Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Doutor João Responde

Doutor João Responde

Colunista

Dr. João Evangelista

Espinha ou furúnculo?

| 20/07/2021, 10:49 10:49 h | Atualizado em 20/07/2021, 10:55

Apesar de parecerem iguais, o furúnculo e a espinha têm origens diferentes no corpo. Acne é uma doença dos folículos sebáceos, estruturas formadas por glândulas e pelos.

O entupimento dos poros, o aumento da secreção de sebo e a presença de bactérias na pele são fatores que estão diretamente relacionados com o aparecimento da espinha. A acne é uma doença bastante comum a partir da adolescência. É caracterizada por cravos e espinhas resultantes de um processo inflamatório das glândulas sebáceas. As áreas mais atingidas são o rosto, peito e dorso. Pode ser bastante incômoda e deixar cicatrizes.

A manifestação da acne está relacionada ao comportamento de hormônios sexuais masculinos ou andrógenos, produzidos tanto em homens quanto em mulheres. A elevação de níveis hormonais durante a adolescência provoca aumento da produção de gordura pelas glândulas sebáceas da pele, fazendo com que a doença seja muito comum na puberdade. Entretanto, ela não é exclusiva dessa faixa etária, podendo atingir jovens e adultos acima de 40 anos.

As glândulas sebáceas são conectadas aos folículos pilosos e produzem uma substância oleaginosa que alcança a superfície da pele após seu esvaziamento através de uma abertura do folículo piloso. O sebo libera as células da parede interna do folículo. Quando elas desprendem-se mais rapidamente e se agrupam formando um “tampão” na superfície da pele, surgem os conhecidos “cravos”.

Posteriormente, há crescimento bacteriano no interior do folículo, com consequente inflamação local e acúmulo de pus na lesão, provocando as chamadas “espinhas”.

Comedões resultam do entupimento da saída dos folículos pilosos com sebo. Pápulas são pequenas lesões sólidas elevadas, arredondadas, endurecidas e avermelhadas. Pústulas são as pápulas que contêm pus, sendo conhecidas como “espinhas”. Nódulos e cistos são lesões maiores que as pápulas e pústulas, que se tornam inflamados e expandem-se por camadas mais profundas da pele, podendo ser dolorosos e deixar cicatrizes.

Já os furúnculos são abcessos na camada dérmica, podendo atingir o tecido gorduroso. Ao contrário da acne, os furúnculos podem ou não terem origem em glândulas sebáceas.

Qualquer pessoa é capaz de reconhecer a aparência de um furúnculo. No começo ele é apenas uma erupção vermelha e dolorida na superfície da pele que, depois, se transforma em uma pequena bolsa com pus.

Quando micróbios invadem a pele, entram em ação os glóbulos brancos, células especializadas na defesa do organismo, que circulam no sangue. Os macrófagos e os neutrófilos eliminam a maior parte dos invasores, engolindo-os num processo chamado fagocitose.

Já os linfócitos agem como a artilharia, bombardeando o inimigo, de longe. Quando identificam uma proteína estranha, eles liberam anticorpos, fabricados para matar ou imobilizar um microrganismo específico.

O pus é formado por micróbios invasores mortos e pelos leucócitos que deram a vida para defender o corpo.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: