30 mil vagas em supletivo para ter diploma mais rápido
Há chance na Educação de Jovens e Adultos nas redes municipais e estadual para concluir estudo em menor tempo que o ensino regular
Escute essa reportagem
Oportunidade para quem não concluiu os estudos na idade adequada ou para quem nunca frequentou a escola, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) está com matrículas abertas.
São mais de 30 mil vagas ofertadas em 2025 em unidades de ensino das redes municipais e estadual. Na modalidade, é possível concluir etapas em menor tempo que no ensino regular.
Na rede estadual, são 190 unidades que ofertam EJA, tanto para quem deseja concluir ensino fundamental, quanto para quem não completou o ensino médio.
A gerente da Educação Jovens e Adultos da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), Mariane Berger, explicou que a EJA no formato presencial tem aulas de segunda a sexta-feira, principalmente no turno noturno.
“As matrículas podem ser feitas em qualquer momento nas escolas que ofertam EJA, mediante apresentação de documentos pessoais, comprovante de residência e, se houver, de escolarização. O histórico escolar é desejável, mas a falta dele não impede que as pessoas busquem retomar os estudos”.
Para este ano, na rede estadual, são 18 mil vagas para ensino fundamental e médio, além de mais 5.025 vagas em cursos de ensino médio integrados à qualificação profissional.
Para cursar a EJA Fundamental, é preciso ter 15 anos ou mais, e para a EJA Médio, 18 anos ou mais. “No EJA Profissionalizante ainda é possível sair com a qualificação profissional”.
Na Serra, as inscrições vão do dia 14 ao dia 24 de janeiro. A secretária de Educação da Serra, Mayara Cândido, explicou que a capacidade para 2025 é de 1.860 estudantes para a EJA.
“Podem se matricular jovens a partir de 14 anos, que desejam concluir o ensino fundamental, do 1º ao 9º ano no noturno”.
Ela explicou que cada ano equivalente à modalidade tradicional pode ser concluído em um semestre letivo (seis meses).
“Sendo assim, o tempo de estudos para concluir a etapa depende do ano em que o estudante parou de estudar. Por exemplo, se ele estudou até o 5º ano, ele precisa ainda cursar do 6º ao 9º ano para concluir. No ensino regular, isso levaria quatro anos. Na EJA, ele consegue concluir em dois anos”.
A secretária enfatizou que para fazer a inscrição é preciso ir até uma das 10 unidades que ofertam a modalidade no município.
SAIBA MAIS
Estado
Estão abertas vagas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) 2025 no formato presencial, com aulas de segunda a sexta-feira.
São ofertadas 18 mil vagas para o ensino fundamental e ensino médio, além de 5.025 vagas em cursos de ensino médio integrados à qualificação profissional, como assistente administrativo, cuidador de idosos e outros, em 27 municípios.
As matrículas podem ser feitas em qualquer momento nas escolas que ofertam EJA, mediante apresentação de documentos pessoais, comprovante de residência e, se houver, de escolarização.
Para cursar a EJA Fundamental, é preciso ter 15 anos ou mais, e para a EJA Médio, 18 anos ou mais.
Quem optar pelo formato semipresencial deve procurar os Centros ou Núcleos de Educação de Jovens e Adultos com os documentos.
Mais informações no site da Secretária (sedu.es.gov.br), nas escolas ou no telefone 3636-7864/7865.
Vitória
Para este ano, estão sendo ofertadas 1.324 vagas na modalidade EJA.
Para matrícula, o estudante deve ter idade mínima completa de 15 anos e não ter concluído o ensino fundamental.
As matrículas novas serão ofertadas nos turnos matutino, vespertino e, na maioria das unidades, no turno noturno. Também é ofertada EJA Integrada à Educação Profissional em algumas unidades.
Jovens e adultos que buscam vagas devem se dirigir à unidade de ensino mais próxima de seu endereço para realizar o cadastro no Sistema de Gestão Escolar. É necessário estar com documentos pessoais e comprovante de residência.
O cadastro começou a ser realizado na última semana. A efetivação das matrículas ocorrerá no período de 20 a 31 de janeiro.
Vila Velha
A rede municipal de ensino disponibilizará 3.385 vagas para a modalidade EJA em 2025.
As matrículas podem ser realizadas durante todo o ano.
Os interessados devem comparecer a uma das escolas que oferecem a modalidade EJA com a documentação necessária (como certidão de nascimento ou casamento; documento de identificação; declaração ou histórico escolar; comprovante de residência).
As vagas estão distribuídas em 13 escolas.
Serra
Interessados em cursar a EJA têm entre os dias 14 e 24 de janeiro para se matricular em uma das unidades de ensino do município.
A capacidade de atendimento para o ano é de 1.860 alunos.
Para se inscrever, basta apresentar documento de identificação com foto do interessado e do responsável se for menor de idade, certidão de casamento do estudante e comprovante de residência.
Também é necessário ter 15 anos completos e ser morador da Serra.
As aulas acontecem durante a semana, das 18 às 22 horas, em 12 unidades de ensino. O modelo é semestral, ou seja, o aluno completa uma série a cada seis meses.
Informações: (27) 3291-4305, (27) 98182-1174 / [email protected].
Cariacica
O processo de matrícula da EJA é flexibilizado, permitindo que os interessados busquem vagas nas unidades de ensino em qualquer época do ano letivo. Em 2024, foram mais mil matrículas da EJA.
Fonte: Prefeituras e governo do Estado.
Comentários