Feira de comidas típicas e artesanato em Vitória
A 18ª Feira da Agricultura Familiar e Reforma Agrária do Espírito Santo acontece hoje e manhã na Praça do Papa
Escute essa reportagem
Comida, bebida, música, artesanato e tradição são apenas algumas das atrações da 18ª Feira da Agricultura Familiar e Reforma Agrária do Espírito Santo, que reúne, até amanhã, cerca de 280 produtores familiares de todo o Estado na Praça do Papa.
O evento, que é de graça e aberto ao público, conta ainda com a participação da Feira Estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais.
Veja mais notícias sobre Cidades aqui
A produtora Mariana Zandonadi Bissoli, de 32 anos, trouxe os produtos de Venda Nova do Imigrante para expor na feira. Ela e a família são donos da marca de produtos Dona Martha Delícias.
“Estou expondo as geleias e o antepasto. Trabalhamos com produtos primários, como palmito, abacate, café, e depois beneficiamos. Por exemplo, o palmito que a gente planta, parte dele é utilizado na produção do antepasto de palmito com socol”.
Já a associação Mulheres do Canaã, do município de São Roque do Canaã, produz goiabada em barra e cremosa. A associada Joyce Zanetti, 41 anos, conta que estar no evento traz visibilidade.
“Além disso, firmamos nosso lugar de mulheres empreendedoras. Conquistarmos um espaço como este mostra a importância do nosso trabalho e é gratificante”.
Priscila de Barcelos Monteiro, de 19 anos, carrega a tradição da agricultura familiar no sangue. “Estar aqui tão cedo me incentiva e incentiva também outros jovens, mostrando que no meio rural também tem crescimento”.
Jéssica Salvador Miranda Bittencourt, de 30 anos, optou pela inovação e escolheu a produção de cafés especiais para o negócio da família. “Nós fazemos todo o processo de produção da Cereja Real, desde o plantio até chegar na mão do cliente”.
Kamila Patrocínio Silva é produtora no negócio da família. “Nós, da Empório Fiorotti, trouxemos a charcutaria para a feira, como linguiças artesanais e torresmos”.
O diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), Alberto Farias Gavini Filho, destaca que objetivo é estimular o empreendedorismo.
“Apoiar esses eventos é de extrema importância para os pequenos negócios, pois proporcionamos para eles a possibilidade de divulgar e vender seus produtos”, disse Gavini.
Feira terá apresentações culturais
18ª Feira da Agricultura Familiar e Reforma Agrária do Espírito Santo
O quê: Feira com comida, música e artesanato. Dentro dela, acontece a Feira Estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais, com a intenção de dar visibilidade e fortalecer as mulheres capixabas que estão na agricultura familiar. São 280 expositores.
Atrações: Exposição de flores e plantas, degustação e comercialização de comidas típicas das cidades do Espírito Santo, atrações culturais, entre outros.
Quando: Hoje, das 12h às 22h; e amanhã, das 10h às 18h.
Onde: Na Praça do Papa, na Enseada do Suá, em Vitória.
Valor: Entrada gratuita.
Leia mais:
Ônibus de viagem tomba às margens da Rodovia BR-262
Comentários