Da faculdade para o mercado de trabalho

Experiências construídas ao longo do curso de Direito da FDV projetam alunos em diferentes áreas da carreira profissional

Cristina Oliveira | 24/10/2022, 00:00 00:00 h | Atualizado em 24/10/2022, 17:58

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/img/inline/120000/372x236/inline_00126325_00/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fimg%2Finline%2F120000%2Finline_00126325_00.jpg%3Fxid%3D415350&xid=415350 600w, Faculdade de Direito de Vitória  conta com professores mestres e doutores, além de profissionais de destaque
 

O ramo jurídico tem muitos caminhos e o curso de Direito da Faculdade de Direito de Vitória (FDV) oferece incontáveis possibilidades para o desenvolvimento do aluno nesse campo de atuação. 

Entretanto, não se restringe a ele, pois as experiências construídas ao longo da graduação projetam os estudantes  em diferentes áreas do mercado de trabalho. 

Durante o curso, os alunos exploram as carreiras jurídicas ao percorrer as Trilhas do Direito (Direito e Negócios, Carreiras e Políticas Públicas, Carreiras Acadêmicas), ganham experiências e desenvolvem habilidades participando de ligas estudantis e da empresa júnior.

Além disso, vivenciam a graduação por uma perspectiva inovadora, conectada aos movimentos do mercado, tendo convivência diária com renomados profissionais de diversas carreiras jurídicas. 

Com um corpo docente altamente qualificado, formado 100% por mestres e doutores e profissionais de destaque em diferentes carreiras jurídicas, essas conexões ampliam a rede de relacionamentos profissionais e abrem muitas portas para o mercado de trabalho.

Além disso, o investimento em conhecimento aprofundado de conteúdos e o desenvolvimento de competências e habilidades tornam o curso de Direito da FDV cada vez mais dinâmico e inovador, acompanhando as tendências do mercado em constante transformação. 

Essas são algumas das vivências de ex-alunos, como a juíza federal Laís Durval Leite; a chefe de equipe de analistas de um banco francês Ana Carolina Boldrini;   a mestre em Direito Civil  e sócia de uma empresa de privacidade e proteção de dados com atuação nacional e internacional Thaissa Garcia Gomes;  e o sócio-diretor de um escritório de advocacia empresarial Mauro Massucatti Netto.

O vestibular da FDV foi realizado ontem, e o  período de matrícula será entre os próximos  dias 7 e  11 de novembro.

Informações pelo (27) 99884-5044 ou processoseletivo@fdv.br.

Saiba mais

Seleções estão abertas

    • A Faculdade de Direito de Vitória (FDV) fica localizada na rua Juiz Alexandre Martins de Castro Filho, 215, em Santa Lúcia, Vitória.
    • O Vestibular da FDV foi realizado ontem, e o  período de matrícula será entre os próximos dias 7 e  11 de novembro.
    • As seleções por meio da nota do Enem, transferência ou ainda segunda graduação seguem abertas na faculdade.
    • Informações gerais:  (27) 3041-3672.
    • Informações sobre processos seletivos: (27) 99884-5044 ou processoseletivo@fdv.br

    Oportunidades na área jurídica

    srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/img/inline/120000/372x236/inline_00126325_01/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fimg%2Finline%2F120000%2Finline_00126325_01.jpg%3Fxid%3D415351&xid=415351 600w, Ricardo Goretti: preparo
     

    Segundo Ricardo Goretti, diretor acadêmico e coordenador do curso de Direito, profissionais de qualquer área do conhecimento devem ficar atentos à dinâmica do mercado de trabalho, além dos desafios e oportunidades que surgem no dia a dia.

    Porém, ele ressalta que não bastar apenas ter atenção. “É preciso ter preparo para acompanhar as demandas da sociedade, que mudam em ritmo cada vez mais acelerado. No âmbito do exercício das profissões jurídicas, o sucesso passa pelo desenvolvimento de um conhecimento sólido e das múltiplas competências que o mercado requer, especialmente no âmbito da profissão escolhida”, diz. 

    De acordo com Goretti, as opções de escolha profissional existentes para um bacharel em Direito são vastas e muito diversificadas. 

    “Elas envolvem carreiras públicas e privadas, absolutamente distintas. Essa diversidade é um dos principais diferenciais dos cursos de Direito que atrai pessoas com diferentes características, pretensões salariais, desejos e vocações”.  

    Além das disciplinas curriculares obrigatórias, Goretti explica que as instituições de ensino devem investir na oferta de atividades complementares que proporcionem o desenvolvimento de competências e conhecimentos específicos, voltados para a área de atuação escolhida. 

    Na FDV,  há o projeto Trilhas do Direito, que ajuda o estudante a ter uma experimentação consciente das carreiras jurídicas.

    “Uma vez decidido o seu objetivo profissional, ele pode complementar seu currículo  com uma formação paralela  personalizada e especializada na área escolhida. Esse é um diferencial que a gente vê se converter em vantagem competitiva no momento que eles chegam ao mercado de trabalho com muito mais preparo e vivência que os demais profissionais da mesma geração”, completa.

    Ex-alunos se destacam na profissão

    Uma educação de excelência, sinônimo de seriedade no ensino,  com um  corpo docente técnico e diversificado, e um nome e currículo que abrem as portas do mercado de trabalho. 

    Essas foram algumas das definições dadas sobre a faculdade pelos ex-alunos   do curso de Direito da FDV, que conseguiram se destacar em suas áreas de atuação.

    Entre os vários casos de sucesso na profissão estão a  juíza federal Laís Durval Leite e   Ana Carolina Boldrini, chefe de uma equipe de analistas de um banco francês voltado para o combate aos crimes financeiros no escopo das diretivas globais e da União Europeia.

    Além de Thaissa Garcia Gomes, que é sócia de uma empresa com atuação nacional e internacional no ramo de privacidade e proteção de dados,  e o advogado e sócio-diretor de um escritório de advocacia empresarial Mauro Massucatti Netto.

    Gallery 415364 with 4 elements
     

    SUGERIMOS PARA VOCÊ: