Serra tem ano marcado por grandes entregas na saúde
Prefeito Sergio Vidigal destaca que, entre reformas e ampliações dos serviços, foram entregues 20 unidades de saúde neste ano
Escute essa reportagem
Da atenção básica a atendimentos de média complexidade, o ano de 2023 na Serra foi marcado por grandes entregas e ampliação da oferta de serviços pela gestão municipal. Entre as novidades, a prefeitura está investindo na revitalização e na construção de unidades de saúde, na ampliação da oferta dos serviços e ainda na modernização do acesso à saúde.
O orçamento previsto para 2023 na Saúde no município é de R$ 455.584.237. Deste total, somente com recursos próprios, são R$ 286.324.707.
A secretária municipal de Saúde, Fernanda Coimbra, ressaltou que a saúde tem sido a área com maior investimento na gestão.
“Apesar da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) exigir investimento de 15% da saúde, ultrapassamos 22% investidos”, destacou.
A secretária apontou que, entre as entregas em 2023, está a unidade básica de saúde de São Diogo, que foi totalmente reformada.
“Com a obra, os pacientes têm hoje uma unidade nova, já que a estrutura anterior tinha mais de 20 anos e era pequena”.
Outra unidade nova, entregue em julho, foi a de Aroaba. “Ela será ponto de apoio do nosso serviço itinerante, que atende bairros da zona rural do município. A nova unidade conta com consultório médico e odontológico, recepção e farmácia”.
Em um ano marcado por grandes entregas, o prefeito Sergio Vidigal também destaca que, entre reformas e ampliações, foram 20 unidades de saúde.
Nas novidades, o prefeito destacou a Unidade Regional de Saúde de Valparaíso, que será entregue no próximo dia 12 (terça-feira).
“Temos ainda o Serra + Saúde, que, a partir de janeiro, será de 15 em 15 dias e funciona aos sábados, facilitando a vida de quem trabalha na semana. Equipes vão às unidades. Hoje é de 30 em 30 dias”.
E o prefeito completou: “Nesse programa a gente trabalha a especialidade médica, como odontologia, oftalmologia. Todos os serviços funcionam, como curativos, vacinação, farmácia”.
Na primeira edição do projeto, que aconteceu na Unidade Regional de Jacaraípe, em novembro, mais de 5 mil atendimentos foram realizados. O projeto, da Secretaria de Saúde, oferta mais de mil serviços de saúde, desde consultas, exames, a encaminhamentos para especialistas, entre outros exames.
As novidades
Novas unidades básicas de saúde
Entre as entregas neste ano, está a unidade básica de saúde de São Diogo. A estrutura, que tinha sido construída há mais de 20 anos, foi completamente reformada, o que permitiu a ampliação de serviços. A entrega aconteceu em outubro.
Além dela, a unidade de saúde de Aroaba também foi entregue em julho. Trata-se de uma nova unidade básica de saúde, com consultório médico, odontológico e farmácia. Ela passou a integrar o território da Unidade Itinerante, que atende a zona rural da Serra. Ela funciona como ponto de apoio para a unidade itinerante.
Mudanças em unidades
Além das reformas e da nova unidade concluída em 2023, outras unidades de saúde estão com projetos de reestruturação em andamento.
Entre as unidades básicas que estão sendo reestruturadas estão: Eldorado, Porto Canoa, Barro Branco, Jardim Tropical, Boa Vista, Oceania, Cidade Continental, Barcelona, Central Carapina, Bairro de Fátima, Chácara Parreiral, Nova Carapina I, Nova Carapina II, Planalto Serrano, São Marcos e Chapada Grande.
Já as unidades regionais que passam por reestruturação são: Serra Sede, Novo Horizonte e Jacaraípe.
Serra + Saúde
No mês de novembro, o município deu início ao projeto Serra + Saúde, que leva diversas especialidades e uma série de serviços em um formato de mutirões a moradores. O projeto está funcionando um sábado por mês, com uma unidade regional de saúde em cada edição.
Em novembro, na primeira edição, foram realizados mais de 5 mil atendimentos à população, na Unidade Regional de Jacaraípe.
O projeto oferta mais de mil serviços de saúde, desde consultas, exames, a encaminhamentos e para outros exames.
Entre os serviços, são oferecidos ainda consultas com cardiologista, Raio-X, preventivo, testes rápidos, vacinação, e encaminhamentos para exame com especialidades e exame de prevenção contra o câncer de próstata.
Ouvidoria
Outra novidade por parte da Secretaria de Saúde foi a criação da Ouvidoria da Saúde, que consiste em um canal de atendimento ao cidadão serrano, usuário do SUS, em que é possível solicitar informações, registrar sugestões, elogios, reclamações, denúncias.
É possível acessar a Ouvidoria pelos canais:
Internet: http://transparencia.serra.es.gov.br/eouvidoria.aspx
E-mail: [email protected]
Telefone: (27) 3252-7302.
Presencialmente : de segunda a sexta, das 8 às 17 horas, na Secretaria de Saúde da Serra, localizada na rua Domingos Martins, nº 181, no Centro.
Comentários