X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Especial Saúde

Diagnóstico pode levar até 8 anos

Para evitar que isso aconteça, orientação é buscar profissional capacitado para tratar doença que afeta 10% das mulheres no Brasil


 

Imagem ilustrativa da imagem Diagnóstico pode levar até 8 anos
Karin Rossi diz que cirurgia é complicada por causa das aderências |  Foto: Divulgação

Uma condição fisiológica tão normal e corriqueira para o corpo feminino como a menstruação pode representar um grande problema para aquelas que têm endometriose. 

De acordo com informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença atinge cerca de 190 milhões de mulheres em todo o mundo. No Brasil, a estimativa é de que 10% da população feminina, que se encontra entre a primeira e a última menstruação, seja acometida pela enfermidade.

A doença se torna um problema maior quando a mulher não consegue um diagnóstico assertivo pela falta de especialistas qualificados para atendê-la. 

A endometriose, que se caracteriza pelo crescimento do endométrio fora do útero, não é uma enfermidade que atinge somente o útero, os ovários e as trompas. Pode se espalhar para fora da pelve, e por isso deve ser conduzida por um especialista capacitado junto a uma equipe multidisciplinar. 

“Em média, a mulher demora oito anos para chegar ao diagnóstico da endometriose. Isso porque muitas vezes o médico não faz uma anamnese mais ampla. O especialista precisa ter uma visão geral da mulher e  conhecer as doenças que podem acometê-la  em paralelo à endometriose”, diz a ginecologista e obstetra Karin Rossi. 

Entre essas enfermidades, segundo ela, estão  cefaleia, enxaqueca crônica, dor no cóccix, síndrome do cólon irritável, síndrome da bexiga dolorosa, fibromialgia e doenças autoimunes.

Mapeamento

Após o  diagnóstico clínico, parte-se para o mapeamento para saber a extensão da doença, que é feito pela ressonância magnética da pelve e do abdômen e da ultrassonografia com preparo de intestino. 

“Também precisa de avaliação do cardiologista, urologista, proctologista, cirurgião vascular, nutricionistas, nutrólogos, endocrinologistas, psicólogos e psiquiatras. Tudo depende do grau da doença”, afirmou. 

O médico especialista em endometriose também precisa ser um bom cirurgião e a cirurgia muitas vezes é feita via endoscópica e laparoscópica.

“Isso porque a cirurgia é complicada, até mais do que as oncológicas na maioria das vezes, por causa das aderências”.

Feliz com resultado

Imagem ilustrativa da imagem Diagnóstico pode levar até 8 anos
|  Foto: Divulgação
“Médica capacitada” A farmacêutica Danieli Zouain Santos Costa, 42, levou cerca de 10 anos para ser mãe. Após inúmeras consultas e exames, foi diagnosticada com endometriose e fez a cirurgia em 2016. Ela achou que estava tudo bem, mas em 2018 passou mal e descobriu que seu quadro era o mesmo de dois anos antes. “Fiquei desesperada porque iria fazer 40 anos e queria ser mãe. Foi quando soube da doutora Karin, uma profissional muito capacitada”.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: