Centro de Vitória será palco de espetáculo de Vivaldi com violinista francês
Turnê da Trupe Barroca vai estrear em Vitória e acontece em apenas outras duas capitais brasileiras
Escute essa reportagem
A partir das 20 horas desta sexta-feira (26), o Centro de Vitória vai se tornar palco do espetáculo "As Quatro Estações", que vai contar com a participação de um dos mais conceituados intérpretes da música barroca da atualidade: o violinista francês Xavier Julien-Laferriere.
Leia mais notícias sobre Entretenimento aqui
O projeto é uma turnê da Trupe Barroca e será estreado na Igreja de São Gonçalo, na Cidade Alta, no centro da cidade. Os ingressos podem ser retirados na data do evento, no próprio local.
"As Quatro Estações" é um espetáculo composto por Vivaldi e terá a regência do maestro Sérgio Dias, além da participação especial de Xavier, que é formado pelo Conservatório Nacional Superior de Música de Paris.
O instrumentista já se apresentou em diversos países da Europa, Ásia e América do Sul, como solista ou integrante de renomados conjuntos de música antiga. Atualmente, ele é o diretor artístico do Festival de Bordeaux: Festes Baroques en Terre des Graves e do conjunto Sauternais, ambos dedicados à música antiga.
Além dos concertos, A Trupe Barroca fará, em cada cidade, um ensaio aberto para estudantes de escolas públicas e um master classes para alunos de instrumentos de cordas.
A IGREJA DE SÃO GONÇALO
A igreja de São Gonçalo foi escolhida por conta do objetivo do projeto de incentivar o resgate histórico-cultural.
A estrutura foi construída no século XVIII, em pedra e cal e é conhecida como “a igreja dos casamentos duradouros”. Ela foi edificada pela irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte e Assunção, originalmente Irmãos Pardos.
De estilo barroco, o templo mantém o frontão composto por volutas e pináculos simples que emolduram um óculo fechado com caixilho de madeira e vidro.
Depois de Vitória, o grupo segue para se apresentar em locais históricos de apenas outras duas capitais brasileiras (São Luís do Maranhão e Belém do Pará).
A TRUPE BARROCA
Com quase seis anos de atividades, A Trupe Barroca se destaca pelo trabalho de resgate da música antiga, com o maior acervo de instrumentos históricos do Brasil. A orquestra foi fundada originalmente com o nome de Victoria Ensamble e já apresentou com importantes nomes do cenário musical brasileiro.
A partir de 2017, assumiu a proposta de se dedicar exclusivamente ao repertório dos séculos XVII e XVIII, usando instrumentos históricos ou cópias perfeitas e investindo em pesquisa e nas interpretações historicamente orientadas.
O grupo fez, em dezembro de 2017, a sua reestreia com um concerto de Natal. Já em 2021, A Trupe Barroca e os coros Vivace e Opus Libere foram responsáveis pela primeira execução histórica com todos os instrumentos indicados pelo compositor da “Paixão Segundo São João”, de J. S. Bach.
Em 2022, a Catedral de Vitória voltou a receber o Concerto Natalino, que também teve como palco o Santuário de Anchieta.
A turnê de "As Quatro Estações" é uma realização da Associação Cultural Ricardina Stamato (ACRIS), instituição com mais de 40 anos de trabalhos voltados à divulgação e valorização da cultura, com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, e o patrocínio do Instituto Vale.
O projeto levará ao público, entre outras obras, a beleza e a expressividade da famosa composição de Antonio Vivaldi, inspirada nas mudanças climáticas e nos fenômenos da natureza ao longo do ano.
A Associação Cultural Ricardina Stamato (ACRIS) é uma instituição sem fins lucrativos que tem por objetivo promover e fomentar cursos ou eventos culturais e artísticos, podendo para tanto celebrar parcerias com instituições públicas ou privadas e pessoas físicas ou jurídicas.
SERVIÇO
O que: Concerto “As Quatro Estações” – Por A Trupe Barroca
Quando: Sexta-feira, 26 de maio, às 20 horas, em Vitória.
Onde: Igreja de São Gonçalo, na Cidade Alta, Centro de Vitória.
Regência: maestro Sérgio Dias
Participação especial do violinista francês: Xavier Julien-Laferriere
Ingressos: gratuitos. Retirada no local do evento.
Comentários