Até óculos de graça e mais especialistas em ambulatório
Ambulatório Municipal de Saúde, em Jardim Limoeiro, oferece maior número de consultas. Hoje são 55 médicos especializados no local
Escute essa reportagem
Com uma estrutura e visual renovado, o Ambulatório Municipal de Especialidades de Saúde (Ames), no bairro Jardim Limoeiro, Serra, ampliou o número de atendimentos, com consultas com mais especialistas até entrega de óculos de graça.
A secretária municipal de Saúde, Fernanda Coimbra, contou que, em janeiro de 2021, o ambulatório contava com 17 especialistas. Hoje, são 55, entre os quais ortopedista, psiquiatra infantil, endocrinologista, neurologista, entre outros.
Fernanda destacou que o acesso à especialidade continua sendo por meio das unidades de saúde. O paciente deve buscar inicialmente a unidade básica, onde será atendido. Caso necessário, será encaminhamento ao Ames.
“Apesar de ser uma atividade da esfera estadual, o município também oferta atendimento com especialistas, já que há uma população grande que tem muita carência de atendimento em especialidades”, afirma a secretária.
Com a reforma, entregue no ano passado, o prédio ganhou piso, telhado, cores, corrimões e mobiliários novos.
Óculos
Entre os serviços ofertados no Ames está a entrega óculos gratuitos na rede. Iniciado em junho deste ano, o projeto já entregou 5.600 óculos para pacientes.
O serviço funciona no Ames, mas com acesso também por meio de encaminhamento da unidade de saúde.
“O paciente atendido faz o exame de vista e, caso tenha identificada, a necessidade do uso de óculos pelo oftalmologista, ele receberá uma receita. De lá, já vai para uma outra sala, onde escolhe seu modelo, e retira o novo par de óculos, entre 15 e 30 dias após a solicitação”, pontuou a secretária.
Especialidades no Ames
Angiologia
Dermatologia
Ginecologia
Cardiologia
Endocrinologia adulto e infantil
Ortopedia
Fonoaudiologia
Otorrinolaringologia adulto e infantil
Pneumologia adulto e infantil
Oftalmologia
Neurologia e neuropediatria
Urologia
Reumatologia
Hematologia
Psiquiatria infantil
Clínica em Saúde Mental
Fisioterapia (a partir de 2024)
Mais de um milhão de atendimentos este ano
Os investimentos na área da saúde este ano têm se refletido na ampliação de serviços. O município já atingiu a marca de mais de um milhão de atendimentos médicos nas 40 unidades de saúde e nas três de Pronto Atendimento (UPAs).
A secretária de Saúde da Serra, Fernanda Coimbra, destacou que nas unidades de saúde foram realizados 887.611 atendimentos de janeiro a outubro deste ano.
Já nas UPAs de Castelândia, Jacaraípe e Serra Sede, 715.778 pacientes foram atendidos.
O número foi ampliado nos últimos meses. Em junho, as UPAs somavam 75.038 atendimentos por mês. Já em setembro, saltou para 83.133.
A secretária de Saúde frisou que o município vem aperfeiçoando os sistemas que medem a produção ambulatorial das UPAs e, com as mudanças, foi possível identificar crescimento mensal no total de atendimentos.
Ela destacou que informações mais precisas e qualificadas são importantes para melhor eficácia no planejamento de ações, melhor gestão de custos e gastos, contratos mais eficientes e captação de novos recursos.
Outra novidade é o lançamento do novo protocolo de classificação de risco das UPAs, já implantado na Serra Sede.
“A partir de 2024, o protocolo municipal será ampliado para as demais UPAs. Além disso, as três unidades terão sistemas interligados. Dessa forma, se o paciente for atendido na UPA de Carapina e, depois na UPA de Serra Sede, por exemplo, o médico poderá ter acesso às informações do prontuário”, disse Fernanda Coimbra.
Serviços
UPA de Serra Sede
Endereço: rua Alfredo Calmon, 162, no bairro Maria Niobe, na Serra. Funciona 24 horas.
UPA de Carapina
Endereço: Avenida Norte Sul, s/nº, no bairro Rosário de Fátima, Serra. Funciona 24 horas.
UPA de Castelândia
Endereço: Avenida Talma Rodrigues Ribeiro, s/nº, Portal de Jacaraípe, Serra. Aberto 24 horas.
OPINIÕES
““Ganhei o meu bebê no dia 23 de novembro, parto normal e super tranquilo. Agradeço de coração à equipe do Hospital Materno Infantil” Nathalia Ferreira dos Santos, 29 anos, atendente de loja e mercado
““O atendimento na Saúde está melhorando bastante. Moro na Serra e, quando necessário, recorro à unidade de saúde perto de casa ou à UPA” Hiorana Monteiro, 25 anos, atendente
““Gosto muito da facilidade oferecida pelo agendamento on-line, principalmente para a vacinação” Laurieni Maria de Jesus, 22 anos, operadora de caixa
““As unidades de saúde são portas de entrada para que os pacientes consigam realizar exames e consultas de média complexidade” Flávia Freitas almeida,, 41, vendedora
Comentários