X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Síndicos querem mudar lei para reduzir conta de água


Um projeto de lei elaborado a partir de um estudo feito por um grupo de síndicos da Grande Vitória pede mudanças na forma de pagamento da conta de água e esgoto em condomínios.

A proposta visa mudar o cálculo da taxa mínima de água para um cálculo a partir do gasto real médio do consumidor.

Atualmente, para se chegar ao consumo nos condomínios com um único hidrômetro, a concessionária adota o chamado “importe mínimo”, em que se multiplica o número de unidades habitacionais pelo valor estimado de 10m³, adotado no Estado, ou considera o valor global apurado como se o condomínio fosse uma única unidade, o que torna a conta mais cara.

Para o síndico Victor Marques, que faz parte do grupo que se organizou, ambas as hipóteses são prejudiciais, e a cobrança é abusiva.

“Mesmo que a unidade não consuma nada, ela vai pagar, no mínimo, 10m. Há apartamentos fechados, outros que não consomem tanto. Nos prédios comerciais, as salas não consomem 10m. O dono do imóvel sai prejudicado”.

Imagem ilustrativa da imagem Síndicos querem mudar lei para reduzir conta de água
Síndicos reunidos: mudança em prédios que têm um só hidrômetro para rever o cálculo de taxa mínima de água |  Foto: Dayana Souza/ AT

O grupo é composto por síndicos de Vitória, Vila Velha e Serra, e inclui engenheiros que realizaram diversas simulações e pesquisas para chegar à medida média baseada no consumo.

Pelo novo método, a concessionária deve dividir o montante verificado pelo número correspondente ao das unidades que compõem o condomínio, buscando alcançar o gasto médio por unidade.

O projeto foi protocolado na Assembleia pelo deputado Bruno Lamas (PSB) e tramita nas comissões da Casa.

Em resolução, a Agência de Regulação de Serviços Públicos do Estado (ARSP) destacou que a cobrança mínima está prevista em lei federal, sendo essencial para assegurar a prestação dos serviços. Questionada sobre o assunto, a Cesan não respondeu até o fechamento da edição.

Entenda

Como é a tarifa da conta de água

  • Atualmente, a tarifa da conta de água pode adotar dois critérios para se chegar ao consumo nos condomínios com um único hidrômetro.
  • O primeiro é o chamado “importe mínimo”, em que se multiplica o número de unidades habitacionais pelo valor estimado adotado pelo Estado, de 10 metros cúbicos. Para cada 100 apartamentos, por exemplo, haverá um gasto de mil m”.
  • O segundo critério considera o valor global apurado para todo o condomínio, se ele fosse uma única unidade, o que enquadra a conta na última faixa de consumo, a mais onerosa para o consumidor.

Como é o projeto

  • Os dois critérios citados são considerados abusivos, fazendo condomínios pagarem mesmo se consumirem menos.
  • O último critério, inclusive, é visto pelos síndicos como um abuso ao direito do consumidor, por onerar o condomínio com a maior taxa possível.
  • A proposta do projeto é de um método onde a concessionária deve dividir o montante verificado pelo número correspondente ao das unidades que compõem o condomínio, buscando alcançar o gasto médio por unidade.
  • Desta forma, o valor da conta de água ficaria mais próximo do consumo real do condomínio, evitando que salas e apartamentos sem consumo paguem por algo que não consumiram.

Fonte: Pesquisa AT.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: