X

Olá, faça o seu cadastro para ter acesso a este conteúdo

*Você não será cobrado

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pandemia faz escola tirar dez no quesito reinvenção por Colégio Sagrado Coração de Maria de Vitória

| 20/10/2020 18:00 h

Imagem ilustrativa da imagem Pandemia faz escola tirar dez no quesito reinvenção por Colégio Sagrado Coração  de Maria de Vitória

Nunca se falou tanto em ensino híbrido. Trata-se da convergência de dois modelos de aprendizagem: o presencial, em que o processo ocorre em sala de aula, e o online, que utiliza as tecnologias digitais para promover o ensino.

Para colocá-lo em prática, é preciso planejamento, recursos e muita dedicação. O Colégio Sagrado Coração de Maria de Vitória (CSCM) se destaca nessa modalidade, adotada na pandemia, com o retorno das aulas presenciais. Para isso, a reinvenção entrou em cena.

Presente em Vitória há mais de 75 anos, o colégio alia tradição à modernidade. De acordo com a diretora geral, Regina Coeli Faustini Baglioli, a proposta pedagógica do colégio é atualizada e dinâmica, proporcionando educação intelectual aprimorada, preparando os alunos para o ensino superior e formando-os para a cidadania.

“Nossa missão é proporcionar uma educação de excelência, fundamentada nos valores cristãos, promovendo protagonismo na construção de competências, cultura da solidariedade e compromisso com a transformação social”, acrescenta Regina.

Nesse sentido, segundo a coordenadora pedagógica geral, Silvana Bizzo Cruz, a escola já caminhava lado a lado com a tecnologia e a adaptação às novas exigências ocorreu de forma perspicaz.

“Antes da pandemia, já tínhamos aulas presenciais com a tecnologia inserida para expansão do universo da sala de aula. Iniciamos uma caminhada, cada vez mais próxima dos avanços tecnológicos, e capacitamos nossos professores para isso, o que acabou facilitando o atual processo”, contou.

Os alunos passaram a ter contato com uma abordagem mais dinâmica e com uma forma de trabalho com apelo maior à pesquisa, reflexão e avaliação.

“O livro didático, por exemplo, traz o olhar de um único autor. Com a tecnologia, trabalhamos com eles em um mesmo assunto, perspectiva de outros autores, com conteúdos mais inovadores. Isso acaba gerando reflexão e debate, e o aluno se sente corresponsável por aquilo que está sendo abordado”, explicou.

Com a realidade de aulas presenciais e remotas, já que atualmente metade de cada turma está em sala e outra metade acompanha as transmissões em tempo real, ela destaca o papel do professor.

“Digo que estamos em um novo processo de reinvenção. Passamos pelo período em que as aulas ficaram 100% online e, agora, um novo momento que nos exige adaptação, com aulas presenciais e transmissões para os alunos que ficam em casa. Destaco o protagonismo dos alunos e de seus familiares neste processo.

Alunos se dão bem na redação do Enem

Imagem ilustrativa da imagem Pandemia faz escola tirar dez no quesito reinvenção por Colégio Sagrado Coração  de Maria de Vitória

O primeiro lugar na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, em todo o Estado, foi conquistado pelos estudantes do Colégio Sagrado Coração de Maria de Vitória, que alcançaram 923,75 pontos, de 1.000.

Além disso, o colégio conquistou a segunda colocação geral do Espírito Santo. No cenário nacional, o colégio está entre as 40 melhores instituições de ensino do País, de um total de 19.598 mil escolas.

Para a coordenadora pedagógica geral do colégio, Silvana Bizzo Cruz, os resultados de destaque da instituição de ensino, que já apresenta índice de 100% de aprovação em universidades, são fruto de um trabalho de formação contínua e de uma proposta pedagógica consistente e de excelência, em consonância com as habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

“Estamos entre as melhores escolas do País e isso é resultado de todo o trabalho desenvolvido com os alunos.”

A tabulação dos dados brutos do Enem 2019 foi realizada pela startup Evolucional e a lista inclui as notas apenas de alunos que estavam cursando ou concluindo o ensino médio em 2019 e que não zeraram em nenhuma das provas objetivas nem na Redação.

Parceria com o Google

A busca por metodologias que ajudam os alunos a desenvolverem não só o conteúdo, mas também competências e habilidades, levou o colégio, a uma parceria com o Google para Educação (Google for Education).

A comunidade acadêmica tem à disposição inúmeras ferramentas que favorecem a aprendizagem e a interação de alunos e professores.

A Rede Sagrado investiu em capacitação e desenvolvimento profissional de 100% dos professores, coordenação pedagógica, bem como as áreas técnicas e administrativas. Foram realizados cursos e formações, além de workshops presenciais e remotos.

Além do investimento direto em Recursos Humanos, as unidades foram equipadas com Chromebooks de alta tecnologia, leves e com design arrojados.

Tudo isso visa, a partir da inovação tecnológica, tornar o aprendizado mais dinâmico, significativo e atraente para todos os alunos, contribuindo com a missão da Rede Sagrado de transformar o mundo por meio da educação.

Zelo especial com as relações e compromisso com a vida

Ponto forte do Colégio Sagrado Coração de Maria de Vitória, os valores institucionais são ressaltados pela diretora geral, Regina Coeli Faustini Baglioli.

“A Rede Sagrado sempre teve um zelo especial com as relações interpessoais, de toda a comunidade, educativa e de compromisso com a vida. Sabemos que, em um momento de tantas incertezas e sobrecarga emocional como o que vivemos hoje, é essencial que todos se sintam amparados e acolhidos”, enfatiza Regina.

Já a coordenadora de Serviço de Orientação Religiosa, Andrea Almeida Martins, cita o comprometimento de toda comunidade escolar, visando a formação de cidadãos mais humanos e comprometidos.

“Primamos pelo compromisso com a vida, que é o valor maior de nossa instituição. Temos diversas ações e atividades com toda a comunidade educativa que motivam e levam ao engajamento e envolvimento nos diversos trabalhos pastorais propostos pelo colégio que expressam os valores institucionais como o compromisso com a vida, a ética, a sustentabilidade e a inovação que ajudam na formação integral de nossos alunos.”


Sobre o colégio
>O Colégio Sagrado Coração de Maria faz parte de uma rede internacional de ensino presente em 13 países, mantida pelo Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria, tendo como compromisso a defesa da vida e a excelência acadêmica.
>Essa é a filosofia vivenciada e que foi traduzida nos princípios educacionais orientadores de todas as atividades da instituição.
>Em Vitória há mais de 75 anos, alia tradição à modernidade.
>A Proposta pedagógica, atualizada e dinâmica, proporciona educação intelectual aprimorada, preparando os alunos para o ensino superior e formando-os para a cidadania.

Estrutura
>O Colégio possui uma área de 12.409 m com privilegiado e exclusivo acesso da comunidade educativa à trilha ecológica e à praia, favorecendo a interação de todos com o meio ambiente.
>O prédio do colégio possui quatro pavimentos, dispondo de um grande espaço com salas de aulas climatizadas, sala multimídia para eventos e aulas interativas, salas de artes para explorar a criatividade e a imaginação, entre outros espaços.

Imagem ilustrativa da imagem Pandemia faz escola tirar dez no quesito reinvenção por Colégio Sagrado Coração  de Maria de Vitória

Saiba mais

Colégio Sagrado Coração de Maria de Vitória
>O que oferece: educação infantil, ensino fundamental I e II e ensino médio.
>Os interessados em conhecer a escola e a proposta curricular, podem entrar em contato manifestando interesse, que o colégio irá retornar para agendar atendimento.
>Endereço: Rua Coração de Maria, 315, Praia do Canto, Vitória.
>Telefone: (27) 2124-9100.
>Site: www.redesagradovitoria.com.br

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

MATÉRIAS RELACIONADAS