Aliada na formação de cidadãos

Diálogo e ferramentas digitais são usadas como facilitadores do processo de aprendizagem colaborativa

| 16/10/2023, 16:38 16:38 h | Atualizado em 16/10/2023, 17:26

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/img/inline/150000/372x236/Aliada-na-formacao-de-cidadaos0015278200202310161725/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fimg%2Finline%2F150000%2FAliada-na-formacao-de-cidadaos0015278200202310161725.jpg%3Fxid%3D645387&xid=645387 600w, Escola da Ilha está preocupada com a formação integral dos alunos

Já faz tempo que as escolas têm ido muito além do conteúdo programático em suas metodologias de ensino. Mais do que lecionar disciplinas e conteúdos obrigatórios, as instituições têm assumido a posição de agentes transformadores que contribuem diretamente para formação de cidadãos.

Para a diretora pedagógica da Escola da Ilha, Ignez Martins Pimenta, uma escola transformadora está preocupada com a formação integral dos alunos, que os prepara para a vida em comunidade. “Nosso objetivo é formar seres humanos conscientes de seu papel, que pensam criticamente sobre as questões sociais e entendem que podem contribuir para uma sociedade mais justa, igualitária e melhor”, afirma.

Neste sentido, a escola aposta no diálogo, com a participação efetiva dos alunos, como chave de sucesso para uma educação transformadora. Utilizando uma proposta pedagógica colaborativa, que coloca o aluno como ser ativo, a escola busca ouvir e validar toda a bagagem de conhecimento que o aluno já traz, por suas experiências de vida. “O aluno se torna muito mais participativo quando é ouvido, reconhecido e tem seus pontos de vista valorizados. Isso faz com que o aluno se sinta pertencente ao ambiente escolar, tornando ainda mais significativo o processo de aprendizagem”, explica.

Para ir além dos conteúdos curriculares e trabalhar outros assuntos do cotidiano e das relações sociais com os alunos, a Escola da Ilha aposta em iniciativas que possibilitam experiências colaborativas e o desenvolvimento da cooperação, autonomia, empatia e respeito às diferenças.

De acordo com Ignez, além de tendências educacionais como a cultura maker, o pensamento computacional e a robótica, as ferramentas digitais têm sido grandes facilitadoras da estratégia da aprendizagem colaborativa com crianças e adolescentes.

SAIBA MAIS

Ferramentas adotadas

Chats: 

Configura uma extensão da sala de aula e envolve colaboração para seu uso. Os modelos mais adequados são os que permitem interação em grupo. Na escola é usado o Google Sala de Aula, que permite a construção de atividades com recursos de colaboração.

Blogs:

Na rotina de ensino e aprendizagem, os professores costumam utilizar blogs para comentar e divulgar os conteúdos das tarefas escolares, bem como fazer revisões para prova. Os blogs ampliam e enriquecem debates e são um excelente meio de aprendizado.

Vídeos: 

Recursos digitais são importantes para o desenvolvimento do trabalho colaborativo. No trabalho com vídeos, a aprendizagem está envolvida ao longo de todo o processo: da elaboração dos roteiros à execução dos vídeos. Eles podem ser produzidos como curtas, documentários e até filmes de animação como o stop motion, que é uma técnica de foto quadro a quadro. 

SUGERIMOS PARA VOCÊ: