X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Famosos

Evaristo Costa diz que perde meio quilo por dia por causa de doença: 'Definhando'

Jornalista foi diagnosticado com a doença de Crohn em fevereiro de 2021 e relatou como a sua vida mudou após a descoberta


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Evaristo Costa diz que perde meio quilo por dia por causa de doença: 'Definhando'
Evaristo Costa afirmou que a doença de Crohn também reduz a sua imunidade contra outras condições |  Foto: Reprodução/Instagram

"Eu me sinto definhando. É como eu defino para o médico. Todos os dias eu me sinto definhando". Foi assim que Evaristo Costa, de 48 anos, definiu seu atual estado de saúde após ser diagnosticado com a doença de Crohn, uma condição autoimune que causa a inflamação crônica do sistema digestivo. 

O jornalista revelou que perdeu 22 quilos em apenas três semanas e que, por não conseguir reter nutrientes dos alimentos, segue emagrecendo meio quilo por dia.

"Eu cheguei a 99 quilos, mas estava com 99 porque estava tomando corticoide, que incha demais. Os médicos chegaram à conclusão de que os corticoides não fazem efeito em mim [...] aí cortaram o remédio. Eu perdi 22 quilos em três semanas", disse ele em entrevista ao PodCringe, divulgado na última quinta-feira (26).

"Perco meio quilo por dia. Posso comer qualquer coisa, mas não para dentro de mim. A alimentação não para dentro de mim. Ela sai de dentro de mim, então não me dá os nutrientes que eu preciso", explicou o jornalista.

Evaristo destacou, ainda, que o emagrecimento aconteceu apenas por conta da doença. "Às vezes as pessoas falam assim: 'Que legal, você tá bem magrinho, barriga chapadinha'. Mas não é um emagrecimento saudável. Eu estou totalmente desregulado por dentro, estou há um ano em crise. Descobri em 2021, ela deu uma estabilizada, mas voltou."

O ex-âncora do Jornal Hoje afirmou que a doença de Crohn também reduz a sua imunidade contra outras condições. "A última vez que eu fui internado foi por causa de uma infecção nas amígdalas que se transformou em uma sepse, porque eu estava com a imunidade no pé", recordou.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: