X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Simulador do INSS volta a funcionar e adaptado à reforma da Previdência


O INSS anunciou nesta sexta (3) a volta da sua calculadora que simula quando o trabalhador irá se aposentar, adaptada às novas regras instituídas pela reforma da Previdência, em vigor desde 13 de novembro de 2019.

Clique aqui para acessar o sistema

"O serviço 'Simular Aposentadoria' traz o cálculo das regras de transição para os segurados que já estavam na Previdência antes das mudanças. E também simula se havia direito adquirido nas regras anteriores que estavam vigentes na data da alteração das regras, em 13 de novembro do ano passado", afirma o INSS, em nota.

No total, o simulador realiza até sete tipos de cálculo: dois de aposentadoria por idade e cinco de aposentadoria por tempo de contribuição.

De acordo com o INSS, em breve, a calculadora vai servir também para quem se filiou ao INSS (ou seja, ao Regime Geral de Previdência Social) após a data das mudanças (13 de novembro de 2019). E futuramente voltará a calcular também quanto vai ser o valor estimado da renda do cidadão ao se aposentar.

A calculadora simula em quanto tempo o trabalhador irá se aposentar, mas somente após a análise da documentação pelo INSS é que o cidadão saberá se tem mesmo direito ao benefício.

A simulação não é garantia de direitos, pois algumas informações podem ser incluídas ou alteradas e a documentação do segurado pode conter falhas.

Por isso que o INSS pode pedir que você, ao solicitar o benefício, envie documentos para comprovação dos períodos de contribuição.

O Meu INSS pode ser acessado pela internet ou pelo aplicativo para celulares, disponível nas versões para IOS e Android.

O serviço "Simulação de Aposentadorias" deve aparecer já na tela inicial do aplicativo, do lado direito. Se ainda não consegue visualizá-lo, basta atualizar o aplicativo.

O cadastro no Meu INSS pode ser feito pelo próprio aplicativo ou pelo site dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa, Itaú, Mercantil do Brasil, Santander, Sicoob e Sicredi.

Por meio do Meu INSS, o cidadão pode pedir aposentadorias, pensões, benefícios assistenciais, atualizar dados cadastrais, bloquear empréstimo consignado, excluir desconto de mensalidades associativas e, em breve, enviar atestado médico para pedidos de auxílio-doença.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: