X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Especial Saúde

Medo de anestesia? Relaxa!

Evolução das técnicas garante segurança no procedimento, mas especialista reforça importância da consulta pré-anestésica


 

Imagem ilustrativa da imagem Medo de anestesia? Relaxa!
Pedro Dettogni diz que problemas que no passado fizeram com que a anestesia fosse tão temida, hoje são raros |  Foto: Divulgação

Muita gente nunca ouviu falar, mas  ela existe e é fundamental para evitar riscos à vida do paciente e também  dar mais segurança ao trabalho dos médicos cirurgiões.

Trata-se da consulta pré-anestésica, que é quando o anestesista  identifica a melhor opção para o paciente, e este  pode tirar todas as dúvidas  sobre a anestesia que será adotada. 

Médico anestesista da Hypnos, Pedro Dettogni explica que essa consulta é fundamental nas cirurgias eletivas, ou seja, aquelas que não são de urgência. 

“Ela geralmente é realizada no consultório do anestesista ou no hospital ou clínica onde será realizado o procedimento. Traz muita segurança para o paciente e reduz a ansiedade antes da cirurgia, pois é possível tirar todas as dúvidas e entender os motivos da anestesia que será adotada, além dos efeitos esperados no pós-operatório”. 

A maior parte dos pacientes sente mais medo da anestesia do que da cirurgia de fato. Mas, segundo o médico,  a medicina evoluiu muito e os problemas que no passado fizeram com que a anestesia fosse tão temida, hoje são muito raros. 

Atualmente trabalhamos com o que há de mais moderno em instrumentais médicos, novas técnicas, profundos conhecimentos e medicamentos de última geração. Tudo isso reduz o risco de complicações”, relatou Dettogni. 

Segundo ele, há vários tipos de anestesia: geral, sedação, bloqueios do neuroeixo e bloqueios de nervos periféricos. Para cada cirurgia, o anestesista propõe a técnica adequada ao procedimento e ao paciente, que pode ter restrições no seu quadro clínico.

De acordo com ele, a anestesia geral segue sendo a mais temida.“Muitos pacientes relatam medo de acordar durante o procedimento ou de nunca mais despertar após o término da anestesia. Estas complicações, que eram comuns no passado, hoje são  raras”.

O médico esclarece que a consulta pré-anestésica — onde são verificados histórico do paciente, condições físicas e de saúde e também hábitos de vida — está entre as razões da segurança.

Entre os questionamentos feitos ao paciente estão   cirurgias realizadas anteriormente,  uso de medicamentos, vício e uso de drogas e se ele sofre de alguma   alergia. 

“Dependendo da resposta, o médico suspende remédios, dá orientações e define a melhor opção de anestesia. Mas,  em hipótese alguma, o paciente pode mentir ou omitir informações para não colocar em risco a própria vida”.

Saiba mais

Complicações 

As complicações fatais em anestesia acontecem na ordem de 1 em cada 200 mil procedimentos. É possível que um anestesiologista atue durante décadas e não presencie nenhuma grave. Cerca de dois terços são complicações respiratórias associadas a problemas de ventilação e acesso às vias aéreas. O restante acontece  nos sistemas cardiovascular e neurológico.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: