Vendas de veículos caem em meio à nova onda de lançamentos

Foram vendidas 178,1 mil unidades no último mês, uma queda de 2,4% em relação ao mesmo período do ano anterior

Eduardo Sodré, Da Agência Folhapress | 01/07/2022, 19:40 19:40 h | Atualizado em 01/07/2022, 19:40

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/img/inline/110000/372x236/inline_00119217_00/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fimg%2Finline%2F110000%2Finline_00119217_00.jpg%3Fxid%3D353333&xid=353333 600w, No acumulado do ano, 918,1 mil veículos foram comercializados, com queda de 14,5% em relação ao primeiro semestre de 2021.
 

Após um período de alta, junho volta a registrar queda no volume de emplacamentos no Brasil. Foram vendidas 178,1 mil unidades no último mês, uma queda de 2,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em comparação a maio, a retração é de 4,8%.

No acumulado do ano, 918,1 mil veículos foram comercializados, com queda de 14,5% em relação ao primeiro semestre de 2021. Os números têm por base o Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) e incluem carros de passeio, comerciais leves, ônibus e caminhões.

Se o ritmo atual não mudar, os licenciamentos em 2022 poderão ficar abaixo de 2 milhões de unidades, algo que não acontece desde 2006. As médias diárias permanecem na faixa de 8.000 unidades.

Embora considerado normal diante dos problemas com fornecimento de peças e acesso a crédito, o resultado de agora frustrou as montadoras. A Anfavea (associação das fabricantes) deve revisar as projeções para o ano em sua próxima reunião, que será realizada na sexta (8).

Em janeiro, a entidade projetava um crescimento de 9,4% na produção de veículos leves e pesados em 2022, com 2,46 milhões de unidades fabricadas.

Já a Fenabrave, que representa os revendedores, pode anunciar suas novas previsões na terça (5). A expectativa era de crescimento de 4,6% na comercialização de automóveis leves e pesados.

Apesar das dificuldades, as montadoras mantêm seus planos no país, com anúncios de aportes financeiros e lançamentos de novos produtos no terceiro trimestre. São esses carros que devem puxar as vendas no período -desde que haja um fornecimento mais regular de componentes e, claro, maior disposição para compra em um cenário de juros altos.

Na quinta (30), a Renault anunciou um investimento de R$ 2 bilhões, que será feito de 2022 a 2025. Entre os novos produtos está mais um SUV compacto, que terá motor 1.0 turbo flex.

Nesta sexta (1), a Hyundai divulgou as primeiras imagens da nova geração do compacto HB20. O carro será apresentado na próxima semana e, além da mudança no desenho, receberá motores atualizados.

A Citroën está prestes a lançar o novo C3, que já está sendo produzido na fábrica do grupo Stellantis, em Porto Real (RJ). A chegada às lojas deve ocorrer entre julho e agosto, com opções 1.0 e 1.6, ambas flex.

Na Honda, a novidade é a nova geração do HR-V, cujas vendas começam em agosto. O modelo será produzido em Itirapina (interior de São Paulo).

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