tricolor, que chega em 2023 com um time consolidado após o terceiro lugar no Brasileirão na última temporada, a ideia é manter quase todo o elenco e trazer reforços pontuais. Um dos recém-chegados é o atacante Keno, ex-Atlético/MG.
O jogador, que foi anunciado como reforço do clube até 2025, revelou durante a apresentação estar contente com a parceria de ataque com o argentino Germán Cano.
“Espero que possamos fazer muitos gols. É um atacante que dispensa comentários. Estou muito feliz de fazer essa dupla com ele”, disse Keno.
O Fluminense também anunciou o lateral-esquerdo Jorge, o lateral-direito Guga, o zagueiro Vitor Mendes, o goleiro Vitor Eudes e os meias Lima e Giovanni Manson.
Contratações pontuais e espinha dorsal mantida
Entre Flamengo e Botafogo, o número de reforços já anunciados é pequeno. Ambas as equipes decidiram confiar e manter a espinha dorsal da última temporada e devem apostar em contratações específicas para compor o grupo.
A principal chegada na equipe rubro-negra, por exemplo, é a do meia Gerson. Entre 2019 e 2021, o jogador foi campeão de uma Libertadores, dois Brasileiros, duas Supercopas do Brasil, uma Recopa Sul-Americana e dois estaduais com a camisa do Flamengo.
Além do retorno do Coringa, o rubro-negro também anunciou a contratação do treinador Vítor Pereira, ex-Corinthians.
Já no Botafogo, o primeiro anúncio do ano foi realizado na última sexta-feira. A equipe comunicou a chegada do volante Marlon Freitas, que estava defendendo as cores do Atlético/GO.
O jogador iniciará as atividades com os novos companheiros amanhã. Apesar do anúncio tardio, as partes já tinham um acerto desde o ano passado.
Após o 11º lugar no Brasileirão, o Botafogo volta a participar de uma competição internacional nesta temporada (Sul-Americana) e o torneio deve ser o principal objetivo.
Com o foco em outros torneios que não incluem o Carioca, tanto o Botafogo quanto o Flamengo podem se apresentar no estadual com um time B. Porém, o regulamento definido pela Ferj afirma que os clubes precisam jogar com o time principal a partir da 4ª rodada ou serão punidos.
Comentários