Laboratórios inéditos no Estado
Grupo Multivix investe R$ 13 milhões em centros de simulação médica que reproduzem situações clínicas e de urgência
Escute essa reportagem

Vivenciar cenários reais de atendimento médico, desenvolver competências essenciais e ingressar no mercado de trabalho com diferencial competitivo são as idealizações dos estudantes de medicina. Para tornar esses anseios realidade, o Grupo Multivix traz ao Espírito Santo os primeiros e únicos Centros de Simulação Médica Realística de Alta Fidelidade do Estado e uns dos poucos do Brasil.
Fruto da parceria com o grupo europeu Galileo Global Education e resultado de um investimento de mais de R$ 13 milhões, entre equipamentos, instalações físicas e capacitação técnica da equipe, os laboratórios terão cerca de 450 metros quadrados.
Eles estarão disponíveis para uso dos alunos de Medicina da Multivix na Grande Vitória, em Cachoeiro de Itapemirim e em São Mateus e dos alunos dos demais cursos na área da saúde. A previsão é que sejam lançados ainda neste segundo semestre.
Esse ambiente de aprendizado reproduz, com alto grau de realismo, situações clínicas e de urgência, por meio de simuladores de corpo inteiro, 5 mesas de anatomia digitais de alta fidelidade e sistema em nuvem para captura de áudio e vídeo com gestão de briefing, além de módulos de realidade virtual que permitem treino de procedimentos e tomada de decisões antes do contato com pacientes reais.
Para Tadeu Penina, CEO e sócio da Multivix, esse investimento representa um grande diferencial para os futuros profissionais.
“Ao disponibilizarmos laboratórios de simulação de última geração, estamos elevando o patamar de formação médica a um nível internacional, preparando nossos alunos para enfrentar situações de alta complexidade com segurança e confiança”, comenta.
Os alunos de Medicina aguardam com grande expectativa a inauguração dos Centros de Simulação Médica Realística de Alta Fidelidade. Para Vitor Toscano Luppi Pina Ramos, de 22 anos, estudante do 10º período do curso, a introdução de novas tecnologias é essencial no contexto da educação médica.
“Acredito que essa inovação trará mais segurança e preparação para atender aos diversos cenários da prática médica e da saúde. No centro de simulação, teremos oportunidade de corrigir possíveis erros em um ambiente seguro e controlado, permitindo nos preparar tecnicamente para a atuação nos nossos campos de prática, já dentro dos hospitais e com pacientes reais”, cita.
A aluna Victória Zambon Moscon, de 23 anos, cursa o 7º período e está animada. “Essa conquista, que coloca a Multivix entre as instituições de ensino mais inovadoras do Brasil, será uma experiência transformadora para todos nós”, comemora.
Vestibular de Medicina com inscrições abertas
As inscrições para o vestibular 2026 do curso de Medicina da Multivix estão abertas. O processo seletivo é válido para as unidades de Vitória, Serra, Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim e São Mateus. Os interessados têm até o dia 24 de setembro, às 18 horas, para se inscrever por meio do site da instituição.
A prova será realizada no dia 3 de outubro. Os candidatos poderão escolher entre cinco locais de aplicação: Multivix Vitória, Multivix Serra, Multivix Cariacica, Multivix Cachoeiro de Itapemirim e Multivix São Mateus.
Ao todo, serão oferecidas mais de 500 vagas para o curso de Medicina, com mais de 50 oportunidades para bolsas de até 100%, por meio do Programa de Acesso ao Ensino Superior da Multivix, pelo Prouni e pelo Nossa Bolsa.
O edital completo está disponíveis no site multivix.edu.br, onde também é possível realizar a inscrição, até o prazo final.
Destaque na formação em Saúde

A Multivix já formou mais de 11 mil profissionais da área da saúde no Espírito Santo, dentre os quais estão mais de mil médicos, que contribuem ativamente para os sistemas público e privado no Estado e o Brasil. Atualmente, há mais de 10 mil acadêmicos em campo de prática, inseridos em diferentes níveis de atenção à saúde, demonstrando o impacto e o compromisso contínuo da instituição com a saúde da comunidade.
A graduação em Medicina da Multivix é ofertada em Vitória, Cariacica e Serra, na Grande Vitória, e no interior do Estado, nos municípios de Cachoeiro de Itapemirim e São Mateus. Além da forte abrangência no território capixaba, a reputação do curso atrai estudantes de estados como Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia. Reconhecido com nota de excelência pelo Ministério da Educação (MEC), o curso é avaliado pelo órgão como o melhor do Espírito Santo e um dos melhores do país.
O Programa de Acesso ao Ensino Superior da instituição também é destaque, com dezenas de bolsas integrais em Medicina, contabilizando mais de 100 alunos já contemplados por essa iniciativa.
Quando se fala em atendimento à comunidade, a Multivix também registra um impacto significativo. Em 2024, a instituição foi responsável pela realização de mais de 63 mil atendimentos diretos à população, por meio de clínicas-escola de Odontologia, Psicologia, Fisioterapia, Nutrição, Farmácia, Enfermagem e Biomedicina.
O compromisso com o bem-estar social é evidenciado pela participação ativa em diversas iniciativas junto à comunidade, como visitas técnicas, mutirões, apoio às unidades básicas e participação em campanhas de saúde pública.
“Essas colaborações asseguram aos acadêmicos uma vivência prática e qualificada em diversos cenários de atenção à saúde”, ressalta Tadeu Penina, CEO e sócio da Multivix.
“Com laboratórios de simulação de última geração, estamos elevando o patamar de formação médica a um nível internacional Tadeu Penina, CEO da Multivix, Tadeu Penina, CEO da Multivix

Comentários