X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Entretenimento

5 tipos de amigos que todos devem ter


Há pessoas que gostam de ter “um millhão de amigos”, como canta Roberto Carlos, ou bem menos. Mas, segundo especialistas, é importante cultivar cinco tipos de amizade.

Seriados famosos como “Friends”, “How I Met Your Mother” e “Sex and the City” são alguns exemplos de histórias que mostram as relações com amigos bem diferentes uns dos outros.

Basicamente, são os que se encaixam nestas personalidades: sincero, positivo, viajante, divertido e diferente.

A psicóloga Ana Carolina Aleixo explica que poder contar com pessoas com diferentes “jeitos” pode ser algo reconfortante, principalmente quando elas se mostram dispostas a nos apoiar em situações variadas.

Porém, ela explica que ser diferente não torna um melhor do que o outro, mas que é comum a pessoa pensar em um determinado amigo diante de acontecimentos diversificados.

E por terem personalidades distintas, é preciso sempre exercer o respeito e o autoconhecimento para poder lidar com cada um.

“A amizade, no sentido mais profundo e intenso que o termo nos propõe, precisa estar alicerçada no respeito às individualidades envolvidas nesta relação, independentemente do tipo de amigo com quem o vínculo é estabelecido”, ressalta.

Verdadeira

Para a psicóloga e neuropsicóloga Sandra Morais, embora essas personalidades sejam importantes, existem outros fatores que constroem uma amizade. Além disso, às vezes o mesmo amigo pode ter mais de uma característica, podendo ser, por exemplo, positivo, viajante e divertido ao mesmo tempo. No entanto, o essencial é que seja uma relação verdadeira.

“Amigo é simplesmente amigo, independente de ser chato, positivo, negativo. É quem está do nosso lado, não só nos momentos de alegria, mas também em momentos de tristeza ou dificuldades para nos apoiar ou até mesmo nos aconselhar quando necessário”, diz.


“Aprendendo um com o outro”


Imagem ilustrativa da imagem 5 tipos de amigos que todos devem ter
Larissa Mendes, 24, adora a ideia de ter amigos bem distintos. |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

Larissa Mendes, 24, adora a ideia de ter amigos bem distintos.
Laiza Mendes, 19, tem a personalidade diferente da dela. Estevão dos Santos, 19, adora viajar e Gabriel Vieira, 19, é muito divertido. Já Raquel dos Reis, 15, está sempre de alto-astral e Isabela Cristina, 22, é do tipo sincera. “Até demais!”, descreve Larissa, aos risos.

Para ela, é importante criar círculo de amigos com jeitos e opiniões diferentes. “A gente acaba aprendendo um com o outro”, justifica.


Elas se completam


Imagem ilustrativa da imagem 5 tipos de amigos que todos devem ter
Ana Karolyna, Ellen e Loislene |  Foto: Acervo pessoal

Ana Karolyna Inocencio da Fonseca, 25, tem duas amigas com personalidades bem diferentes, mas que se completam: Ellen Katia da Silva, 34 (loira mais à frente) é positiva e divertida. Já Loislene Feitosa Rodrigues, 26 (ao centro) é mais sincera e diferente. Para ela, as duas amigas ajudam a ampliar sua visão de mundo.


“É especial”


Imagem ilustrativa da imagem 5 tipos de amigos que todos devem ter
Patresley e Cristieli |  Foto: Acervo pessoal

A amizade entre Patresley Lutke Dias, 20, e Cristieli da Silva Salino, 18, já dura quatro anos de cumplicidade, respeito e diversão.

O modelo conta que tem muitos amigos, mas Cristieli é tudo ao mesmo tempo: positiva, divertida e sincera. “Ela é especial para mim, pois é parceira, amiga e ajuda a todos com boa vontade”, destaca.


Os perfis


Positivo (a)

  • Sempre com o astral nas alturas. Para esse tipo de amigo (a), não há tempo ruim! Sempre em busca de soluções e com uma palavra amiga na ponta da língua. O tipo positivo sente a necessidade de fazer com que o outro se sinta sempre bem. É a companhia ideal para levantar o ânimo quando a “deprê” aparece.

Sincero (a)

  • Esse tipo de personalidade é do time que prefere a dura verdade do que a doce mentira. Porém, embora a sinceridade seja importante, sempre busca dizê-la da melhor forma possível, sem malícia e sem o intuito de fazer o (a) amigo (a) sofrer. É com esse tipo de amizade que se aprende a construir relações honestas e confiáveis.

Viajante ou aventureiro (a)

  • Quando se pensa em viajar ou passear, já sabe quem chamar! O (a) amigo (a) viajante ou aventureiro (a) é aquele (a) que adora conhecer novos lugares, está sempre animado e busca fazer o possível para participar desse momento. É o tipo de amizade que ensina a importância de aproveitar os momentos e como se virar em determinadas situações, como a troca de pneu no meio de uma estrada ou o tipo de dormitório ideal para aquela viagem.

Divertido (a) ou festeiro (a)

  • De domingo a domingo, não importa a hora. Se for para uma festa, show, churrasco ou qualquer evento que envolva diversão, o (a) amigo (a) festeiro (a) estará lá! Essa amizade garante bons momentos de interação, espontaneidade e muitas histórias para contar. Com esse tipo de amigo (a), você poderá construir muitas recordações.

Diferente

  • O tipo de amigo (a) diferente é aquele (a) que tem uma personalidade ou modo de vida completamente distinto da sua. Se é rico (a), ele (a) é pobre, se é religioso (a), ele (a) é da balada, se é mais velho (a), ele (a) é mais jovem (a). Mesmo que tenha tudo para ser uma amizade improvável, o respeito, o amor e a cumplicidade entre vocês derrubam todas as barreiras da diferença.

Fonte: Especialistas consultados.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: