X

Olá, faça o seu cadastro para ter acesso a este conteúdo

*Você não será cobrado

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Escola segue exemplos de outros países por Centro Educacional Sonho Meu

| 22/10/2020 15:00 h | Atualizado em 22/10/2020, 15:24

Imagem ilustrativa da imagem Escola segue exemplos de outros países por Centro Educacional Sonho Meu

No começo de 2020, ninguém imaginava o que estava para acontecer e como este ano seria desafiador. A pandemia fez com que diversos setores buscassem soluções rápidas e eficazes, inclusive as escolas.

No Centro Educacional Sonho Meu (CESM), toda a equipe pedagógica colocou em prática atividades inovadoras, tomando por base metodologias e procedimentos de outros países. A escola foi desenvolvendo ações que pareciam, a princípio, serem impossíveis de acontecer.

A escola adotou o ensino remoto, buscando não perder o “calor do sentimento”, ou seja, a educação humanizada e transformadora. “Buscamos inúmeras possibilidades para estreitar o distanciamento e fazer chegar aos alunos e as famílias todo nosso amor e afeto. Todas as ações reforçam um cuidado para além da educação”, afirmou a diretora da instituição, Edna Tavares.

“Reforçamos o uso das tecnologias, criamos canais de comunicação e organizamos plantões pedagógicos. Dessa forma estamos rompendo as barreiras do distanciamento, e o vínculo está sendo fortalecido por meio da escuta e do diálogo aberto e transparente, que promovem crescimento e bem-estar dos alunos e de toda a comunidade escolar”.

Mesmo em casa, a escola criou diversas estratégias para que os alunos pudessem se manter motivados com as aulas online. Uma delas foi o passeio virtual e ao vivo no Museu de História Natural, de São Paulo. Os estudantes puderam aprender mais sobre a pré-história e a biodiversidade.

Após quase sete meses de atividades online, com a autorização do governo estadual, as aulas presenciais foram autorizadas a retornar, seguindo um protocolo.

O CESM então criou um plano de retorno, onde pais e alunos puderam ver quais medidas seriam adotadas para esta volta.

Imagem ilustrativa da imagem Escola segue exemplos de outros países por Centro Educacional Sonho Meu

Para Edna, a nova realidade, causada pela pandemia, mudou vários projetos.

“Sonhos sofreram alterações e os objetivos se transformaram. Mas um fator não se modifica: a evolução permanente do ser humano por meio da educação. No CESM, ninguém fica distante desse objetivo. Continuamos juntos, mesmo quando separados fisicamente. Um novo tempo virá, e seguiremos ainda mais fortes, unidos e confiantes”, afirma Edna Tavares.


Aula em tempo integral será opção

Imagem ilustrativa da imagem Escola segue exemplos de outros países por Centro Educacional Sonho Meu

Mesmo com todas as mudanças e desafios, o Centro Educacional Sonho Meu (CESM) tem vários projetos para o próximo ano. De acordo com a diretora, Edna Tavares, haverá opção de tempo integral e um laboratório de ciências e anatomia.

“Também parquinho novo para a educação infantil e séries iniciais, além de reforço escolar, devido este ano atípico, e atendimento psicológico”.

Outra novidade é a ampliação da formação empreendedora. “Teremos um espaço ambientado para essa prática. No primeiro momento, as séries atendidas serão do primeiro ao nono ano do ensino fundamental”, explicou a diretora.

Uma das preocupações da instituição, segundo Edna, é despertar em seus alunos senso crítico e espírito questionador, como fundamentos de uma atitude independente e responsável, tanto na vida quanto no trabalho.

“A escola tem como proposta fazer com que o aluno desenvolva sua inteligência, criatividade, espírito de iniciativa, capacidade de liderança e perseverança, que são fatores determinantes na realização pessoal e profissional”.

“Estímulo e interação são fatores decisivos desde a infância e isso reflete na vida do aluno”, destaca a diretora.

De volta à sala de aula

Imagem ilustrativa da imagem Escola segue exemplos de outros países por Centro Educacional Sonho Meu
Imagem ilustrativa da imagem Escola segue exemplos de outros países por Centro Educacional Sonho Meu

Centro educacional Sonho Meu

Matrículas
>A escola está com matrículas abertas para o ano que vem. Há vagas na educação infantil, ensino fundamental I e II, ensino médio e superior, na FAEV.

Estrutura
>A instituição conta com salas de empreendedorismo, informática, multimídia, laboratório de Ciências, biblioteca e brinquedoteca. Para 2021 haverá tempo integral, reforço escolar, atendimento psicológico, escolinha de futebol, área verde com parquinho, entre outras novidades.

Endereço:
>Rua Adélia Pinheiro de Souza, nº 4, Itacibá, Cariacica. Telefone: 3226-5143.

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em nosso grupo do Telegram

MATÉRIAS RELACIONADAS