Sustentabilidade como tendência
Shopping investe em ações que promovem a solidariedade, com campanhas sociais e com responsabilidade ambiental
Escute essa reportagem
O Shopping Vitória reforça o seu compromisso com a comunidade e vem intensificando as práticas voltadas à sustentabilidade. Uma oportunidade para o público unir lazer, compras e solidariedade a cada visita ao shopping.
Para 2025, a perspectiva é ampliar essas ações, com a realização de campanhas sociais e projetos de responsabilidade ambiental.
Com isso, o shopping busca atender às expectativas de um público cada vez mais consciente, que valoriza marcas engajadas na construção de um futuro sustentável e comprometido com o bem-estar social.
Com apoio e desenvolvimento de campanhas que visam a arrecadação de donativos, transferência de renda e visibilidade, o Shopping Vitória abre espaço para as causas do terceiro setor.
Entre os projetos sociais campeão de engajamento dos capixabas está a “A Loja Vazia”, que arrecada roupas, calçados e acessórios para instituições no Estado. Em sua 11ª edição, a ação bateu novo recorde: 42.954 peças doadas.
Na mesma proposta, “A Loja de Brinquedos Vazia” contempla entidades com doações para crianças em situação de vulnerabilidade social. A ação, que chegou a 10ª edição em 2024, também bateu recorde com a arrecadação de 19.602 brinquedos, um aumento de 68,85% em relação ao ano anterior.
O Shopping Vitória promove ainda a bilheteria solidária com o “Trenzinho de Natal”, além de outras iniciativas de apoio a instituições sociais como o Espaço do Bem, destinado à comercialização de produtos e geração de renda. Outras ações promovidas são as lojas “Papai Noel dos Correios”, “Outubro Rosa - Afecc” e a loja “Artes Amaes”.
““Nosso diferencial, talvez o mais precioso, reside na capacidade de entender o que a comunidade espera de nós e de atuar coletivamente para superar essas expectativas. Esse empenho não só reforça nosso relacionamento com o público, mas também fortalece nossa Licença Social Raphael Brotto, Diretor-Geral do Shopping Vitória
afirma Raphael Brotto.
“Nosso diferencial, talvez o mais precioso, reside na capacidade de entender o que a comunidade espera de nós e de atuar coletivamente para superar essas expectativas Raphael Brotto, Diretor-Geral do Shopping Vitória
Segurança de dados com certificação internacional
O Shopping Vitória é o primeiro shopping center do Brasil a receber a certificação ISO 27001, um reconhecimento internacional de que o empreendimento segue com excelência as melhores práticas globais de segurança e privacidade no tratamento de dados. O selo reforça o compromisso com a proteção de dados de clientes, colaboradores, lojistas e fornecedores.
Ao longo de 2023, o Shopping Vitória implementou 88 ações previstas na Norma ISO/IEC 27001 e políticas em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) que garantiram a conquista do certificado. Uma delas foi o Canal do Titular, uma ferramenta fundamental disponível no site do shopping para que os titulares possam exercer os seus direitos no tratamento de seus dados por parte da empresa, solicitando o acesso, exclusão ou alteração de informações. Os pedidos são analisados por um colaborador do shopping, o Data Protection Officer (DPO), responsável pela gestão dos dados.
Ações
- Eletropostos para recarga elétrica de carros
- Produtos frescos na Feira Agroecológica
- Ecoponto para lixo eletrônico
- Área verde irrigada com água coletada da chuva
- Torneiras inteligentes nos banheiros, que reduzem o desperdício
- Sinalizadores de vagas nos estacionamentos subsolo
Compromisso com o meio ambiente na prática
O Shopping Vitória conta com um Ecoponto para descarte e coleta adequada de lixo eletrônico. O espaço está localizado no subsolo, na ala mar. Nele, clientes e lojistas podem depositar os resíduos com segurança. Esta é uma de várias iniciativas do shopping para conscientização e preservação do meio ambiente.
Também há a Feira Agroecológica com uma variedade de produtos frescos e que tem como objetivo promover a conexão entre consumidores e produtores locais, fortalecendo a agricultura familiar. A feira acontece às segundas-feiras, das 15h às 19h, no estacionamento da entrada principal.
A redução do consumo de água e energia também é uma contribuição. Com uma simples medida para automatizar as torneiras dos banheiros, o empreendimento economizou 94.200 litros de água por mês. Além disso, 50% da energia consumida é proveniente de fontes limpas. Todas as ações são relatadas na Revista SV Sustentabilidade, disponível no site do shoppingvitoria.com.br.
Recentemente, também foi inaugurado o Estacionamento Parque, localizado atrás do shopping, que conta com oito estações para abastecimento pago de carros elétricos. A oferta se torna ainda mais consciente e econômica porque as novas vagas são cobertas por um carport solar - estrutura equipada com painéis solares que geram energia limpa para os carregadores. O novo espaço ainda oferece mais 300 vagas para veículos convencionais, sendo que deste total 116 vagas são exclusivas para motos.
OS NÚMERO
88 ações
previstas na Norma ISO/ IEC 27001 foram implementadas pelo Shopping Vitória
Comentários