Monitoramento aponta melhora na qualidade do ar na Grande Vitória
Levantamento do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos revela que índices têm se superado desde 2009
Escute essa reportagem
A preocupação com as mudanças climáticas e a poluição atmosférica tem ditado como empresas, governos e sociedade precisam agir para a preservação do meio ambiente e da saúde da população.
No Espírito Santo, desafios têm sido superados nos últimos anos na redução do chamado pó preto e também de outros poluentes do ar. De acordo com dados do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), a qualidade do ar tem melhorado com o passar dos anos.
Segundo o Relatório Anual de Monitoramento da Qualidade do Ar de 2022, o Índice de Qualidade do Ar (IQAr) na Grande Vitória apresentou taxa acima de 95% a maior parte do tempo, indicador considerado como “bom”, que é a classificação máxima do índice.
Neste ano, o monitoramento de janeiro e fevereiro já alcançou o índice de 99,87%. O coordenador de Qualidade do Ar do Iema, Vinicius Rocha da Silva, explicou que o IQAr foi criado visando facilitar o entendimento e a divulgação dos resultados dos dados.
“O IQAr é calculado considerando os critérios e limites estabelecidos pela Resolução Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) nº 491/2018 e é classificado em bom, moderado, ruim, muito ruim e péssimo. Mas, desde então, não foram observados cenários críticos de qualidade do ar para a região da Grande Vitória”.
O secretário de Estado de Meio Ambiente, Felipe Rigoni, ressalta que, a partir dos dados apontados pelo Iema, a rede de monitoramento demonstra que, em todas as estações da Grande Vitória, os índices medidos de poeira sedimentável (pó preto) vêm caindo significativamente desde o início do monitoramento.
“Os índices chegaram a registrar queda de mais de 3,19 vezes, como no caso da estação RGV10 instalada no Clube Ítalo, na Ilha do Boi, em Vitória. A outra estação no mesmo bairro, localizada no Hotel Senac, apresentou índices 2,36 vezes menores entre 2009 e 2023, confirmando que se trata de uma tendência e não de um evento esporádico”.
Para o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos, a qualidade do ar não é apenas uma questão ambiental, mas também de saúde pública que impacta diretamente no bem-estar da população.
Benefícios são percebidos na saúde e no ambiente
Ele ressaltou a importância da aprovação, em plenário, na última terça-feira, do Projeto de Lei (PL) 1.014/2023, criando a Política Estadual de Qualidade do Ar (PEQAr) do Espírito Santo. “A matéria visa a preservação da saúde da população capixaba e o aprimoramento das condições de qualidade ambiental”.
Estações de fiscalização
Supervisão é feita em toda a Grande Vitória
Acompanhamento frequente
A rede de Monitoramento da Qualidade do Ar do Iema conta com um conjunto de estruturas instaladas em 12 pontos estratégicos, equipadas com analisadores e instrumentos de medição capazes de medir periodicamente as concentrações dos poluentes na atmosfera.
Ponto Localização cidade IQAr
1 - Estação Jardim Camburi Unidade de saúde - Vitória Bom
2 - Estação Vila Capixaba Ceasa - Cariacica Bom
3 - Estação Ibes 4º Batalhão de Polícia Militar - Vila Velha Bom
4 - Estação Ilha do Boi 01 Hotel Senac Vitória -
5 - Estação Vitória Centro Ministério da Fazenda Vitória Bom
6 - Estação Enseada do Suá Corpo de Bombeiros Vitória Bom
7 - Estação Ilha do Boi 02 Clube Ítalo Brasileiro Vitória -
8 - Estação Carapina ArcelorMittal Tubarão Serra Bom
9 - Estação Cidade Continental Cidade Continental Serra Bom
10 - Estação Laranjeiras Hospital Dório Silva Serra Bom
11 - Estação Praia do Canto Instituto Dom João Batista Vitória Bom
12 - Estação Carapebus Cmei Prof. Sandra Maria Nepomuceno Delarmelina Serra
OBS: IQAr é o Índice de Qualidade do Ar. Itens 4, 7 e 12 são exclusivos para análise de poeira e não contam com o IQAR.
Fonte: Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema)
REDE DE MONITORAMENTO DA QUALIDADE DO AR
O que é
o Iema operacionaliza duas redes de monitoramento na Grande Vitória: a Rede Manual de Monitoramento de Poeira Sedimentável (RMPS RGV), responsável pelo acompanhamento da poeira conhecida popularmente na Grande Vitória como pó preto; e a Rede Automática de Monitoramento da Qualidade do Ar da Grande Vitória (RAMQAR RGV), responsável pela fiscalização de gases (NOX, SO2, O3, CO, hidrocarbonetos), material particulado, além da meteorologia.
a RMPS RGV está em operação desde o ano de 2009 e faz o monitoramento manual de poeira sedimentável em 12 pontos da Grande Vitória.
já a RAMQAR foi instalada em 2000 e conta com 10 estações.
Índice de Qualidade do Ar
foi criado visando facilitar o entendimento e a divulgação dos resultados dos dados de monitoramento da qualidade do ar a curto prazo. Ele é calculado considerando os critérios e limites estabelecidos pela Resolução Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) nº 491/2018 e é classificado em bom, moderado, ruim, muito ruim e péssimo. Cada estação conta com um índice diferente.
Cenários
Em caso de cenários de piora da qualidade do ar, que ocasionem maior gravidade, a população será informada. Nesse sentido, o Iema destaca que, até o presente momento, não foram observados cenários críticos de qualidade do ar para a região da Grande Vitória.
Fonte: Iema.
Comentários