Login

Atualize seus dados

Bombou na rede

Cemitério usa imagem de cova para fazer crítica a sommelier de vacina

08/07/2021 20:15:00 min. de leitura

Famoso nas redes sociais pelo jeito bem humorado e leve com que lida com assuntos relacionados a morte, o Cemitério Jardim da Ressurreição adotou um tom mais irônico para criticar as pessoas que querem escolher a vacina com a qual vão ser imunizadas contra a Covid-19, o chamado sommelier de vacina. 

Na Fanpage do Facebook e no Instagram, o cemitério de Teresina, Piauí, utilizou a foto de uma cova aberta para criticar a prática de escolher vacina contra a Covid-19.

No fundo da cova, está escrito "Sommelier de vacina" e, ao lado na lápide, a palavra vaga é riscada e substituída pelo "cova aberta".

"Essa vaga é pra você que foi promovido a sommelier de vacinas contra COVID -19. Se você tem restrições contra essa ou aquela vacina, fica preocupado mais com a reação do que com a imunização e acredita em tudo que é fake news. Seja bem-vindo! A vaga é sua", diz o texto da postagem.



"Parabéns!! Fazendo propaganda e ao mesmo tempo prestando um serviço de relevante utilidade pública!!! Marketing nota 10", respondeu uma das seguidoras na postagem da página no Facebook. 

A expressão sommelier de vacina surgiu nas últimas semanas nas redes sociais, após algumas pessoas começarem a relatar há preferência por ser imunizado com uma determinada vacina em detrimento de outra por motivos como possíveis efeitos colaterais, eficácia e, até mesmo, a possibilidade de uma ser aceita em países e outras não. 

Dessa forma, essas pessoas anunciaram que iriam esperar pela oferta maior de um determinado imunizante, atrasando a velocidade da campanha de vacinação. Houve ainda quem marcou a vacina, mas deixou de tomá-la ao descobrir no momento da vacinação que não era o laboratório que desejava. 

Para combater isso, prefeituras no Espírito Santo têm evitado informar durante os agendamentos qual o laboratório fabricante da vacina que vai ser aplicada - a exceção é para as grávidas, que são informadas previamente que o imunizante é da Pfizer, conforme estabelece o Plano Nacional de Imunização (PNI). 

As prefeituras e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) ressaltam que todas as quatro vacinas utilizadas, atualmente, na campanha de vacinação no País (Pfizer, Coronavac, AstarZeneca e Janssen) são seguras e eficazes.  

Cemitério faz sucesso na internet

Com mais de 26 mil seguidores no Instagram e quase 161 mil curtidas na fanpage no Facebook, o Cemitério Jardim Ressurreição, em Teresina, é sucesso na internet com postagens bem humoradas para tratar de um tema que muitos têm medo e receio: a morte. 

As publicações são feitas com imagens de itens comuns do cemitério, por exemplo, covas, lápides e esculturas que decoram os túmulos. A equipe que administra as páginas se inspira em memes do momento e utiliza essas figuras com adpatações para a realidade do cemitério.