Prática inovadora de negócios entre alunos e startups

Metodologia usada por unidade de ensino permite que alunos busquem, em sala de aula, soluções para problemas de empresas

| 30/05/2022, 11:13 11:13 h | Atualizado em 30/05/2022, 11:13

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/img/inline/110000/0x0/inline_00117296_00/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fimg%2Finline%2F110000%2Finline_00117296_00.png%3Fxid%3D339386&xid=339386 600w, A professora Amanda Zambelli e os alunos Vitor Lima e Guilherme Soares: de olho no mercado de trabalho
 

Já pensou em estudar e empreender em um espaço inovador solucionando problemas reais de startups? Essa é a realidade dos alunos da Fucape Business School. O Hub Fucape de Inovação está mudando a realidade de estudantes e empreendedores, promovendo a fusão entre academia e mercado. 

A metodologia Challenge-based Learning possibilita que alunos dos cursos de Contador Global, Administração, Economia e Direito participem da rotina das startups e busquem, em sala de aula, soluções para os problemas dessas empresas.  

“O Fucapeano tem uma experiência única de aprendizado, apresentando uma proposta de solução para um problema real ao demandante, ao invés de fazer provas e trabalhos mais tradicionais. Em contrapartida, o empreendedor recebe um conjunto de propostas de soluções de alunos que estão começando a escrever seus nomes no mercado”, afirma o coordenador de Graduação e do Hub Fucape, professor Paulo Victor Novaes.

O aluno do 5º período de Administração Victor Lima conhece bem essa realidade e está envolvido nos desafios do Hub.  

“Sou muito grato à Fucape pela oportunidade, pois funciona como uma via de mão dupla. Da mesma forma que aprendemos com os empresários, temos a oportunidade de lhes oferecer o nosso conhecimento e isso nos engaja muito mais do que o ensino unilateral em sala de aula”, declara o Fucapeano. 

Colega de turma de Victor, Guilherme Soares explica que o grupo já participou de desafios com duas startups de diferentes áreas de atuação, proporcionando práticas de negócios diversificadas. 

“Para a Kaizen, uma startup de recuperação de vendas, criamos um projeto de retenção de pessoas e avaliação de desempenho. Também desenvolvemos um plano estratégico para guiar o crescimento da RefilMe, uma startup de marketing de propósito, que fornece água refrigerada gratuita”, contou. 

A professora que conduziu a turma em um dos desafios garante que a metodologia estimula resultados de excelência e é uma vitrine para o mercado, visto que os alunos são avaliados também pelas empresas e demais agentes da Fucape. 

“Eles conversam com outras startups do Hub e com outros profissionais e buscam trazer uma entrega de maior qualidade, pois há uma etapa de defesa da proposta deles para os CEOs dessas startups. Os alunos têm a chance de serem reconhecidos para além de uma simples nota”, afirma a professora da Fucape  Amanda Zambelli.   

TABELA

VEST Fucape 2022/2

  • Quer estudar e fazer parte desse ambiente inovador e cheio de tecnologia? Estão abertas as inscrições para o Vestibular Fucape 2022/2 para os cursos de Administração, Contador Global, Economia e Direito. 
  • Inscreva-se pelo site https://fucape.br/vestibular/
  •  Fonte: Fucape.

Prêmio para quem resolver desafios

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/img/inline/110000/0x0/inline_00117296_01/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fimg%2Finline%2F110000%2Finline_00117296_01.jpg%3Fxid%3D339387&xid=339387 600w, O professor Paulo Victor Novaes é coordenador da graduação e do Hub
 

Agora, os alunos que vencem os desafios do Hub são premiados com o Badge Fucape, certificação digital desenvolvida pela mesma empresa que atende  instituições como Harvard, MIT e empresas como a Microsoft. 

Os membros do grupo escolhido pelos empreendedores como criador da melhor solução para os desafios das startups recebem o Badge Fucape. 

O coordenador do Hub, o professor Paulo Victor Novaes, explica que a “medalha virtual” é critério de destaque para o mercado e comprova o alto rendimento dos alunos.

“O badge emitido pela Fucape serve como holofote para o currículo. A instituição propaga a informação de que o detentor daquela medalha é alguém acima da média. Para estimular ainda mais os alunos, criamos uma trilha de conquista, que vai da exposição midiática até uma bolsa de MBA ou mestrado, quanto mais badges esse aluno ganhar”, pontua Novaes.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: