X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Agenda Cultural

Maratona de dança contemporânea em festival no ES

Programação, grande parte gratuita, vai de hoje a domingo e passará por Colatina, Vitória, Vila Velha e Baixo Guandu


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Maratona de dança contemporânea em festival no ES
o uruguaio Christian Moyano apresenta o solo “Você Deveria Ficar” |  Foto: Divulgação

Depois de passar pelo Rio de Janeiro e República Tcheca, a 21ª edição do “Dança em Trânsito”, um dos maiores festivais internacionais de dança contemporânea, tem como próxima parada o Espírito Santo. 

A partir de hoje, quatro cidades do Estado vão receber espetáculos liderados por bailarinos nacionais e até de fora do País. A programação, grande parte gratuita, vai até domingo e passará por Colatina, Baixo Guandu, Vitória e Vila Velha.

O evento promove um intercâmbio cultural ao reunir artistas das mais diversas danças populares e do folclore brasileiro para se apresentarem junto a bailarinos locais. 

“Com a característica marcante da apresentação de trabalhos em destaque no cenário atual e a ocupação, além de diversos teatros, também de espaços urbanos, a cada nova edição o festival estende o acesso a novos públicos, prezando pela democratização da cultura”, conta Giselle Tápias, diretora artística e curadora do festival, ao lado de Flávia Tápias.

A suíça Nicole Seiler, o mineiro Fábio  Costa e o amazonense Mário Nascimento são algumas das atrações que desembarcam por essas bandas com espetáculos e uma série de ações para a difusão e democratização da dança, como residências artísticas e oficinas.

De Brumadinho, Minas Gerais, Fábio Costa vai passar pelas quatro cidades capixabas com o solo “Umbigo do Sonho”. No espetáculo, ele encena  a realidade de jovens negros por meio do encontro entre dança e psicanálise. 

Na sexta, o bailarino vai ministrar oficina gratuita   “Dança Contemporânea Urbana”, com duas horas de duração, que será realizada no Espaço de Dança Duetto, em Santa Lúcia, Vitória.  As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo site do festival, o www.dancaemtransito.com.br.

O uruguaio Christian Moyano também passará pelos quatro municípios apresentando seu solo “Você Deveria Ficar”, uma obra de dança contemporânea que propõe eliminar os limites entre a arte e a vida. 

SAIBA MAIS

Festival Internacional Dança em Trânsito 2023 – 21ª edição

O quê: Evento com 18 espetáculos.  

Quando: Hoje, amanhã, sexta e domingo.

Onde: Nas cidades de Colatina, Baixo Guandu, Vitória e Vila Velha. 

Programação

Quinta-feira (27)

- A partir das 19h, na Praça São Pedro, na av. Carlos Medeiros,  Baixo Guandu.

- Atrações: “Você Deveria Ficar” com Christian Moyano (Uruguai), coreografia criada para profissionais de Belo Horizonte com Nicole Seiler (Suíça), coreografia criada  para profissionais de Vitória e Vila Velha com Mário Nascimento (AM), “Umbigo do Sonho” com Fábio Costa (MG) e coreografia criada para participantes de Colatina com Larissa Ramalho (AP).

- Quanto: Entrada gratuita.

Sexta-feira

- A partir das 18h, no Sesc Glória. Av. Jerônimo Monteiro, 428, centro de Vitória.

Atrações:

- 18h: Coreografia criada para profissionais de Vitória e Vila Velha com Mário Nascimento (AM), no Teatro Superior. 

- 18h30: “Você Deveria Ficar” com Christian Moyano (Uruguai), no hall. 

- 19h: Coreografia criada para profissionais de Belo Horizonte com Nicole Seiler (Suíça) e “Umbigo do Sonho” com  Fábio Costa (MG), no teatro.

- Quanto: Os dois espetáculos das 19h custam  R$ 15 (meia).  Venda no site sescgloria.lets.events. As outras atrações são gratuitas. 

Domingo

- A partir das 9h, no Parque Cultural Casa do Governador.  R. Santa Luzia, Praia da Costa, Vila Velha.

Atrações

- “Solo” com Rami Levi - Grupo Tápias (RJ)

- “Você Deveria Ficar” com Christian Moyano (Uruguai)

- “Umbigo do Sonho” com Fábio Costa (MG) e coreografia criada para profissionais de Vitória e Vila Velha com Mário Nascimento (AM).

- Neste dia, haverá ainda contação de histórias com a escritora Aline Dias e apresentação do grupo musical Madalenas do Jucu. 

- Quanto: A programação faz parte do Festival Parque Aberto, que terá novo lote de ingressos gratuitos para retirada amanhã, pelo www.sympla.com.br.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: