Vitória pode receber o dobro de supernavios
Capacidade dos portos capixaba dobra e permite a entrada de navios Panamax após dragagem e atualização das normas de tráfego
Escute essa reportagem

A Vports, autoridade portuária privada que administra os portos capixabas de Vitória, Vila Velha e Barra do Riacho, está dobrando a capacidade do complexo portuário para receber navios do tipo Panamax — cargueiros de grande porte, dentro dos limites para passagem no Canal do Panamá.
A ampliação é resultado da atualização das normas de tráfego e de trabalhos de dragagem nos terminais. Considerando navios que passaram pela costa brasileira no ano passado, a nova configuração permitiria ao Complexo Portuário de Vitória receber 1.089 dessas embarcações, contra 504 nos limites anteriores, segundo a Vports.
Controlada pela gestora Quadra Capital, a Vports realizou estudos que permitiram a revisão da chamada Norma de Tráfego Marítimo e Permanência, ampliando o comprimento e a largura máximos dos navios recebidos para 245 metros e 32,5 metros, respectivamente.
As informações são do blog Capital, de Rennan Setti, do jornal O Globo.
Desde maio, a Vports já vinha recebendo navios de porte bruto de até 83 mil toneladas, em razão das obras de dragagem. Segundo o diretor-presidente da Vports, Gustavo Serrão, as mudanças habilitam o porto a receber navios maiores e que não possuem guindaste de bordo.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários