Diferencial na Escola Novo Mundo é estimular os sentidos sensoriais

Atividades que estimulam os sentidos contribuem para o desenvolvimento cognitivo e motor das crianças

| 16/10/2023, 17:47 17:47 h | Atualizado em 18/10/2023, 14:46

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/img/inline/150000/372x236/Diferencial-na-Escola-Novo-Mundo-e-estimular-os-se0015279400202310181444/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fimg%2Finline%2F150000%2FDiferencial-na-Escola-Novo-Mundo-e-estimular-os-se0015279400202310181444.png%3Fxid%3D646759&xid=646759 600w, NA interação entre a percepção do próprio corpo e o contato com o ambiente é  que o bebê se desenvolve

Os primeiros anos de vida de um bebê são marcados por novas descobertas e aprendizados o tempo todo. Luz, cheiros, sons, cores e texturas compõem as novas experiências e se entrelaçam ao desenvolvimento motor da criança. É nessa interação entre a percepção do próprio corpo e o contato com o ambiente a sua volta que o bebê se desenvolve de forma integral.

Ciente da importância destas experiências para o pleno desenvolvimento infantil, a Escola Novo Mundo traz esse diferencial na Educação Infantil. De acordo com a diretora pedagógica, Mara Stela Ghisolfi Zanotti, a escola, que recebe criança de quatro meses a cinco anos de idade, busca, através dos estímulos sensoriais, contribuir para o desenvolvimento integral dos bebês.

“Os estímulo sensoriais são ótimas fontes de descoberta, pois estimulam os sentidos da criança e sua percepção do meio em que vive. Novas texturas e superfícies, que envolvem o contato com líquidos, sólidos, grãos, áspero, liso, assim como a descoberta dos cheiros, a experimentação das temperaturas e a musicalização são cruciais para o pleno desenvolvimento da criança”, explica.

Segundo Mara, toda essa experimentação sensorial de zero a dois anos, além de contribuir diretamente para o desenvolvimento motor da criança, vai também prepará-la para o processo de aprendizagem escolar que se iniciará mais adiante.

“Estímulo sensoriais e desenvolvimento motor estão diretamente interligados. A criança que entra na escola vai aprender a ler e escrever, mas, antes disso, será preparada integralmente, observada de perto e conduzida para que novas habilidades sejam desenvolvidas e treinadas e contribuam, lá na frente, para que o processo de aprendizagem escolar, que se inicia aos quatro anos, se torne ainda mais efetivo”, garante.

Mara afirma que, além das atividades sensoriais contribuírem para o desenvolvimento cognitivo e motor da criança, também proporcionam momentos importantes de socialização, onde a criança aprende sobre empatia e a importância de compartilhar, trabalho em equipe e noção de tempo e espaço.

Por isso, para possibilitar essas experiências aos pequenos, a Escola Novo Mundo conta com oficinas diárias que envolvem atividades sensoriais desde os quatro meses de idade dos bebês. “Cada faixa etária tem suas atividades sensoriais adaptadas. O objetivo é ir estimulando a criança no seu desenvolvimento, através da exploração do ambiente natural. Promovendo atividades que proporcionam a descoberta e o treinamento de novas habilidades, além de estimular também a autonomia”, afirma.

“A descoberta dos cheiros, a experimentação das temperaturas são cruciais para o pleno desenvolvimento”

Mara Stela Zanotti

SUGERIMOS PARA VOCÊ: