Missão é cuidar da saúde e desenvolver comunidades
Esses objetivos foram potencializados na pandemia, com ações sociais impulsionadas por colaboradores voluntários
Escute essa reportagem
Cooperativas são organizações voluntárias e abertas a todas as pessoas sem distinções. Comprometidas em dar sua contribuição para o bem-estar social das áreas em que atuam, as cooperativas apostam em benefícios coletivos, e acreditam que, ao contribuir para o todo, propagam benfeitorias para uma grande parcela da população. O cooperativismo se baseia em valores de solidariedade, responsabilidade, democracia e igualdade.
Na área da saúde, essas características se potencializaram durante a pandemia, com ações sociais impulsionadas por colaboradores voluntários de cooperativas, que geraram grande volume de doações de alimentos, agasalhos e artigos de primeira necessidade, para uma população carente de ajuda.
A cooperativa de saúde Unimed Vitória, por exemplo, se mobilizou para apoiar o poder público na vacinação contra a covid-19.
“O voluntariado é um trabalho louvável, que merece nosso apoio e reconhecimento. E na mesma linha de valores está o cooperativismo, um movimento econômico e social, por definição, que traz impregnado em sua essência o desenvolvimento sustentável da sociedade”, reforça o diretor-presidente da Unimed Vitória, Fernando Ronchi.
Milhares de doses de vacina contra a covid foram aplicadas com a ajuda de colaboradores voluntários de cooperativas.
Enfermeiros, técnicos de enfermagem e profissionais administrativos ofereceram seu trabalho para ajudar a atender toda a população com ainda mais velocidade.
Vale lembrar que o interesse pela comunidade é um dos sete princípios do cooperativismo. As cooperativas trabalham para o desenvolvimento sustentável das comunidades onde estão inseridas, por meio de políticas aprovadas pelos membros.
O objetivo é implantar projetos economicamente viáveis, ambientalmente corretos e socialmente justos.
Nova unidade na Serra vai ampliar alcance da cooperativa
A Unidade Avançada na Serra, novo complexo de atendimento médico da Unimed Vitória, será construída em São Geraldo, na Serra. A previsão é que o centro de Serviços em Unidade Avançada (SUA) inicie suas obras ainda este ano. Estão previstas 590 oportunidades de emprego para a primeira etapa de construção do empreendimento.
A nova unidade vai valorizar e fortalecer o cooperativismo, além de criar em torno de 150 oportunidades de trabalho para médicos cooperados, 280 vagas para colaboradores e 160 postos de trabalho durante a obra.
Esse conceito de Unidade Avançada e serviços integrados é novo e a Serra foi escolhida, neste primeiro momento, para atender de forma ainda melhor os usuários da região, acompanhando o crescimento da cidade. É um marco para a história da Unimed Vitória.
O moderno complexo de saúde dá início a um novo modelo de negócio da cooperativa: será o primeiro empreendimento realizado pela Holding Unimed Vitória.
O empreendimento terá 7.500 metros quadrados de área construída e capacidade para realizar até 30 mil atendimentos/mês. A construção da unidade será feita em etapas e está toda planejada de modo a facilitar o acesso do paciente a todos os serviços.
O espaço vai contar com Pronto Atendimento Adulto e Pediátrico, Unidade de Oncologia, posto de coleta laboratorial e uma Unidade Básica de Diagnóstico - que estará apta a oferecer serviços como mamografia e ressonância, entre outros.
Além disso, funcionará como Hospital Dia para a realização de pequenos procedimentos. Os serviços Unimed Personal e Viver Bem Unimed, que já existem no município, serão ampliados e ficarão no novo espaço.
A Unimed Vitória completa 43 anos em 27 de agosto deste ano. Fundada em 27 de agosto de 1979, a cooperativa é referência entre as Unimeds do País e conta com mais de 2.500 médicos cooperados, 2.700 colaboradores e 378 mil beneficiários em 19 municípios de atuação no Espírito Santo.
Os números
43 anos
vai fazer a Unimed Vitória
2.500
médicos fazem parte do grupo
Saiba mais
Projetos que mudam a vida da população
Cooperativas têm uma vocação natural para a responsabilidade social. Projetos internos, externos e parcerias são realizados continuamente para promover o bem-estar socioambiental das comunidades localizadas no entorno das instituições.
A Unimed Vitória, por meio do Instituto Unimed Vitória, promove o comportamento saudável na sociedade pelo incentivo à cultura, desenvolvimento social, educação, esporte e meio ambiente.
Os projetos encampados pelo Instituto têm ajudado a mudar a vida de crianças, adolescentes e adultos, dando acesso a cuidados médicos, oftalmológicos, odontológicos e variados espetáculos culturais.
Confira na tabela a seguir alguns dos programas desenvolvidos pelo Instituto Unimed Vitória.
Conheça alguns dos programas
Turma do Dr. Unimed
Programa de atividade teatral voluntária, que desenvolve um circuito de alegria e humanização, com visitas em hospitais e instituições filantrópicas. Essa interação é feita entre artistas profissionais e grupos voluntários, proporcionando também o acesso gratuito a apresentações culturais para alunos e professores da rede pública escolar.
De Olho no Futuro
Contribui para a melhoria do processo ensino/aprendizagem, a partir da prevenção, identificação e correção de problemas visuais em alunos matriculados na rede pública do ensino fundamental de escolas da rede municipal da Grande Vitória, fornecendo consultas oftalmológicas e óculos. Desde 2003 já foram atendidos mais de 13 mil alunos.
Dr. Unimed na Praça
Alia saúde e diversão em comunidades do entorno da cooperativa, contribuindo com o desenvolvimento comunitário por meio da promoção da saúde e bem-estar.
Saúde Habitacional
Promove melhorias no saneamento básico de moradias em alta situação de vulnerabilidade durante a pandemia em parceria com as associações Ateliê de Ideias e Onze8. Em 2020, quatro famílias foram beneficiadas nos bairros Gurigica e São Benedito, em Vitória.
Comentários