X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

‘Banda de Pífanos de Caruaru’ celebra 100 anos com show no Polo Azulão

Na ocasião, “Os Beatles de Caruaru” também receberão a Medalha de Honra ao Mérito


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem ‘Banda de Pífanos de Caruaru’ celebra 100 anos com show no Polo Azulão
Banda de Pífanos de Caruaru é liderada por João Biano, que integra o grupo desde 1955 (zabumbeiro, no meio da foto) |  Foto: Divulgação/Prefeitura de Caruaru/Arquivo de 2023

Bem no início do Dia de São João, haverá um show especial dentro da programação do maior e melhor São João do Mundo.

A Banda de Pífanos de Caruaru completa, em 2024, 100 anos de atividade e vai realizar, a partir das 0h desta segunda-feira (24), um show comemorativo no Polo Azulão, que fica na rua Armando da Fonte, em frente a sede da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru.

Formada atualmente por descendentes dos fundadores (sobrinhos e netos, por exemplo), além de convidados, a Banda de Pífanos de Caruaru é liderada por João Biano, que integra o grupo desde 1955 (zabumbeiro). Ele é neto de Manuel Clarindo Biano, um dos fundadores.

De acordo com João Biano, será um momento para celebrar não somente o centenário do grupo e a influência dele na formação de dezenas de outros artistas, mas também outros grandes nomes da música regional que merecem ser lembrados e reverenciados.

“Faremos uma homenagem também para os nossos compositores. Lídio Cavalcanti, Janduhy Finizola, Jacinto Silva e Nelson Barbalho, por exemplo. E tudo é Caruaru. Aliás, é um repertório referente aos compositores de Caruaru”, antecipa João Biano, entusiasmado com a apresentação.

Imagem ilustrativa da imagem ‘Banda de Pífanos de Caruaru’ celebra 100 anos com show no Polo Azulão
Grupo é formado atualmente por descendentes dos fundadores (sobrinhos e netos, por exemplo), além de convidados |  Foto: Divulgação/Prefeitura de Caruaru/Arquivo de 2023

MEDALHA - Na ocasião, João Biano também receberá a Medalha de Honra ao Mérito Sebastião Clarindo Biano, concedida pela Câmara Municipal de Caruaru, em reconhecimento à trajetória centenária da Banda de Pífanos.

LEGADO - Considerado um dos grupos mais tradicionais do país, acumulou, no decorrer da carreira, grandes parcerias musicais. Gilberto Gil, por exemplo, se refere a eles, na música ‘Forrozear’, como “Os Beatles de Caruaru” - em referência ao grupo inglês The Beatles.

São sete trabalhos lançados (entre LPs e CDs). O mais recente, intitulado ‘No século XXI, no Pátio do Forró’, venceu o prêmio de ‘Melhor Álbum de Música Regional ou de Raízes Brasileiras’, na 5ª edição do Grammy Latino. O grupo também recebeu, em 2006, do Governo Federal, a Ordem do Mérito Cultural.

SERVIÇO

Banda de Pífanos de Caruaru: 100 Anos

24/06, à 0h

Polo Azulão

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: