X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

PMV

Vitória tem Saúde mais bem avaliada do País

Vitória está ampliando o acesso a diversos serviços na saúde e se destaca entre as capitais quando o assunto é imunização


Ouvir

Escute essa reportagem

Vitória está ampliando o acesso a diversos serviços na saúde e se destaca entre as capitais quando o assunto é imunização

Imagem ilustrativa da imagem Vitória tem Saúde mais bem avaliada do País
A atual gestão reforçou o quadro de profissionais com a maior nomeação da história: 3.207 profissionais |  Foto: Leonardo Silveira/PMV

Vitória tem a saúde mais bem avaliada do Brasil, segundo o Ranking Connected Smart Cities 2023, maior evento de cidades da América Latina, por soluções inovadoras, tecnologia e capacitação das equipes. 
O município vem ampliando o acesso aos serviços de saúde de forma humanizada. A atual gestão reforçou o quadro de profissionais com a maior nomeação da história da cidade: 3.207 profissionais, por meio de concurso ou processo seletivo.
Líder entre as capitais na vacinação contra a Covid-19, Vitória se destaca no quesito imunização em todas as áreas e foi premiada no XXXVII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde como a melhor experiência do Estado do Espírito Santo dentre as estratégias de fortalecimento das ações de imunização nos territórios municipais.
Ações como a ampliação da oferta de consultas e exames especializados, aquisição de novas tecnologias e equipamentos, horários estendidos de atendimento, seis unidades de saúde que passaram a funcionar aos finais de semana e feriado das 7h às 19h, e a criação da Casa Rosa para atender mulheres e famílias vítimas de violência, denotam a importância do cuidado com as pessoas.
Em 2021 e 2022 o município contratou novas especialidades e foram ofertados mais de 567 mil consultas e exames especializados. Só para este ano, a previsão é que sejam 507.507 procedimentos. O resultado disso foi a diminuição em até 80% das filas para consultas e exames.
Um dos exemplos é o mutirão da oftalmologia, em parceria com a Santa Casa de Misericórdia. Por meio do Projeto Olhar Vitória, 40 mil estudantes das escolas municipais da capital estão realizando exames e recebendo óculos de graça.

A Casa Rosa

A Casa Rosa – um Centro de Atenção à Mulher e à Família Vítimas de Violência – já realizou quase 7 mil atendimentos desde a sua criação, em 2021.

Este serviço presta cuidados em saúde para as mulheres e seus filhos que são vítimas de violência doméstica ou familiar.

Saúde animal: Vitória terá Centro Permanente de Adoção de Animais

A Prefeitura de Vitória anunciou que a área de bem-estar animal terá novas ações na capital com a construção do Centro Permanente de Adoção de Animais (CPAA), o primeiro do tipo no Estado e a ampliação de mais 1 mil procedimentos, por ano, na castração de cães e gatos na cidade.

O CPAA será instalado no Parque Municipal Manolo Cabral, que fica localizado no Barro Vermelho. A proposta é que, quando as obras de construção forem concluídas e entrar em funcionamento, a visitação e adoção de pet ocorram sempre nos finais de semana.

Tecnologia a serviço da saúde

Imagem ilustrativa da imagem Vitória tem Saúde mais bem avaliada do País
Paciente é atendida em mutirão de oftalmologia, em parceria com a Santa Casa de Misericórdia. Por meio do Projeto Olhar Vitória, 40 mil estudantes das escolas municipais da capital estão realizando exames e recebendo óculos de graça |  Foto: Leonardo Silveira/PMV

Vitória vem investindo cada vez mais em tecnologia. Além de novos computadores para a Secretaria Municipal de Saúde após 13 anos de uso, a Prefeitura adquiriu tablets para os profissionais do Programa Saúde da Família (PSF),  os agentes que atuam no combate à dengue e  os agentes da Vigilância Sanitária. Com isso, Vitória passou a ser a primeira cidade do Estado a implantar a fiscalização digital. Antes, as notificações eram preenchidas de maneira manual, utilizando carbono para as cópias. 

Outra aquisição tecnológica da saúde foram drones especiais, com visão térmica, utilizados para identificar criadouros de mosquitos em locais de difícil acesso, como caixas d'água abertas ou semiabertas, calhas e outros. Isso porque a água parada fica ligeiramente mais fria em relação aos materiais que a acumulam. 
Os drones também poderão ser utilizados em ações de rotina da Vigilância Sanitária, das inspeções de Saúde do Trabalhador e nas ações de controle animal.

Painel de medicamentos

Quando o assunto é inovação para o atendimento à população, a equipe de Saúde de Vitória não mede esforços. A capital é pioneira no Brasil na divulgação de estoques de medicamentos, por meio do Painel de Medicamentos, que informa de forma detalhada o estoque no município e permite pesquisar a disponibilidade de um medicamento específico em todas as 29 unidades básicas de saúde (UBS). Essas informações são atualizadas diariamente.

"Essa ferramenta busca dar mais transparência aos moradores do município. Vitória mantém uma média de 94% de índice de abastecimento de medicamentos, bem acima do preconizado pela Organização Mundial de Saúde, que é de 80%. A nossa meta é chegar a, no mínimo, 95% de cobertura" Magda Lamborghini., destaca a secretária de Saúde de Vitória

Os Números


Em 2021 foram ofertadas 189.719 consultas e exames especializados, e, em 2022, 378.245. Para este ano, a previsão é que sejam ofertados 507.507 procedimentos, entre consultas e exames.
A maior demanda da população era área de oftalmologia.  Em janeiro de 2022, a Prefeitura de Vitória assinou convênio com a Santa Casa de Vitória para a oferta de consultas e exames especializados na área.

Redução da fila de espera por especialidades

Especialidade 2020 2023 Redução de pessoas aguardando (%)

Oftalmologia

15.444 8.023 48,1

Ortopedia

6.304 1.247 80,2

Reumatologia

3.782   900 76,2

Angiologia

2.368 489 79,3

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: