X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Atlético-MG tenta reverter a vantagem do Flamengo na decisão da Copa do Brasil

Equipe carioca pode perder até por um gol de diferença para ser campeão


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Atlético-MG tenta reverter a vantagem do Flamengo na decisão da Copa do Brasil
Atlético-MG e Flamengo decidem o título da Copa do Brasil |  Foto: Pedro Souza/Atlético

Atlético-MG e Flamengo decidem o título da Copa do Brasil neste domingo, às 16h, na Arena MRV, em Belo Horizonte (MG). O time mineiro tem uma missão indigesta, uma vez que perdeu no Maracanã por 3 a 1. No entanto, o gol marcado por Alan Kardec, no final da partida, ainda deixou o vivo o sonho de ser campeão.

O Flamengo pode perder até por um gol de diferença para ser campeão. O Atlético-MG precisa vencer por três gols de diferença para ser campeão direto, ou então, vencer por dois gols e levar a definição para os pênaltis.

Sob o comando de Gabriel Milito, o Atlético vem fazendo uma campanha impecável em Copas, já que também está na decisão da Copa Libertadores diante do Botafogo. A final será disputada em jogo único no dia 30, em Buenos Aires, na Argentina.

No Brasileirão, por outro lado, vem fazendo campanha apenas mediana. Há um detalhe importante: caso não seja campeão ao menos em um torneio, o clube mineiro poderá ficar sem vaga na Libertadores do próximo ano.

O time mineiro corre atrás do terceiro título da Copa do Brasil, porque já levou em 2014, quando superou o rival Cruzeiro por 3 a 0 no placar agregado e em 2021, em cima do Athletico-PR, com duas vitórias: 4 a 0 no Mineirão e 2 a 1 na Arena da Baixada. O Galo, ao lado do Vitória, é o time que mais disputou a competição, criada em 1989: 33 edições.

Do outro lado, o Flamengo recuperou o bom futebol com a saída de Tite e a efetivação de Filipe Luis. Eliminado pelo Peñarol-URU nas quartas de final da Libertadores e na quarta posição do Brasileirão, o time rubro-negro deposita todas suas fichas na Copa do Brasil para dar mais uma volta olímpica em sua história.

O clube vai para a terceira final seguida, a 10ª na histórica, superando o recorde do Grêmio que decidiu por nove vezes. O time carioca já foi campeão quatro vezes: 1990, 2006, 2013 e 2022. Ano passado perdeu o título para o São Paulo. Se for campeão, vai igualar o Grêmio com cinco conquistas e ficaria atrás somente do Cruzeiro, que sagrou-se seis vezes campeão.

A final traz também alguns números interessantes. Esta pode ser a maior virada da história da competição. Nunca um time que perdeu a primeira partida por dois gols de diferença conseguiu vencer o jogo de volta com três gols de vantagem.

O meia Arrascaeta pode se tornar também o maior campeão da Copa do Brasil, já que tem duas conquistas pelo Cruzeiro (2017 e 2018) e uma pelo Flamengo (2022). Ao lado de Gabigol e Bruno Henrique, o uruguaio pode se igualar a Zico e Júnior como os jogadores com mais títulos na história do clube carioca. Esta seria a sua 13ª conquista.

Este também será o primeiro título em disputa da Arena MRV. A conquista, inclusive, apagaria a derrota no primeiro clássico contra o Cruzeiro, pelo Campeonato Mineiro, por 2 a 0. Curiosamente, o Atlético não venceu o Flamengo em casa desde a Copa do Brasil de 2022, quando acabou sendo eliminado da competição pelo próprio rubro-negro carioca.

Para a partida, o Atlético terá um desfalque importante, já que não poderá contar com Deyverson, que vem sendo decisivo na Libertadores. O atacante já atuou na competição pelo Cuiabá e não vem podendo defender o clube mineiro. O mesmo vale para o volante Fausto Vera, que defendeu o Corinthians.

A novidade pode ser a entrada de Zaracho no meio-campo, deixando o time mais ofensivo. Uma opção mais agressiva ainda seria a escalação de Alan Kardec, que marcou o gol de honra no Rio. No banco, Bernard pode reaparecer. O meia ficou 41 dias afastado dos gramados por ter sofrido uma ruptura do ligamento colateral medial do joelho direito, em setembro.

"Vamos sair para a segunda mão da final com muita energia para ver se é possível superar o Flamengo. O Atlético vai fazer tudo o que pode para sair com o título", afirmou Milito.

Do outro lado, o Flamengo deve ir com força máxima. Em relação ao jogo de ida, o lateral-esquerdo Alex Sandro está recuperado de lesão e entra na vaga de Ayrton Lucas. O volante Erick Pulgar e o atacante Bruno Henrique cumpriram suspensão e também estão de volta.

A dúvida na montagem do time é se Filipe Luís vai armar o meio-campo com três - Eric, Gerson e Arrascaeta - ou com quatro jogadores, com a entrada do volante Evertton Araújo. O ataque deve ter Gabigol ao lado de Bruno Henrique ou até mesmo um terceiro atacante, que seria Michael.

Desta vez, o técnico vai contar no banco de reservas com Luiz Araújo, que voltou a treinar com o elenco nesta semana. Ele está recuperado da fratura na cartilagem do joelho direito, lesão sofria em agosto, no empate por 1 a 1 com o Vasco. Mas o meio-campo De la Cruz está descartado, ainda com uma lesão muscular na parte posterior da coxa direita.

A esperança de gols fica por conta de Gabigol, que pode se tornar o jogador que mais balançou as redes no torneio. Ele tem três gols em decisões, assim como Arrascaeta. Fissurado em ganhar medalhas e títulos, o artilheiro quer fazer história. "É um privilégio disputar essa final. Marcar é importante, mas a vitória sempre tem peso maior. Sei da grande responsabilidade de vestir a camisa do Flamengo."

FICHA TÉCNICA

ATLÉTICO-MG X FLAMENGO

ATLÉTICO-MG - Everson; Lyanco, Battaglia e Junior Alonso; Gustavo Scarpa, Otávio, Alan Franco, Zaracho e Guilherme Arana; Paulinho e Hulk. Técnico: Gabriel Milito.

FLAMENGO - Rossi; Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Erick Pulgar, Evertton Araújo, Gerson e Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabigol. Técnico: Filipe Luis.

ÁRBITRO - Raphael Claus (SP)

HORÁRIO - 16h

LOCAL - Arena MRV, em Belo Horizonte (MG).

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: