São João 2024 com mais segurança e anúncio de menos crimes em Pernambuco
A queda de homicídios no Estado foi registrada no mês de maio, em relação ao mesmo período do ano passado
Escute essa reportagem
Durante abertura de shows no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, em Caruaru, na noite deste sábado (1º), a governadora Raquel Lyra anunciou a redução em 12% no número de homicídios em Pernambuco, no mês de maio, comparado ao mesmo período do ano passado.
A gestora enfatizou que o Governo de Pernambuco aumentou o efetivo policial em 25% na Capital do Forró. O investimento em fomento para o São João de Caruaru, este ano, foi de R$ 4,5 milhões - R$ 500 mil a mais do que no ano passado.
A vice-governadora Priscila Krause (Cidadania) também prestigiou a noite de abertura dos grandes shows no município.
“É um privilégio estar aqui em Caruaru na abertura do maior e melhor São João do mundo. Neste ano, estamos aumentando o efetivo de policiais em 25%. Fizemos uma festa segura no ano passado e, eu tenho certeza, este ano será mais seguro ainda.
Convido a todos, não só de Pernambuco, mas do Nordeste e do Brasil, para curtirem o nosso São João. É uma festa para a família inteira em cada lugar do nosso Estado”, disse Raquel Lyra.
Além do aumento do efetivo, a festa será monitorada com câmeras e drones, que serão analisados pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), instalado esta semana no município.
Os registros de ocorrências poderão ser feitas pela população em uma delegacia móvel, instalada no polo principal da festa, e também no plantão da 14ª Delegacia Seccional.
“Em cada canto do nosso Estado temos festejos juninos que, além de proporcionar muita alegria para o nosso povo, também trazem desenvolvimento e oportunidade de emprego e renda para a população”, ressaltou a vice-governadora Priscila Krause.
Como estratégia para garantir o fomento à cultura local, a Secretaria de Turismo e Lazer, por meio da Empetur, garante que 75% do valor investido pelo Estado em fomento nas festividades juninas, seja qual for o município apoiado, seja utilizado para contratação de artistas da região. A iniciativa valoriza a cultura nordestina e incentiva a economia criativa.
“O Governo de Pernambuco está presente em mais de 100 municípios, apoiando e ajudando as festividades. Nosso Estado foi o mais procurado pelas grandes agências nesse último mês, já estamos batendo recorde de vendas”, enfatizou o secretário de Turismo e Lazer, Daniel Coelho.
A cidade do Agreste pernambucano, conhecida como a Capital do Forró, estará em festa até o dia 29 deste mês, atraindo milhares de turistas.
O prefeito do município, Rodrigo Pinheiro, agradeceu o apoio do Governo do Estado para realização da festa. “O nosso São João já é conhecido nacionalmente e, principalmente, pelo tratamento primordial na segurança. Isso só é possível graças ao investimento feito pelo Governo do Estado nas forças operativas de segurança”, agradeceu o gestor municipal.
ESTRADAS – A Operação Lei Seca e o Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes de Moto (Cepam) vão atuar de forma integrada durante o período junino em quatro municípios: Recife, Caruaru, Arcoverde e Petrolina. Juntos, eles vão promover ações de fiscalização e educação, por meio de blitze com a participação de agentes da Secretaria Estadual de Saúde, do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) e da Polícia Militar de Pernambuco.
A FESTA - O início dos shows no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga é a parte mais aguardada dos festejos, que, oficialmente, começaram desde o dia 19 de abril, com uma programação de shows na zona rural do município, denominada de São João na Roça - encerrado na sexta-feira (31). Além do Pátio de Eventos, ocorrerão shows em mais dois polos (Alto do Moura e Azulão). O São João de Caruaru será encerrado no dia 29 de junho, completando 72 dias de festa.
Também estiveram prestigiando o evento o deputado federal Mendonça Filho; os deputados estaduais João Paulo, Joãozinho Tenório, Joaquim Lira, France Hacker, Luciano Duque, Gustavo Gouveia, João de Nadegi e Nino de Enoque; os prefeitos Elcione Ramos (Igarassu), Romero Leal (Vertentes), Duguinha Lins (São Joaquim do Monte), Dió Filho (Riacho das Almas), Fátima Borba (Cortês) e Lucielle Laurentino (Bezerros); os secretários estaduais coronel Hercílio Mamede (Casa Militar), Alessandro Carvalho (Defesa Social), Simone Nunes (Desenvolvimento Urbano e Habitação) e Túlio Vilaça (Casa Civil).
Comentários