X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Qualidade do ar

Monitoramento aponta melhora na qualidade do ar na Grande Vitória

Levantamento do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos revela que índices têm se superado desde 2009


Imagem ilustrativa da imagem Monitoramento aponta melhora na qualidade do ar na Grande Vitória
Vista de Morada de Laranjeiras, na Serra: monitoramento de janeiro e fevereiro deste ano já alcançou o Índice de Qualidade do Ar de 99,87%, considerado bom, sendo sua classificação máxima |  Foto: Gabriel Lordello

A preocupação com as mudanças climáticas e a poluição atmosférica tem ditado como empresas, governos e sociedade precisam agir para a preservação do meio ambiente e da saúde da população.

No Espírito Santo, desafios têm sido superados nos últimos anos na redução do chamado pó preto e também de outros poluentes do ar. De acordo com dados do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), a qualidade do ar tem melhorado com o passar dos anos.

Segundo o Relatório Anual de Monitoramento da Qualidade do Ar de 2022, o Índice de Qualidade do Ar (IQAr) na Grande Vitória apresentou taxa acima de 95% a maior parte do tempo, indicador considerado como “bom”, que é a classificação máxima do índice.

Neste ano, o monitoramento de janeiro e fevereiro já alcançou o índice de 99,87%. O coordenador de Qualidade do Ar do Iema, Vinicius Rocha da Silva, explicou que o IQAr foi criado visando facilitar o entendimento e a divulgação dos resultados dos dados.

“O IQAr é calculado considerando os critérios e limites estabelecidos pela Resolução Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) nº 491/2018 e é classificado em bom, moderado, ruim, muito ruim e péssimo. Mas, desde então, não foram observados cenários críticos de qualidade do ar para a região da Grande Vitória”.

O secretário de Estado de Meio Ambiente, Felipe Rigoni, ressalta que, a partir dos dados apontados pelo Iema, a rede de monitoramento demonstra que, em todas as estações da Grande Vitória, os índices medidos de poeira sedimentável (pó preto) vêm caindo significativamente desde o início do monitoramento.

“Os índices chegaram a registrar queda de mais de 3,19 vezes, como no caso da estação RGV10 instalada no Clube Ítalo, na Ilha do Boi, em Vitória. A outra estação no mesmo bairro, localizada no Hotel Senac, apresentou índices 2,36 vezes menores entre 2009 e 2023, confirmando que se trata de uma tendência e não de um evento esporádico”.

Para o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos, a qualidade do ar não é apenas uma questão ambiental, mas também de saúde pública que impacta diretamente no bem-estar da população.

Benefícios são percebidos na saúde e no ambiente

Ele ressaltou a importância da aprovação, em plenário, na última terça-feira, do Projeto de Lei (PL) 1.014/2023, criando a Política Estadual de Qualidade do Ar (PEQAr) do Espírito Santo. “A matéria visa a preservação da saúde da população capixaba e o aprimoramento das condições de qualidade ambiental”.

Estações de fiscalização

Supervisão é feita em toda a Grande Vitória

Imagem ilustrativa da imagem Monitoramento aponta melhora na qualidade do ar na Grande Vitória
|  Foto: Divulgação

Acompanhamento frequente

A rede de Monitoramento da Qualidade do Ar do Iema conta com um conjunto de estruturas instaladas em 12 pontos estratégicos, equipadas com analisadores e instrumentos de medição capazes de medir periodicamente as concentrações dos poluentes na atmosfera.

Ponto Localização cidade IQAr

1 - Estação Jardim Camburi Unidade de saúde - Vitória Bom

2 - Estação Vila Capixaba Ceasa - Cariacica Bom

3 - Estação Ibes 4º Batalhão de Polícia Militar - Vila Velha Bom

4 - Estação Ilha do Boi 01 Hotel Senac Vitória -

5 - Estação Vitória Centro Ministério da Fazenda Vitória Bom

6 - Estação Enseada do Suá Corpo de Bombeiros Vitória Bom

7 - Estação Ilha do Boi 02 Clube Ítalo Brasileiro Vitória -

8 - Estação Carapina ArcelorMittal Tubarão Serra Bom

9 - Estação Cidade Continental Cidade Continental Serra Bom

10 - Estação Laranjeiras Hospital Dório Silva Serra Bom

11 - Estação Praia do Canto Instituto Dom João Batista Vitória Bom

12 - Estação Carapebus Cmei Prof. Sandra Maria Nepomuceno Delarmelina Serra 

OBS: IQAr é o Índice de Qualidade do Ar. Itens 4, 7 e 12 são exclusivos para análise de poeira e não contam com o IQAR.

Fonte: Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema)


REDE DE MONITORAMENTO DA QUALIDADE DO AR

O que é

o Iema operacionaliza duas redes de monitoramento na Grande Vitória: a Rede Manual de Monitoramento de Poeira Sedimentável (RMPS RGV), responsável pelo acompanhamento da poeira conhecida popularmente na Grande Vitória como pó preto; e a Rede Automática de Monitoramento da Qualidade do Ar da Grande Vitória (RAMQAR RGV), responsável pela fiscalização de gases (NOX, SO2, O3, CO, hidrocarbonetos), material particulado, além da meteorologia.

a RMPS RGV está em operação desde o ano de 2009 e faz o monitoramento manual de poeira sedimentável em 12 pontos da Grande Vitória.

já a RAMQAR foi instalada em 2000 e conta com 10 estações.

Índice de Qualidade do Ar

foi criado visando facilitar o entendimento e a divulgação dos resultados dos dados de monitoramento da qualidade do ar a curto prazo. Ele é calculado considerando os critérios e limites estabelecidos pela Resolução Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) nº 491/2018 e é classificado em bom, moderado, ruim, muito ruim e péssimo. Cada estação conta com um índice diferente.

Cenários

Em caso de cenários de piora da qualidade do ar, que ocasionem maior gravidade, a população será informada. Nesse sentido, o Iema destaca que, até o presente momento, não foram observados cenários críticos de qualidade do ar para a região da Grande Vitória.

Fonte: Iema.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: