Maratona de dança contemporânea em festival no ES
Programação, grande parte gratuita, vai de hoje a domingo e passará por Colatina, Vitória, Vila Velha e Baixo Guandu
Escute essa reportagem
Depois de passar pelo Rio de Janeiro e República Tcheca, a 21ª edição do “Dança em Trânsito”, um dos maiores festivais internacionais de dança contemporânea, tem como próxima parada o Espírito Santo.
A partir de hoje, quatro cidades do Estado vão receber espetáculos liderados por bailarinos nacionais e até de fora do País. A programação, grande parte gratuita, vai até domingo e passará por Colatina, Baixo Guandu, Vitória e Vila Velha.
O evento promove um intercâmbio cultural ao reunir artistas das mais diversas danças populares e do folclore brasileiro para se apresentarem junto a bailarinos locais.
“Com a característica marcante da apresentação de trabalhos em destaque no cenário atual e a ocupação, além de diversos teatros, também de espaços urbanos, a cada nova edição o festival estende o acesso a novos públicos, prezando pela democratização da cultura”, conta Giselle Tápias, diretora artística e curadora do festival, ao lado de Flávia Tápias.
A suíça Nicole Seiler, o mineiro Fábio Costa e o amazonense Mário Nascimento são algumas das atrações que desembarcam por essas bandas com espetáculos e uma série de ações para a difusão e democratização da dança, como residências artísticas e oficinas.
De Brumadinho, Minas Gerais, Fábio Costa vai passar pelas quatro cidades capixabas com o solo “Umbigo do Sonho”. No espetáculo, ele encena a realidade de jovens negros por meio do encontro entre dança e psicanálise.
Na sexta, o bailarino vai ministrar oficina gratuita “Dança Contemporânea Urbana”, com duas horas de duração, que será realizada no Espaço de Dança Duetto, em Santa Lúcia, Vitória. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo site do festival, o www.dancaemtransito.com.br.
O uruguaio Christian Moyano também passará pelos quatro municípios apresentando seu solo “Você Deveria Ficar”, uma obra de dança contemporânea que propõe eliminar os limites entre a arte e a vida.
SAIBA MAIS
Festival Internacional Dança em Trânsito 2023 – 21ª edição
O quê: Evento com 18 espetáculos.
Quando: Hoje, amanhã, sexta e domingo.
Onde: Nas cidades de Colatina, Baixo Guandu, Vitória e Vila Velha.
Programação
Quinta-feira (27)
- A partir das 19h, na Praça São Pedro, na av. Carlos Medeiros, Baixo Guandu.
- Atrações: “Você Deveria Ficar” com Christian Moyano (Uruguai), coreografia criada para profissionais de Belo Horizonte com Nicole Seiler (Suíça), coreografia criada para profissionais de Vitória e Vila Velha com Mário Nascimento (AM), “Umbigo do Sonho” com Fábio Costa (MG) e coreografia criada para participantes de Colatina com Larissa Ramalho (AP).
- Quanto: Entrada gratuita.
Sexta-feira
- A partir das 18h, no Sesc Glória. Av. Jerônimo Monteiro, 428, centro de Vitória.
Atrações:
- 18h: Coreografia criada para profissionais de Vitória e Vila Velha com Mário Nascimento (AM), no Teatro Superior.
- 18h30: “Você Deveria Ficar” com Christian Moyano (Uruguai), no hall.
- 19h: Coreografia criada para profissionais de Belo Horizonte com Nicole Seiler (Suíça) e “Umbigo do Sonho” com Fábio Costa (MG), no teatro.
- Quanto: Os dois espetáculos das 19h custam R$ 15 (meia). Venda no site sescgloria.lets.events. As outras atrações são gratuitas.
Domingo
- A partir das 9h, no Parque Cultural Casa do Governador. R. Santa Luzia, Praia da Costa, Vila Velha.
Atrações
- “Solo” com Rami Levi - Grupo Tápias (RJ)
- “Você Deveria Ficar” com Christian Moyano (Uruguai)
- “Umbigo do Sonho” com Fábio Costa (MG) e coreografia criada para profissionais de Vitória e Vila Velha com Mário Nascimento (AM).
- Neste dia, haverá ainda contação de histórias com a escritora Aline Dias e apresentação do grupo musical Madalenas do Jucu.
- Quanto: A programação faz parte do Festival Parque Aberto, que terá novo lote de ingressos gratuitos para retirada amanhã, pelo www.sympla.com.br.
Comentários