X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Educação

Vagas para supletivo com aulas online


Para os interessados em voltar a estudar e concluir o ensino médio pela Educação de Jovens e Adultos (EJA), conhecida como supletivo, ainda dá tempo. Há vagas abertas para estudar pela internet e até conquistar uma qualificação profissional.

O Serviço Social da Indústria (Sesi) está com inscrições abertas para  modalidade a distância (EAD), que é totalmente gratuita e oferecerá 450 vagas, distribuídas entre Grande Vitória e outras regiões.

Para garantir uma vaga, o candidato deverá preencher o cadastro por meio do site sesies.com.br/eja, até o próximo dia 4, e se matricular, pelo mesmo site, até o dia 5.

 

Imagem ilustrativa da imagem Vagas para  supletivo com aulas online
|  Foto: Pixabay

Além do certificado de conclusão do ensino médio, o estudante  sairá  com um diploma da qualificação profissional, como Eletricista Instalador Residencial e Assistente de Controle de Qualidade, por exemplo, a depender da unidade.

As aulas acontecerão de forma online, durante quatro dias na semana, por meio de uma plataforma virtual. Também estão previstas aulas e avaliações presenciais.

Segundo o gerente-executivo de Educação do Sesi e Senai-ES, Max Alves, ter uma qualificação profissional contribui para  encontrar espaço no mercado de trabalho.

“Nós trabalhamos pelo aumento da competitividade e da produtividade da indústria, e essa é uma das nossas metas e objetivos com o  EJA. Nossa ideia é contribuir com a escolaridade do trabalhador da indústria”, destacou Max.

Na rede pública, também há opções pela internet, mas na modalidade semipresencial, pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu). O  aluno pode estudar pela plataforma, mas também recebe  folhetos impressos e as provas são presenciais. As matrículas acontecem durante todo o ano.

Segundo a psicóloga especialista em carreira e empreendedorismo Martha Zouain, o modelo do EJA a distância é mais uma oportunidade para se qualificar para o mercado, com praticidade.

“A empresa não está preocupada se o curso foi presencial ou a distância, mas sim na capacidade de a pessoa transformar tudo isso em resultado no dia a dia”, disse. “Hoje, entendemos que a qualificação tem a ver com o desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais”.

As vagas

Sesi
- O que: Educação de Jovens e Adultos (EJA) para concluir o ensino médio a distância. A modalidade tem 80% de   aulas remotas e 20% de presenciais (são dois meses e meio de aulas presenciais obrigatórias).

- Inscrições: até o próximo dia 4, pelo link sesies.com.br/eja. Após efetuar o cadastro, é preciso se matricular, o que deve ser feito  até o dia 5.

- Público: qualquer pessoa que tenha concluído o ensino fundamental.

- Duração: cerca de 18 meses. A carga horária do curso profissionalizante é de, no mínimo, 160 horas.

- Vagas: 450, para municípios como Vitória, Vila Velha, Serra, Aracruz, Colatina, Linhares e outros.

- Mais informações: pelos telefones 0800 102 0880 e 3334-7300, de segunda a sexta, das 7h às 19h.

Rede pública
- Estadual
A rede pública não oferta, atualmente, o  EJA a distância. Mas há  escolas que têm o ensino semipresencial, como as da Secretaria de Estado da Educação (Sedu). Nele, o aluno pode estudar pela plataforma, mas recebe   folhetos impressos e as provas são presenciais. Há oferta para ensino fundamental (para quem tem a partir de 15 anos) e médio (tem que ter a partir de 18 anos).

As matrículas acontecem durante todo o ano. Basta ir a um Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (Ceejas) e ou a um dos Núcleos Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (Neejas), mediante a documentação necessária.

- Municipal
As cidades de Vitória, Cariacica, Vila Velha e Serra oferecem somente a modalidade presencial do EJA, para concluir o ensino fundamental. Em Vila Velha, a carga horária  é 60% presencial e 40% não presencial. Em Cariacica, Vitória e Serra, o ensino é totalmente presencial.

Fontes: Sesi e Senai-ES, Sedu e prefeituras.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: