Vitória de Frente para o Mar
Intervenções resgatam vocação marítima da cidade e criam uma infraestrutura capaz de potencializar lazer, turismo e gastronomia
Com obras em andamento em diversas regiões do município, o Programa Vitória de Frente para o Mar marca um novo capítulo urbano na capital capixaba: recoloca a cidade diante de sua vocação marítima e cria uma infraestrutura capaz de potencializar lazer, turismo, gastronomia, esportes e atividades econômicas ligadas ao mar.
As intervenções, que começaram em São Pedro, estendem-se até o Canal de Camburi, requalificando as orlas, ampliando mobilidade e fomentando a economia local. A nova infraestrutura conta com deques, calçadas, ciclovias, píeres e mobiliário urbano e oportunizam a contemplação do pôr do sol mais incrível do Brasil.
“Estamos ressignificando nossas orlas, conectando a população ao mar, ao manguezal e aos espaços públicos com novas calçadas, ciclovias, deques, píeres e áreas de convivência. Nunca Vitória recebeu um investimento dessa magnitude. É a realização de um sonho antigo das comunidades litorâneas, que agora ganham infraestrutura, turismo, oportunidades de renda e qualidade de vida. Estamos transformando a relação da cidade com sua vocação natural”, comenta o secretário de Obras, Gustavo Perin.
Na Grande São Pedro, as obras contemplam Ilha das Caieiras, Santo André, Redenção, Nova Palestina e Resistência. A ciclopassarela entre São Pedro e Resistência, por exemplo, oferece um dos cenários mais belos para contemplar o pôr do sol da baía continental.
No Canal de Camburi, um investimento de R$ 219 milhões já está em andamento e vai transformar 3,3 quilômetros de orla, que ganharão marina, quiosques, passarelas e travessia sobre o canal.
Obras também avançam na orla de Andorinhas e Santa Luíza, criando espaços de lazer e esportes. Entre Andorinhas, Pontal de Camburi e Santa Luíza, por exemplo, serão construídos deques, rampas e guarderia de barcos.
No Centro, a Avenida Beira-Mar ganhará um novo desenho. Serão reurbanizados 4,2 quilômetros no trecho que vai do Porto de Vitória até as proximidades do Hortomercado, na Enseada do Suá. As intervenções incluem implantação de equipamentos urbanos de lazer, como playground para crianças e academia popular.
O trecho também terá deques que se estenderão sobre a margem d’água e ampliarão o espaço da calçada, além de mobiliário, como bancos, mesas e espreguiçadeiras, criando espaços de lazer e contemplação da paisagem ao longo do percurso. As calçadas passarão por melhorias e haverá reforma e conexão entre os trechos existentes de ciclovias, construção de uma nova edificação para o Serviço de Orientação ao Exercício (SOE), novas baias para ônibus e implantação de um novo mirante à beira-mar.
Sonho que se tornou doce realidade
O que era sonho e visão de futuro já se transformou em realidade para o empresário Hudson Caieiras. Há cinco anos, enxergando o potencial turístico da Ilha das Caieiras, ele abriu uma fábrica de bombons no bairro. O negócio deu tão certo que o empresário adotou o Caieiras até como sobrenome.
Os famosos bombons de banana hoje são a cara da capital capixaba e, após as obras do Programa Vitória de Frente Para o Mar ,estão cada vez mais conhecidos por moradores da cidade e turistas, que hoje podem, além de saboreá-los, degustar um pouco do Espírito Santo, com as delícias disponíveis no Café Caieiras.
“Ilha das Caieiras é a concretização de um sonho. Eu fiz planos e posso dizer que cresci com o lugar. Quando as obras na região começaram, fotografei tudo, porque sabia que o resultado seria perfeito. É unânime entre os moradores que a valorização da Ilha das Caieiras foi enorme”, afirma.
Futura marina
Depois de pronta, a marina, no Canal de Camburi, será um atrativo turístico imperdível. Construída sobre a água, representará uma opção de passeio para pedestres e ciclistas, O projeto urbanístico tem o objetivo de proporcionar integração social, potencializar a economia e valorizar o cenário local.
Ilha das Caieiras tem novo visual
A primeira fase do Programa Vitória de Frente para o Mar já mudou o visual da Ilha das Caieiras, que agora tem deques, ciclovia e amplo espaço para lazer e contemplação.
Ciclopassarela no bairro Resistência
A ciclopassarela entre São Pedro e Resistência oferece um dos cenários mais belos para contemplar o pôr do sol da baía continental de Vitória.
Investimento de R$ 219 mi no Canal de Camburi
As obras no Canal de Camburi estão em andamento e vão transformar 3,3 quilômetros de orla, que ganharão marina, quiosques, passarelas e travessia para pedestres e ciclistas sobre o canal.
Nova Avenida Beira-Mar para todos
O trecho entre o Clube Álvares Cabral e a antiga sede do Clube Saldanha da Gama ganhará equipamentos que atendam à demanda por lazer, descanso e contemplação da paisagem. O objetivo é que a comunidade passe a aproveitar cada vez mais os espaços públicos.
Mais espaços de lazer à beira-mar
Na região de Andorinhas, Pontal de Camburi e Santa Luiza, haverá deques ao longo de toda a orla, rampas para subida de embarcações, arquibancadas alagáveis e atracadouros, uma guarderia de barcos sob a ponte e equipamentos de lazer e esportes.
Comentários