X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Atletas capixabas homenageados na “Calçada da Fama” do ES

Esquiva Falcão, Pierre, Geovanna Santos e Richarlison foram os escolhidos deste ano para integrar a Calçada da Fama do Estado


Quatro grandes nomes do esporte capixaba foram homenageados na edição de 2022 da Calçada da Fama. Esquiva Falcão, Geovanna Santos, Pierre e Richarlison foram escolhidos a partir de uma votação popular online e, agora, se juntam aos outros 20 imortalizados. 

O evento aconteceu ontem, na Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), em Vitória.

A Calçada da Fama é um projeto desenvolvido pela Sesport, que visa eternizar os nomes de atletas, paratletas, técnicos e profissionais que orgulham o Espírito Santo com resultados expressivos na história do esporte. Para Pierre, que colecionou títulos com o futebol de areia, a homenagem é o encerramento de um ciclo.

“Acredito que ter meu nome na Calçada da Fama é uma forma de coroar o ciclo. Parece que hoje (ontem)  encerro a minha carreira oficialmente. Quando somos ex-atletas, sempre pensamos que poderíamos ter jogado mais, só que agora sinto que o ciclo está encerrado. Espero que seja uma forma de mostrar para outras gerações que elas podem fazer grandes coisas pelo Estado”.

Ainda em ascensão, Geovanna Santos, de apenas 20 anos, acredita que ter o nome da Calçada da Fama mostra o reconhecimento por todo o trabalho duro que vem realizando. Neste ano, a ginasta conquistou dois ouros no Pan-Americano, um ouro no Sul-Americano e esteve próxima de se classificar para a final do Mundial de Ginástica Rítmica.

“Fico muito feliz em estar entre os atletas mais importantes. É gratificante ver que o reconhecimento de todo o meu trabalho, de todos esses anos, está sendo visto por todo mundo. Estou muito contente de estar na Calçada da Fama”.

Após algumas tentativas de entrar na lista dos homenageados, Esquiva Falcão revela que ver o próprio nome ao lado de tantos outros atletas  foi um presente.

“É um reconhecimento. Não só para mim, mas para toda a família Falcão. Tiveram várias edições e eu não consegui entrar. Meu aniversário foi no início de dezembro e agora eu consegui. Então foi um presentão de aniversário. Estou muito feliz”, revelou.

Ao todo, 24 atletas estão homenageados da Calçada da Fama, que teve a primeira edição realizada no ano de  2019.

“Investimento na base é essencial”

O ano de 2022 está marcado na memória da ginasta Geovanna Santos. Com apenas 20 anos, ela fecha o ano com chave de ouro ao ver seu nome eternizado na Calçada da Fama dos atletas do Espírito Santo, ao lado de outros grandes nomes de destaque no cenário esportivo capixaba.

No entanto, o ano dela não se resumiu apenas a esta conquista. Em julho, a atleta conquistou dois ouros (maças e fita) e uma medalha de prata (individual geral), no Pan-Americano de Ginástica Rítmica, que aconteceu no Rio de Janeiro. 

Já em outubro, conquistou um ouro (arco) e duas pratas (apresentação com bolas e individual geral), nos Jogos Sul-Americanos de Assunção. Além disso, Geovanna quase se classificou para a final do Mundial, em setembro.

Para ela, o investimento na base é essencial para que mais atletas cheguem no alto rendimento. 

“Todo mundo sabe que para chegar em uma Olimpíada, é preciso que exista um trabalho de base. Como o próprio nome já diz, a base é o início de tudo. Se não tem investimentos, muitos atletas não conseguem se desenvolver”.

A ginasta também agradeceu ao apoio do governo. “Eu tenho o auxílio do bolsa atleta e o apoio do compete esportivo, que custeia as viagens para as competições. Tudo isso faz com que a gente conquiste nossos objetivos de passinho em passinho”, finalizou.

Conheça o novo quarteto da calçada da fama

> Pierre Almeida

Imagem ilustrativa da imagem Atletas capixabas homenageados na “Calçada da Fama” do ES
Pierre Almeida recebendo a homenagem |  Foto: Divulgação/Sesport

Um dos principais nomes do futebol de areia do Brasil, Pierre coleciona títulos na modalidade que ajudou a difundir no Espírito Santo e no Brasil. Pentacampeão mundial e bicampeão brasileiro, o goleiro acumula também outros diversos títulos pela Seleção Brasileira e por clubes que defendeu.

O ex-jogador foi o mais votado pelo público na edição de 2022, com um total de 9.610 votos.

> Geovanna Santos

Imagem ilustrativa da imagem Atletas capixabas homenageados na “Calçada da Fama” do ES
Geovanna Santos recebendo a homenagem |  Foto: Divulgação/Sesport

Ela conheceu a ginástica rítmica por meio do projeto social Campeões de Futuro, do Governo do Estado, em Pinheiros.

Geovanna conquistou vários títulos em disputas escolares até chegar à Seleção Brasileira. Disputou a Olimpíada de Tóquio, em 2021, e, em 2022, conquistou duas medalhas de ouro no Pan-Americano da modalidade, no Rio de Janeiro. Além de outra medalha de ouro nos Jogos Sul-Americanos de Assunção.

> Esquiva Falcão

Imagem ilustrativa da imagem Atletas capixabas homenageados na “Calçada da Fama” do ES
Esquiva Falcão recebendo a homenagem |  Foto: Divulgação/Sesport

Filho do lendário boxeador Touro Moreno, Esquiva Falcão conquistou a medalha de prata na Olimpíada de Londres, em 2012, o primeiro pódio do Brasil na modalidade após um jejum de 44 anos. Ele também conquistou a medalha de bronze nos jogos Sul-Americanos, em 2010.

Atualmente, o atleta é o número 1 do ranking da Federação Internacional de Boxe. Ele está a uma luta de se tornar campeão mundial e conquistar o cinturão do peso-médio.

> Richarlison 

Imagem ilustrativa da imagem Atletas capixabas homenageados na “Calçada da Fama” do ES
Jogador Richarlison durante treino da Seleção Brasileira |  Foto: Lucas Figueiredo/CBF

O Pombo, como ficou conhecido, surgiu no Real Noroeste e, após passagens no América/MG e Fluminense, chegou ao futebol europeu. Atualmente atua no Tottenham (ING).

É o capixaba de maior destaque da história da Premier League. Pelo Brasil, conquistou a Copa América, em 2019, disputada no País, a medalha de ouro na Olimpíada de Tóquio, em 2021, e, neste ano, foi convocado para disputar a Copa do Mundo do Catar, sendo o artilheiro do Brasil no torneio.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: