X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Escolas particulares vão dar férias este mês para alunos


A rotina de estudos em casa pode parecer mais tranquila, mas exige empenho e dedicação dos alunos. O ensino remoto também demanda mais dos professores. Por isso, muitas escolas da rede privada decidiram manter o recesso escolar este mês e garantir o descanso a todos.

Para alguns grupos, as férias durarão duas semanas. Para outros, que já tiveram recesso escolar durante a pandemia, o descanso será mais breve.

O UP Centro Educacional, o Centro de Ensino Charles Darwin, a Escola Americana de Vitória, o Colégio Adventista, o Colégio Salesiano, a Escola Monteiro e a Escola da Ilha garantirão o recesso este mês. O Colégio Pio XII informou que os alunos já tiveram o descanso em abril.

Segundo o superintendente do Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Espírito Santo (Sinepe-ES), Geraldo Diório, as escolas da rede estão conseguindo seguir com o planejamento.

“Se as aulas presenciais voltarem em agosto, ainda conseguiremos terminar o ano letivo em dezembro, considerando esse recesso”, afirma. “Essas duas semanas permitem o descanso aos alunos e ainda é um tempo que as escolas precisam para se prepararem fisicamente para o retorno”.

Na Escola da Ilha, o recesso será de duas semanas para alunos do ensino fundamental 1 e 2. Para o ensino infantil e 1º ano, durará uma semana. A diretora Ignês Martins Pimenta explica que o descanso é necessário.

“Os alunos estão mantendo a rotina diária de estudos. Então, há um cansaço natural para eles e para os professores. Será um momento de se desligar dessa rotina, fazer atividades de lazer e se preparar para o retorno”, disse Ignês.

Imagem ilustrativa da imagem Escolas particulares vão dar férias este mês para alunos
Luciana de Bortoli e Leônidas de Bortoli com os filhos Pedro, de 9 anos, e Arthur, 14 anos |  Foto: Leone Iglesias/AT

A advogada Luciana Aguiar Littig de Bortoli, 41, e o empresário Leônidas de Bortoli, 44, concordam com a decisão de manter o recesso escolar neste mês. Os filhos Pedro, 9, e Arthur, 14, cursam o 5º ano do fundamental e o 1º ano do ensino médio, respectivamente. Eles concordam que a família e a escola precisam da pausa para recobrar as energias.

“Neste período de isolamento, está se exigindo mais de alunos e professores. Eles já se encontram em estado de fadiga mental. Então, para que não haja queda de produtividade dos professores e de aprendizado dos alunos, é necessário, e de suma importância, esse descanso”, avaliou a mãe.


SAIBA MAIS


UP Centro Educacional

  • Está cumprindo o calendário normal de aulas, com avaliações de forma remota. O recesso acontecerá entre o próximo dia 18 e 2 de agosto.

Centro de Ensino Charles Darwin

  • Mantém a realização de simulados e provas, conforme previsto no calendário letivo, de forma online. Manterá o recesso definido no início do ano, entre 13 e 24 deste mês.

Escola Americana de Vitória

  • Manterá o recesso na 2ª quinzena deste mês. Usa uma metodologia de projetos que permite a avaliação constante do progresso dos alunos.

Colégio Pio XII

  • Já teve recesso em abril, para se replanejar para aulas remotas. Não está aplicando provas com nota.

Colégio Adventista

  • O recesso será entre os próximos dias 13 e 24. O calendário ainda depende das decisões do governo.

Colégio Salesiano

  • Nas duas unidades, o calendário foi adequado à rotina escolar das aulas não presenciais. O recesso será entre os dias 20 e 31 deste mês.

Escola Monteiro

  • Os alunos têm tido avaliações diagnósticas que não valem como notas. Em relação às férias, a escola manterá o recesso de 15 dias nas duas últimas semanas deste mês.

Escola da Ilha

  • O recesso será a partir do próximo dia 18 e vai até 2 de agosto para o ensino fundamental. Para o infantil e 1º ano, que tiveram descanso em maio, será de 26 a 2 de agosto.

Centro Educacional Leonardo Da Vinci

  • Está aproximando ao máximo a programação dos estudos remotos ao calendário de antes da pandemia. Terá recesso a partir do dia 20 deste mês a 2 de agosto.

Colégio Sagrado Coração de Maria

  • Adaptou o calendário de acordo com as orientações do governo do Estado. As aulas e avaliações diagnósticas estão acontecendo de forma remota.
  • O recesso será mantido entre os próximos dias 20 e 31.

Colégio Marista

  • Com as aulas online em tempo real desde o início da pandemia, manteve o cronograma previsto no ano letivo. Terá recesso a partir do próximo dia 20 até 2 de agosto.
Fonte: Escolas consultadas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: